Com a terceira final conseguida na última quarta-feira (vitória por 3×0, no agregado, contra o Tottenham), Tuchel conseguiu cravar a quarta final no comando da equipe.
E com apenas uma vitória no próximo dia 9 de Fevereiro, poderá aumentar a conta para cinco finais e estar consolidado como o segundo maior treinador da era pós-Abramovich, que participou de mais finais.
Mas, quem são os dez maiores técnicos do Chelsea (na era pós-Abramovich), que, pelo menos, levaram o Chelsea a uma final?
Nesta lista, ficarão de fora títulos por pontos corridos, como é o caso da Premier League.
10º lugar: Guus Hiddink: 1 final, 1 título
O técnico-tampão do Chelsea (veio para substituir à demissão de Luiz Felipe Scolari) disputou seu último jogo como interino na final da FA Cup de 2009, batendo o Everton por 2×1. Foi sua única final como treinador do Chelsea.
9º lugar: Avran Grant e Frank Lampard: 2 finais, 0 títulos
O técnico israelense (Avran Grant) e a lenda Frank Lampard, disputaram duas finais, e perderam em ambas. Grant perdeu a EFL Cup de 2008 para o Tottenham e a Champions de 2007-2008 para o Manchester.
Já Lampard perdeu a Supercopa da Inglaterra de 2019 para o Liverpool e a Copa da Inglaterra, do mesmo ano, para o Arsenal.
7º lugar: Rafa Benitez: 2 finais, 1 título
Talvez o técnico mais odiado que já treinou o Chelsea (em virtude da sua ligação com o Liverpool), Rafa Benitez participou de duas finais, perdendo a final de clubes de 2012 para o Corinthians, mas vencendo a Europa League de 2012-2013 contra o Benfica.
6º lugar: Maurizio Sarri e Antonio Conte: 3 finais, 1 título
Acredito que o maior legado de Maurizio Sarri foi ter trazido o Jorginho, mas, mesmo assim, Sarri disputou três finais, com derrotas para o Manchester City, na final da EFL Cup de 2018 e na Supercopa da Inglaterra, do mesmo ano, para o Manchester City. Porém, massacramos o Arsenal, na final da Eruopa League de 2018-2019, com show de Hazard.
Já o polêmico Antonio Conte, perdeu as duas finais para o Arsenal (FA Community Shield em 2017 e a Copa da Inglaterra também em 2017). Porém, conseguiu levantar o caneco com a vitória frente ao Manchester United, pela Copa da Inglaterra de 2018.
4º lugar: Carlo Ancelotti: 3 finais, 2 títulos
Ancelloti venceu duas finais: A copa da Inglaterra frente ao Portsmouth em 2010 e a Community Shield contra o Manchester United em 2009. Porém, perdeu para o mesmo Manchester United, a mesma Community Shield em 2010.
3º lugar: Roberto Di Matteo: 4 finais, 2 títulos
O polêmico Roberto Di Matteo teve seu maior trunfo vencendo a Champions de 2012 contra o Bayern. Também venceu a Copa da Inglaterra do mesmo ano contra o Liverpool. Porém, perdeu de forma acachapante para o Atlético de Madrid na Supercopa da Europa, e a Community Shield para o Manchester City.
2º lugar: Thomas Tuchel: 4 finais, 2 títulos
O atual técnico possui quatro finais (uma ainda não disputou), mas tem dois títulos “na manga”. A Champions contra o Manchester City, e a Supercopa contra o Villareal.
Embora perdêssemos a Copa da Inglaterra para o Leicester; alguns dizem que a derrota fez o Chelsea jogar melhor e vencer a Champions.
Já estamos garantido na final contra Liverpool ou Arsenal, e, ao vencer um jogo no Mundial de Clubes, o número poderá chegar a 5 finais.
1º lugar: José Mourinho: 9 finais, 6 títulos
Levar o Chelsea a nove finais, vencendo seis, realmente não é para qualquer um. Mourinho venceu todas as 3 finais na EFL Cup (2005 contra o Liverpool, 2007 contra o Arsenal e 2015 contra o Tottenham); 1 final na Copa da Inglaterra (vitória contra o Manchester United em 2007); 2 troféus na Supercopa da Inglaterra (2005 contra o Arsenal e 2007 contra o Manchester United).
Porém, perdeu duas finais na própria Supercopa da Inglaterra (2006 Liverpool e 2015 contra o Arsenal), e a Supercopa da Europa de 2013 (contra o Bayern) quando Romelu Lukaku errou seu penalti.