Neste sábado (15/01), líder e vice líder da Premier League se enfrentam, com o Chelsea indo até o Etihad Stadium na tentativa de reduzir a distância para o atual campeão da competição.
Até então com uma campanha forte e brigando ponto a ponto pela liderança, o Chelsea teve um mês de dezembro frustrante, deixando muitos pontos pelo caminho com empates consecutivos, permitindo a abertura de 10 pontos na frente pelo adversário da rodada.
Lesões, covid e uma queda brusca de desempenho prejudicaram a equipe, que apesar de ter sido derrotada apenas uma vez (3-2 vs West Ham United em 4/12), empatou com Everton, Wolves e Brighton, somando apenas 12 pontos de 21 possíveis no último mês.
Na última rodada da Premier League, já em 2022, os Blues receberam o Liverpool em Stamford Bridge e a equipe mostrou uma grande reação. Após sair perdendo por 2-0 antes dos 20 minutos de jogos, gols de Mateo Kovacic e Christian Pulisic deixaram o placar igualado, com o Chelsea ainda tendo chances reais de conquistar uma virada na segunda etapa.
Nas últimas cinco rodadas da Premier League a diferença entre as equipes fica evidente. Enquanto o City venceu todos os seus compromissos, o Chelsea amargou quatro empates (Everton, Wolves, Brighton e Liverpool) e saiu com os três pontos em apenas uma oportunidade. Com isso o Chelsea foi aos 43 pontos conquistados, dez a menos que o líder Manchester City e um a mais que o terceiro colocado Liverpool (1 jogo a menos). São 45 gols marcados e 16 gols sofridos nas 21 primeiras rodadas e um saldo positivo de 29.
Liderando a Premier League com certa folga, o Manchester City vem em uma sequência absurda de vitórias. A equipe de Pep Guardiola venceu suas 11 últimas partidas na competição, tendo desperdiçado seus últimos pontos na derrota por 2-0 pro Crystal Palace em 30 de outubro.
Tal sequência somada aos tropeços constantes de Chelsea e Liverpool permitiu a abertura de uma vantagem considerável na ponta da tabela. Além disso os Cityzens possuem o melhor ataque e melhor defesa da Premier League, com 53 gols marcados e apenas 13 gols sofridos.
NOTÍCIAS DAS EQUIPES
Thomas Tuchel tem grande parte de seu elenco disponível, mesmo que não possa contar com dois jogadores chave como Reece James e Ben Chilwell, ambos lesionados e Édouard Mendy que defende a seleção senegalesa na Copa Africana de Nações e mais recentemente Andreas Christensen que testou positivo para covid. Com um elenco mais amplo e tendo dado descanso recente para diversos jogadores, Thomas Tuchel tem a possibilidade de ir com o que tem de melhor em mãos no momento.
A boa notícia fica por conta dos retornos de Thiago Silva e N’golo Kanté no meio de semana na semi-final da Carabao Cup contra o Tottenham, sendo dois grandes reforços para um grande desafio da equipe.
Já o Manchester City vive um surto de covid no elenco. Além do treinador Pep Guardiola que cumpre isolamento e pode não estar à beira do gramado, tendo sete jogadores infectados, incluindo Phil Foden e Oleksandr Zinchenko. Além disso o argelino Riyad Mahrez está a serviço de sua seleção na Copa Africana de Nações e indisponível.
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
Thomas Tuchel tem trabalhado com diversas formações táticas nas últimas partidas. Com isso em mente, a formação da equipe diante do City pode novamente ser diferente dos 3-4-2-1 habitual.
Com Kepa Arrizabalaga no gol, é esperado que a defesa seja composta César Azpilicueta, Thiago Silva, Antônio Rudiger e Marcos Alonso. No meio de campo, N’golo Kanté, Mateo Kovacic e Jorginho devem ser os escolhidos por Thomas Tuchel. Na frente Mason Mount deve ter companhia de Romelu Lukaku e Kai Havertz.
Já o Manchester City de Pep Guardiola deve ser escalado da seguinte maneira:
Provável escalação: Ederson; Walker, Dias, Laporte, Cancelo; Gundogan, Rodri, De Bruyne; Bernardo Silva, Jesus, Foden;
CURIOSIDADES DO CONFRONTO
- Está será a 50ª partida entre Chelsea e Manchester City na história da Premier League. O Chelsea venceu 27, empatou 8 e perdeu 15 dos 49 confrontos anteriores;
- O Chelsea busca vencer o Manchester City fora de casa em duas partidas consecutivas de Premier League desde 2008, quando engrenou uma sequência de quatro vitórias seguidas no Eithad Stadium;
- No confronto, o Chelsea marcou 71 gols contra o Manchester City, 20 a mais que sofreu;
- Desde que foi derrotado pelo Manchester City, o Chelsea foi derrotado na Premier League apenas uma vez (3-2 vs West Ham), porém acumulou seis empates;
- Este será o segundo confronto entre Chelsea e Manchester City como primeiro e segundo colocado da Premier League, sendo que a primeira vez foi em 2015, quando as equipes empataram em 1-1;
- O Chelsea empatou seus dois últimos jogos de Premier League, mas nunca passou três jogos sem vencer na competição sob o comando de Thomas Tuchel;
EQUIPE DE ARBITRAGEM
Craig Pawson será o árbitro da partida entre Chelsea e Manchester City no Etihad Stadium. Seus assistentes serão Lee Betts e Richard West. O quarto árbitro será Jonathan Moss e no comado do VAR estarão Darren England e Sian Massey-Ellis.
ONDE ASSISTIR
Manchester City x Chelsea pela vigésima segunda rodada da Premier League terá transmissão da ESPN Brasil e do serviço de streaming Star+ neste sábado (15/01) ás 09:30 (horário de Brasília).
Você também pode acompanhar nossa cobertura completa nas nossas redes sociais e o tempo real da partida no nosso Twitter @ChelseaFansBra.