A prioridade do Chelsea nessa janela de transferências é reforçar a ala esquerda da equipe, já que o titular da posição, Ben Chilwell, está fora do restante da temporada.
Tendo apenas Marcos Alonso como lateral/ala esquerdo de origem, o Chelsea chegou a estudar a ida ao mercado para reforçar a equipe pro restante da temporada, com o nome de Lucas Digne do Everton entre os cogitados, porém à pedido de Thomas Tuchel, o alvo se tornou um jogador do próprio clube: Emerson Palmieri.
Emerson Palmieri está emprestado ao Lyon da França e tem sido um dos destaques da equipe francesa na Ligue 1, o que por si só já faz com que o clube francês queira mantê-lo pelo restante da temporada. No entanto há um agravante contratual na jogada. Além de não haver nenhuma cláusula de “recall” para o Chelsea, ainda existe uma opção de compra para o Lyon ao final do contrato de empréstimo.
Não é segredo que Thomas Tuchel é um grande admirador do esforço e profissionalismo de Emerson Palmieri e vê-lo como sua prioridade faz todo o sentido, tanto por ser um jogador que esteve no clube na última temporada. Após a vitória contra o Atlético de Madrid na UEFA Champions League na última temporada, Thomas Tuchel disse:
“Não é fácil porque ele [Emerson] coloca sua situação pessoal de lado e ele desempenha o seu papel que é dar 100% e ser super profissional e ao mesmo tempo super legal e nunca decepciona ninguém com mau humor.”
“Eu preciso encontrar novas recompensas para ele [Emerson Palmieri]. Eu disse a ele que estou muito feliz, grato e grato porque ele poderia jogar hoje e é um prazer tê-lo.”
Thomas Tuchel sobre Emerson Palmieri na partida contra o Atlético de Madrid na UCL 20/21
Com Emerson Palmieri aberto a se provar novamente em Stamford Bridge, a diretoria do Chelsea já está em negociações com o clube francês, oferecendo uma compensação financeira em torno de 4 milhões de euros pelo encerramento precoce do empréstimo do ítalo-brasileiro, porém as duas primeiras abordagens foram recusadas de imediato.
PLANO B PARA A ALA ESQUERDA?
As tentativas para trazer Emerson Palmieri de volta a Stamford Bridge não serão fáceis e a diretoria do Chelsea segue olhando outras opções. Mesmo sendo improvável, ainda não está descartada uma tentativa de encerrar o empréstimo do jovem Dujon Sterling com o Blackpool, porém o Chelsea tem até 14 de janeiro para exercer essa opção.
Lucas Digne do Everton tem sido muito vinculado ao Chelsea e mesmo que sua contratação – por empréstimo – seja improvável, a opção também não está descartada pela diretoria.