Thomas Tuchel falou com a imprensa nesta terça-feira (04/01) antes da partida contra o Tottenham pela semi-final da Carabao Cup e foi bombardeado de perguntas sobre a reunião com Romelu Lukaku.
O treinador revelou suas intensões com a reunião e explicou que o jogador está de volta ao elenco.
“Em primeiro lugar, ficamos felizes por ter demorado a falar com calma sobre isso. Isto é o que fizemos. Ele se desculpou e está de volta ao time para o treinamento de hoje. Para mim, o mais importante era entender claramente e acreditar que isso não foi intencional. Ele não fez isso intencionalmente para criar barulho antes de um grande jogo.”
“Além disso, é a primeira vez que ele se comportou assim, mesmo antes, sua opinião era que ele estava pronto para jogar antes. Queríamos que ele esperasse para se adaptar um pouco à intensidade, mas nunca houve um pequeno comportamento contra a equipe.”
“Esta foi a primeira vez que o sentimos assim, então é muito importante entender e manter a calma e entender que não é tão grande quanto você pensa ou as pessoas querem que seja. Não é pequeno, mas é pequeno o suficiente para manter a calma, aceitar um pedido de desculpas e seguir em frente.”
A torcida do Chelsea ficou irada com as declarações de Romelu Lukaku e apoiaram veementemente o treinador Thomas Tuchel e muitos pediram a saída do jogador do time. Thomas Tuchel no entanto espera que haja um clima favorável para a equipe em Stamford Bridge.
“Ele [Lukaku] está muito ciente do que aconteceu, do que criou e sente a responsabilidade de limpar a bagunça. Talvez ainda tenhamos um pouco de cheiro disso, mas ele pode lidar com isso. Ele também não tem escolha, ele não pode aceitar que todos estejam super felizes no dia seguinte, mas ele ainda é nosso jogador, mas temos boas razões para fazê-lo jogar para nós e para ele lutar.”
“Ele é nosso jogador e vamos protegê-lo. No final, também é muito importante que o estádio apoie o time, mesmo que alguém tenha uma opinião diferente ou discorde, é sobre a equipe em tudo o que fazemos. Espero que os torcedores possam levar isso também e continuar apoiando o time. No momento, precisamos muito do apoio.”
Na polêmica entrevista, Romelu Lukaku deixou claro o seu desejo de retornar à Inter de Milão, mas Thomas Tuchel revelou que o jogador está comprometido com o Chelsea, mesmo após tal afirmação.
“Ele é muito comprometido em sua vida privada e profissional. É por isso que é tão surpreendente para mim porque ele marcou contra Aston Villa e Brighton. Ele estava lá e foi decisivo e tivemos a sensação de um novo começo após lesão e a covid, então foi uma grande surpresa.”
“Antes dessa entrevista, nunca tive a menor dúvida de que ele não estava comprometido. Fora do campo e em sua vida privada, ele estava sempre indo na mesma direção. Ele é um cara emocional que não segura sua opinião.”
“Às vezes ele carrega o coração na língua e é assim. Não devemos apenas culpá-lo e apontar para o lado negativo disso, temos que nos adaptar a ele e isso criou algum barulho negativo que temos que lidar. Mas não há dúvidas sobre seu compromisso com a equipe e com o clube.”
As palavras de Romelu Lukaku sobre sua insatisfação com o estilo de jogo adotado por Thomas Tuchel também gerou muita polêmica, mas o treinador falou sobre como pode tirar o melhor do atacante belga.
“Acho que os jogadores tiram o melhor de si mesmos e nós os ajudamos e os apoiamos. E com Romelu não é sobre encontrar posições, ele é um atacante, é isso, muito fácil, ele é o número nove, nós o colocamos como um número nove e nada mais.”
“Mas é sobre a adaptação na liga, um clube diferente, um time diferente, diferentes companheiros de equipe, e depois vieram a lesão e depois veio a covid.”
“Esse é um lugar totalmente normal, ele está disposto a aprender, a se adaptar, ele vem para a liga com mais intensidade no mundo e leva seu tempo. Ele foi muito forte no início, e nos últimos jogos muito decisivo e não temos dúvidas de que ele será uma grande influência e terá um grande impacto.”
“Nada mudou. Houve, é claro, uma situação com a que tivemos que lidar e talvez nós vamos por algum tempo. Mas é importante tomarmos nosso tempo, foi em um momento muito, muito ruim na frente de um grande jogo. Então nós protegemos o jogo e agora tivemos tempo suficiente para limpar o ar e seguir em frente.”
Antônio Rudiger entrou em seus últimos seis meses de contrato com o Chelsea, e apesar de vários clubes demonstrarem interesse no defensor, Thomas Tuchel disse que o clube segue trabalhando firme para chegar a um acordo.
“Não posso prever o futuro, não sei se seus representantes falam com outros clubes. Se você sabe disso ou assume isso, é justo. Claro que é possível porque é janeiro e ele ainda não assinou, mas pelo que entendi, estamos em comunicação com ele, o clube está em comunicação com ele.”
“Eu sei, ou presumo, que ele está muito ciente do que eu exijo dele, e como eu aprecio trabalhar com ele. O nível em que ele está jogando ainda é super alto e excepcional e não há dúvidas de que a situação é uma preocupação para isso.”
“Bem, o ponto é muito claro, minha opinião é muito clara, o clube está tentando o melhor e há comunicações acontecendo. Isso não mudou nada.”
Muito foi dito sobre uma falha de comunicação com Romelu Lukaku e Thomas Tuchel novamente falou sobre o assunto.
“Não, tudo bem se ele disser. Li citações mais difíceis de lidar nos meus últimos anos como treinador. Claro que ele não estava feliz, ele está aqui para ajudar a equipe, e ele não estava feliz porque ele estava machucado e então teve covid.”
“Ele quer marcar para nós, ele quer nos fazer bem sucedidos e ele é um grande competidor e é praticamente isso. Não vejo nenhum mal-entendido na comunicação. Conversamos muito, compartilhamos muitas opiniões, é por isso que fiquei muito surpreso e ainda estou, porque no diálogo com Romelu estamos na mesma página e queremos as mesmas coisas. Ele é o nosso número nove e não posso dizer mais do que isso.”
O futuro de Lukaku no Chelsea foi colocado em dúvida, mas após a reunião e as coisas esfriarem, o jogador teve sua permanência praticamente decretada. Questionado se Lukaku sente que tem um futuro a longo prazo no Chelsea, Thomas Tuchel disse:
“Você tem que perguntar a ele, eu não sei como ele se sente sobre seu futuro a longo prazo mas ele tem um contrato de longo prazo e ele está totalmente comprometido, então eu presumo que é a base.”
“Eu nem pensei nisso, mas ele tem um contrato por uma razão, ele quer alcançar grandes coisas com o Chelsea, o que significa muito para ele e daqui vamos nós. Não posso prever o futuro, mas não havia intenção por trás de tudo isso para mudar clubes ou ambições. Estamos muito certos disso.”
“Romelu fala muito abertamente, não só na mídia, mas no vestiário, em conversas comigo e também devemos apreciá-lo. Isso foi talvez um pouco aberto demais, em uma direção que as pessoas, clubes e torcedores poderiam se ofender, mas foi bom que nós tomamos nosso tempo e podemos seguir em frente agora.”
Romelu Lukaku se desculpou com o clube pela entrevista polêmica e Thomas Tuchel foi questionado se o atacante deveria se desculpar com os companheiros de equipe e torcedores e se será fácil recuperar a confiança da torcida.
“Comigo? É importante entender a situação, isso está acontecendo com frequência com a situação geral que temos? O clima? A atitude que ele mostra? Isso é um claro não.”
“Havia alguma intenção por trás disso para criar problemas, deixar o clube, criar pressão sobre o treinador? Absolutamente não, eu não posso ver que ele queria fazer isso intencionalmente.”
“É claro que ele deveria ter sabido melhor, é por isso que temos que esclarecer as coisas juntos, mas como respondemos a todas essas perguntas com um claro “não” temos que ser adultos e maduros o suficiente para aceitar um pedido de desculpas e fazer tudo agora juntos para limpar o ar, ter a cabeça limpa para nos preparar para as próximas partidas.”
Thomas Tuchel também revelou informações sobre o restante do elenco diante de um derby londrino contra o Tottenham pela Carabao Cup, revelando uma baixa importante e o retorno de outros jogadores, além de falar sobre o novo contrato de Thiago Silva, que se comprometeu ao Chelsea até 2023.
“Ele [Thiago Silva] é o Benjamin Button do futebol. Eu sei quanto trabalho, quanta atitude profissional está por trás disso. É um milagre de certa forma porque com essa liga, esse cronograma, essa intensidade de um negócio diário no final de sua carreira, foi uma decisão muito corajosa para ele, mas eu sei o quanto ele se esforça para se manter em forma.”
“Fora do campo, cuidando de sua recuperação, sono, nutrição, isso é simplesmente excelente e só por isso é possível. Estamos felizes porque o novo contrato o deixa calmo, ele precisa ficar calmo, pois é uma pessoa muito sensível e emocional. Isso o torna também tão precioso para a nossa equipe e vestiário, ele pode sentir emoções e diferentes formam outros para que possa ajudar muito.”
“Ele é molusco, ele tem grandes alvos e terá um grande impacto quando estiver disponível. É bom para ele e bom para nós.”
“Sobre as lesões, Andras [Christensen] é dúvida para amanhã, Trevoh [Chalobah] é dúvida amanhã com uma nova lesão e Timo Werner treinou ontem. Temos mais um treinamento para fazer, ele se sente muito melhor, o que é uma coisa boa.”
“Ele [Werner] fez o treinamento completo, intensidade total e não teve reação até agora, então se o treinamento correr bem, podemos tê-lo no banco e talvez dar-lhe alguns minutos.”