Classificado pra grande decisão da Carabao Cup após vencer o Tottenham por 3-0 no placar agregado, Thomas Tuchel concedeu entrevista coletiva após o apito final no Tottenham Hotspur Stadium.
Em menos de um ano no Chelsea, Thomas Tuchel alcançou sua terceira final com o clube e falou sobre o assunto.
“Bom porque esse era o alvo. Quando você vai para a semifinal, é claro, todo mundo quer chegar à final. Estamos muito felizes porque Wembley está esperando, casa cheia, final da copa, é aqui que você quer estar como jogadores de futebol e treinador.”
“Este era o alvo e agora estamos lá. Trabalho duro e dois bons jogos eram necessários e fizemos o trabalho.”
Rudiger marcou o único gol da partida, que fechou o placar agregado em 3-0 a favor dos Blues. Thomas Tuchel comentou sobre a importância do tento marcado pelo alemão.
“Claro, mas você sempre tenta marcar um gol, não importa quando. Acho que começamos bem, criamos chances, marcamos e depois tivemos ainda mais confiança. Jogamos muito bem 30/35 minutos.”
“Perdemos um pouco de controle, foco, alguns duelos importantes e tivemos sorte que de repente não cedemos. Éramos um pouco desleixados e não estávamos cientes do perigo. Eu tinha a sensação na linha de contato que estávamos brincando com fogo.”
“Segundo tempo novamente, início forte por 15 minutos, mas novamente a mesma história. Nós sofremos um pênalti que não foi um pênalti ou uma grande chance. Nós lutamos para lidar com o impulso.”
“Tivemos muitas perdas de bola, perdemos muitos desafios um a um. Então, espaço grande para melhorar, não foi um jogo super ruim, mas foi um jogo ok e houveram alguns momentos e minutos que foram bons. Mas há alguns que precisam de uma grande melhoria.”
“Temos que fazer melhor, mas em termos de desempenho ao longo das duas partidas, merecíamos vencer. Hoje, há muito a melhorar.”
Malang Sarr foi um dos destaques nas duas partidas da semi-final, sendo nesta escalado na lateral esquerda da equipe. Thomas Tuchel comentou sobre a escolha.
“Nós não jogamos com laterais, mas para mim, ele pode jogar como zagueiro na posição como hoje. Ele pode jogar de zagueiro e na posição esquerda de uma linha de três atrás. É onde ele está no momento, ele merece jogar.”
“Ele jogou bem quando foi necessário e acho que ele está muito ciente do seu papel, aqui é onde ele começou e a partir daí ele pega o que pode obter. Ele precisa trabalhar duro, ser humilde.”
“Nada mais. Não há necessidade de mais promoção, ele está jogando bem, ele é sólido e ele é consistente e é disso que precisamos.”
No final de semana o Chelsea visita o Manchester City pela Premier League na tentativa de diminuir a distância pro líder da competição. Questionado sobre a possibilidade de escalar a equipe com uma linha de três atrás, Tuchel disse:
“Se faz sentido e achamos que faz sentido podemos ver isso novamente. Jogamos duas vezes e em ambos os jogos estávamos muito comprometidos com a estrutura e muito disciplinados.”
“Muito bem executado pela equipe, crédito total para eles que eles estão abertos a alguns ajustes que nos dão mais opções e talvez nos torne um pouco mais imprevisíveis.”
“Claro, hoje usamos de novo, mas defendemos em uma linha de cinco. É bom ter essas opções, mas precisa se encaixar no que esperamos e em quais espaços esperamos encontrar. Vamos decidir de jogo a jogo.”
Finalizando a coletiva, Thomas Tuchel falou da importância de conquistar títulos com o Chelsea e a ambição do clube, mas ressaltou a importância de permanecer humilde.
“Venho de um clube onde era muito importante ganhar troféus, que se definiu para troféus. É bom que não tenhamos vergonha de dizer que queremos ganhar e queremos estar nas finais e queremos vencer as finais.”
“Esta é a ambição. Acho que não podemos exigir e simplesmente esperar ganhar qualquer título disponível.”
“Não devemos ser arrogantes e devemos respeitar qualquer competição e qualquer adversário. Fazemos o que fazemos e gostamos de jogar em um clube ambicioso e isso é um presente porque o clube aguça a mentalidade dos jogadores e o clube aguça a atitude e isso não é nada que você possa inventar de um dia para o outro e este é um processo longo.”
“Isso é o que encontramos aqui e isso nos deixa felizes porque somos todos competitivos e por isso estamos dando o nosso melhor e é isso que o clube exige de nós e a partir daí vamos.”