Fechando o ano de 2021, o Chelsea entra em campo nesta quarta-feira (29/12) contra o Brighton and Hove Albion pela vigésima rodada da Premier League buscando manter vivas as pretensões de disputa do título.
Após dois empates seguidos, contra Everton e Wolverhampton, o Chelsea foi até o Villa Park na rodada do Boxing Day e venceu o Aston Villa de virada por 3-1. Os Blues saíram atrás do placar com um gol contra de Reece James, mas Jorginho em cobrança de pênalti deixou tudo igual antes de Romelu Lukaku entrar no segundo tempo e virar a partida. Já nos acréscimos, Jorginho converteu uma nova penalidade e deu números finais ao confronto.
Com a vitória o Chelsea foi a 41 pontos e empatou com o Liverpool (que tem um jogo a menos), mas permanece na terceira colocação nos critérios de desempate. Além dos 41 pontos conquistados em 19 rodadas, o Chelsea conta com 42 gols marcados (terceiro melhor ataque) e 13 gols sofridos (segunda melhor defesa), tendo um saldo de +29.
O adversário do Chelsea na rodada será o Brighton and Hove Albion. Os Seagulls tiveram um grande início de temporada com quatro vitórias as cinco primeiras rodadas, chegando a permanecer no top 4 até meados de outubro, mas as coisas desandaram para a equipe de Graham Potter.
Foram 11 rodadas sem vencer para a equipe do Brighton, com três derrotas e incríveis oito empates no período de 27 de setembro até conseguir novamente uma vitória três meses depois ao bater o Brentford pelo placar de 2-0 em Falmer na rodada do Boxing Day.
Empatada com várias equipes como as que mais arrecadam empates na competição com oito, o Brighton tem 23 pontos conquistados, que o coloca atualmente na nona colocação na tabela, tendo apenas 16 gols marcados e 17 gols sofridos, com um saldo de -1.
NOTÍCIAS DAS EQUIPES
Depois de ter boa parte do seu elenco disponível, Thomas Tuchel tem novas baixas por lesão. Além de Ben Chilwell que está fora à longo prazo, o brasileiro Thiago Silva também virou desfalque após se lesionar durante a partida contra o Aston Villa no final de semana, mas N’golo Kanté treinou com a equipe e vira opção.
Outras dúvidas ficam por conta de Timo Werner (covid) e Ruben Loftus-Cheek que foram desfalques nas últimas rodadas. Kai Havertz retornou aos treinos e poderá ser escalado por Thomas Tuchel após não atuar nas últimas semanas.
No Brighton, Graham Potter não poderá contar com Jeremy Sarmiento, Lewis Dunk e Steven Alzate, enquanto Joel Veltman é dúvida para a partida, mas Yves Bissouma está de volta após cumprir suspensão.
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
Mudanças serão feitas por Thomas Tuchel para enfrentar o Brighton, tanto por necessidade, quanto para não sobrecarregar os jogadores.
Na defesa, César Azpilicueta e Andreas Christensen devem assumir as vagas de Trevoh Chalobah e Thiago Silva, forando o trio defensivo ao lado de Antônio Rudiger. Nas alas, Reece James e Marcos Alonso serão figuras certas, enquanto a dupla Jorginho e Mateo Kovacic devem formar o meio de campo.
Na frente, Hakim Ziyech e Mason Mount devem ser escalados como titulares, seguido por Romelu Lukaku no comando do ataque.
Graham Potter deve escalar o Brighton and Hove Albion da seguinte maneira.
Provável escalação: Sanchez; Lamptey, Webster, Burn, Cucurella; Bissouma, Lallana, Mwepu; Mac Allister; Welbeck;
CURIOSIDADES DO CONFRONTO
- O Chelsea nunca perdeu uma partida da liga contra Brighton & Hove Albion, vencendo 10 e empatando duas vezes em 12 partidas disputadas;
- O Brighton é a equipe que o Chelsea mais enfrentou sem perder na história em partidas de liga;
- Após perder oito de suas primeiras 12 partidas de Premier League disputadas em Londres (2 vitórias e 2 empates), o Brighton perdeu apenas três de suas últimas 13 visitas à capital na competição (2 vitórias e 8 empates);
- Jorginho marcou 10 gols de pênaltis na Premier League em 2021, um recorde em um único ano civil na competição. Enquanto isso, dos jogadores que marcaram pelo menos 10 gols na Premier League, o ítalo-brasileiro marcou a maior parte da marca do pênalti, 89%, com 17 de 19;
- O Brighton perdeu apenas uma vez fora de casa na Premier League nesta temporada (2 vitórias e 5 empates), mas não venceu nenhum dos últimos seis jogos fora de casa na Premier League;
EQUIPE DE ARBITRAGEM
Mike Dean será o árbitro da partida entre Chelsea e Brighton, contando com Eddie Smart e Mark Scholes como seus assistentes. Stuart Attwell está escalado como quarto árbitro, enquanto Kevin Friend e Simon Beck estarão no comando do VAR.
ONDE ASSISTIR
Chelsea x Brighton and Hove Albion pela vigésima rodada da Premier League terá transmissão da ESPN Brasil e do serviço de streaming Star+ nesta quarta-feira (29) ás 16:30 (horário de Brasília).
Você também pode acompanhar nossa cobertura completa nas nossas redes sociais e o tempo real da partida no nosso Twitter @ChelseaFansBra.