Mais um empate colecionado pelo Chelsea na Premier League. Os Blues viajaram para a Costa Sul e apesar da fraca atuação no primeiro tempo, saiu na frente do Brighton com um gol de Hakim Ziyech mas sofreu o empate na segunda etapa, ficando no 1-1 ao término dos 90 minutos.
Tendo vencido apenas uma das últimas sete partidas de Premier League, Thomas Tuchel falou com a imprensa após mais um tropeço.
“Vencemos duas vezes contra o Tottenham no meio [na Carabao Cup] e tivemos outros jogos difíceis. Eu não posso nem dizer os últimos sete jogos na liga, então eu não tenho resposta.”
A falta de consistência e constantes empates afastaram o Chelsea da briga pelo título da Premier League e Thomas Tuchel explicou que as lesões, covid e agenda apertada são parte do problema da equipe.
“Eu respondi a esta pergunta cem vezes. Se você olhar para a nossa situação de lesões a longo prazo, de jogadores importantes lesionados, de covid, e nossa agenda, você terá a resposta.”
O desempenho do Chelsea contra o Brighton foi frustrante. A equipe não teve domínio das ações, criou poucas jogadas de perigo e sofreu com as investidas ofensivas do Brighton.
Thomas Tuchel no entanto acredita que seus jogadores estão cansados fisicamente e mentalmente, o que tem impactado nas performances.
“Porque estamos cansados. Estamos mentalmente cansados e fisicamente cansados. Você pode ver isso em nossa performance. É tão fácil quanto isso.”
Thomas Tuchel foi muito questionado pelos torcedores sobre a demora em fazer alterações após sofrer o gol de empate, ingressando com Timo Werner, Kai Havertz e Mateo Kovacic somente aos 78 minutos.
“Se eu tivesse a impressão de que precisávamos delas [alterações] mais cedo, eu teria feito antes. Nunca se sabe e o tempo passa.”
“Poderíamos ter feito isso antes, mas tive que esperar para ver se o Brighton mudaria sua estrutura, lutamos com Marcos Alonso com um cartão amarelo, então haviam razões para não fazê-las antes. É por isso que fizemos isso nos últimos 15 minutos.”
Thomas Tuchel também revelou que seus jogadores terão dois dias de descanso antes de iniciar as preparações para o derby londrino contra o Tottenham no final de semana pela Premier League.
“Então, muito. Você pode dizer que é uma desculpa ou qualquer coisa, mas é isso. Olhe a nossa programação, quando chegamos para enfrentar o Man City tivemos a Carabao Cup na semana e eles não. Agora chegamos aqui e eles tiveram mais dias para se preparar e a semana inteira antes de se preparar.”
“É isso. Jogamos desde novembro assim. Somos o time que joga, joga e joga. Precisamos recarregar as baterias, desconectar. Esse é o meu sentimento e é por isso que eu darei aos jogadores dois dias de folga.”
“Vamos nos preparar por dois dias, usar sexta e sábado para nos preparar para domingo porque temos um jogo contra o Tottenham.”
Thomas Tuchel não mostrou a mesma energia de sempre à beira do gramado e questionado se estava deprimido com a atuação da equipe, ele continuou:
“Não, mas é difícil analisar jogos como este. Temos que respeitar o adversário. É muito, muito difícil jogar contra o Brighton. Eles jogaram como um jogo de copa e o barulho no apito final era como se tivéssemos perdido o jogo. Isso pode te dar a impressão que perdemos e não perdemos.”
“Outras equipes vão lutar para conseguir pontos aqui. É difícil quando você está com força total e não está cansado. Então há alguns obstáculos a serem superados e eu me recuso hoje a ficar com raiva porque não é sobre nossa ambição ou nosso desejo.”
“Tivemos um pouco de sorte de estar um gol à frente e talvez possamos tirar vantagem e marcar um segundo. Mas lutamos para mostrar a qualidade e sabemos as razões por trás disso. Exigimos muito de nós, mas não é o momento para ser muito duro com a equipe.”
Romelu Lukaku teve mais uma atuação apagada, mas Thomas Tuchel se recusou a criticar o belga, revelando que ele é parte da solução pra equipe.
“Não vou falar de jogadores em separado. Hoje não é sobre Romelu. Há muitas perguntas sobre Romelu e muitas respostas sobre Romelu. Romelu não é de longe o problema, ele é parte da solução.”