Vitória no Boxing Day! O Chelsea voltou a campo neste domingo pela Premier League e de virada venceu o Asto Villa fora de casa e se manteve na terceira colocação, mantendo a diferença de seis pontos para o líder Manchester City.
O JOGO
Mesmo com maior posse de bola, o Chelsea era lento nas jogadas ofensivas e não conseguia levar perigo ao gol de Martinez. Por outro lado a equipe mandante acelerava suas jogadas ofensivas, chegada com certa facilidade mas não conseguia finalizar na meta do Chelsea.
A partida no geral era equilibrada, com quase nenhuma chance clara de gol, até que Targett cruzu da direita, Reece James desvou contra a própria meta, enganou Mendy e abriu o placar pro Villa.
Atrás do placar, o Chelsea coseguiu uma reação imediata. Em jogada rápida pela esquerda, Hudson-Odoi recebeu na área, foi derrubado por Cash e o árbitro assinalou a marca da cal. Na cobrança de Jorginho, bola pra um lado, goleiro pro outro e placar novamente igual na partida.
No segundo tempo Thomas Tuchel mandou Romelu Lukaku pra partida, sacando Trevoh Chalobah e deslocando Reece James pra linha defensiva. Com a alteração, o Chelsea de imediato assumiu o controle total das ações, acelerando as jogadas ofensivas e não cedendo contra ataques pro Aston Villa.
E as alterações de Tuchel surtiram efeito. Callum Hudson-Odoi recebeu na esquerda, cruzou com preçosão, Romelu Lukaku se antecipou à Mings e virou a partida no Villa Park.
De volta à frente do placar, o Chelsea seguia confortável na partida, apesar do Aston Villa começar a ter mais a bola em seu campo ofensivo, chegando a 76% de posse de bola. Apesar da menor presença no campo ofensivo, o Chelsea quase ampliou o placar em duas oportunidades. Na primeira, Mason Mount aproveitou bobeada da defesa do Villa pra se antecipar ao goleiro Martinez mas finalizou na rede pelo lado de fora com o gol vazio.
Na segunda oportunidade, Lukaku armou contra ataque, encontrou Kovacic na área que de primeira achou Hudson-Odoi livre, mas o jovem finalizou mal e o goleiro Martinez fez grande defesa.
Com a pressão anunciada do Villa nos arcréscimos, o Chelsea conseguiu matar a partida. Após a defesa afastar o perigo, Hudson-Odoi deixou pra Romelu Lukaku ganhar na velocidade, invadir a área, ser derrubado por Konsa e o árbitro de imediato marcou a penalidade.
Na cobrança, Jorginho bateu no cantinho de Martinez e deu números finais à partida.
Com a vitória o Chelsea vai a 41 pontos, empata com o Liverpool que não joga na rodada e mantém a distância do Manchester City que lidera a Premier League de forma isolada.
A próxima partida dos Blues será na quarta-feira (29) em Stamford Bridge contra a equipe do Brighton and Hove Albion.