Quarta final de Thomas Tuchel – Os 10 técnicos mais vitoriosos da era Abramovich

-

Com a terceira final conseguida na última quarta-feira (vitória por 3×0, no agregado, contra o Tottenham), Tuchel conseguiu cravar a quarta final no comando da equipe.

E com apenas uma vitória no próximo dia 9 de Fevereiro, poderá aumentar a conta para cinco finais e estar consolidado como o segundo maior treinador da era pós-Abramovich, que participou de mais finais.

Mas, quem são os dez maiores técnicos do Chelsea (na era pós-Abramovich), que, pelo menos, levaram o Chelsea a uma final?

Nesta lista, ficarão de fora títulos por pontos corridos, como é o caso da Premier League.

10º lugar: Guus Hiddink: 1 final, 1 título

Chelsea manager Guus Hiddink lifts the FA Cup after his team beat Everton 2-1 in the final at Wembley, in north London,on May 30, 2009. AFP PHOTO/ADRIAN DENNIS (Photo credit should read ADRIAN DENNIS/AFP via Getty Images)

O técnico-tampão do Chelsea (veio para substituir à demissão de Luiz Felipe Scolari) disputou seu último jogo como interino na final da FA Cup de 2009, batendo o Everton por 2×1.  Foi sua única final como treinador do Chelsea.

9º lugar: Avran Grant e Frank Lampard: 2 finais, 0 títulos

O técnico israelense (Avran Grant) e a lenda Frank Lampard, disputaram duas finais, e perderam em ambas. Grant perdeu a EFL Cup de 2008 para o Tottenham e a Champions de 2007-2008 para o Manchester.

Já Lampard perdeu a Supercopa da Inglaterra de 2019 para o Liverpool e a Copa da Inglaterra, do mesmo ano, para o Arsenal.

7º lugar: Rafa Benitez: 2 finais, 1 título

Talvez o técnico mais odiado que já treinou o Chelsea (em virtude da sua ligação com o Liverpool), Rafa Benitez participou de duas finais, perdendo a final de clubes de 2012 para o Corinthians, mas vencendo a Europa League de 2012-2013 contra o Benfica.

6º lugar: Maurizio Sarri e Antonio Conte: 3 finais, 1 título

Chelsea’s Italian head coach Antonio Conte (C) lifts the trophy as Chelsea players celebrate their win after the English FA Cup final football match between Chelsea and Manchester United at Wembley stadium in London on May 19, 2018. – Chelsea won the game 1-0. (Photo by Glyn KIRK / AFP) / NOT FOR MARKETING OR ADVERTISING USE / RESTRICTED TO EDITORIAL USE (Photo credit should read GLYN KIRK/AFP via Getty Images)

Acredito que o maior legado de Maurizio Sarri foi ter trazido o Jorginho, mas, mesmo assim, Sarri disputou três finais, com derrotas para o Manchester City, na final da EFL Cup de 2018 e na Supercopa da Inglaterra, do mesmo ano, para o Manchester City.  Porém, massacramos o Arsenal, na final da Eruopa League de 2018-2019, com show de Hazard.

Já o polêmico Antonio Conte, perdeu as duas finais para o Arsenal (FA Community Shield em 2017 e a Copa da Inglaterra também em 2017).  Porém, conseguiu levantar o caneco com a vitória frente ao Manchester United, pela Copa da Inglaterra de 2018.

4º lugar: Carlo Ancelotti: 3 finais, 2 títulos

Ancelloti venceu duas finais: A copa da Inglaterra frente ao Portsmouth em 2010 e a Community Shield contra o Manchester United em 2009. Porém, perdeu para o mesmo Manchester United, a mesma Community Shield em 2010.

3º lugar: Roberto Di Matteo: 4 finais, 2 títulos

MUNICH, GERMANY – MAY 19: Roberto Di Matteo interim manager of Chelsea lifts the trophy in celebration after their victory in the UEFA Champions League Final between FC Bayern Muenchen and Chelsea at the Fussball Arena München on May 19, 2012 in Munich, Germany. (Photo by Alex Livesey/Getty Images)

O polêmico Roberto Di Matteo teve seu maior trunfo vencendo a Champions de 2012 contra o Bayern.  Também venceu a Copa da Inglaterra do mesmo ano contra o Liverpool. Porém, perdeu de forma acachapante para o Atlético de Madrid na Supercopa da Europa, e a Community Shield para o Manchester City.

2º lugar: Thomas Tuchel: 4 finais, 2 títulos

Thomas Tuchel – Stationen als Trainer, FC Chelsea 2021 – Sport Themen der Woche KW21 Sport Bilder des Tages Manchester City v Chelsea – UEFA Champions League – Final – Estadio do Dragao Chelsea manager Thomas Tuchel celebrates with the trophy after the UEFA Champions League final match held at Estadio do Dragao in Porto, Portugal. Picture date: Saturday May 29, 2021. Editorial use only, no commercial use without prior consent from rights holder. PUBLICATIONxINxGERxSUIxAUTxONLY Copyright: xAdamxDavyx 60080440

O atual técnico possui quatro finais (uma ainda não disputou), mas tem dois títulos “na manga”.  A Champions contra o Manchester City, e a Supercopa contra o Villareal.

Embora perdêssemos a Copa da Inglaterra para o Leicester; alguns dizem que a derrota fez o Chelsea jogar melhor e vencer a Champions.

Já estamos garantido na final contra Liverpool ou Arsenal, e, ao vencer um jogo no Mundial de Clubes, o número poderá chegar a 5 finais.

1º lugar: José Mourinho: 9 finais, 6 títulos

Chelsea’s Portuguese manager Jose Mourinho (L) and Chelsea’s captain, English defender John Terry (R) celebrate with the trophy during the presentation after Chelsea won the League Cup final football match against Tottenham Hotspur at Wembley Stadium in London on March 1, 2015. Chelsea won 2-0. (Photo credit should read GLYN KIRK/AFP via Getty Images)

Levar o Chelsea a nove finais, vencendo seis, realmente não é para qualquer um. Mourinho venceu todas as 3 finais na EFL Cup (2005 contra o Liverpool, 2007 contra o Arsenal e 2015 contra o Tottenham); 1 final na Copa da Inglaterra (vitória contra o Manchester United em 2007); 2 troféus na Supercopa da Inglaterra (2005 contra o Arsenal e 2007 contra o Manchester United).

Porém, perdeu duas finais na própria Supercopa da Inglaterra (2006 Liverpool e 2015 contra o Arsenal), e a Supercopa da Europa de 2013 (contra o Bayern) quando Romelu Lukaku errou seu penalti.

Dalton Gerth
Dalton Gerth
Torcedor do Chelsea desde a época em que Vialli era técnico E jogador, advogado, estudante de licenciatura em Engenharia da Computação e Licenciatura em Física.

REDES SOCIAIS

Receba nossas atualizações em tempo real no nosso canal de transmissão do Telegram

ÚLTIMAS

Faça parte agora mesmo do nosso clube oficial de torcedores!

RELACIONADOSLeia mais
Leitura recomendada

error: Conteúdo protegido!