O Chelsea voltou a vencer na Premier League após quatro rodadas e após o apito final em Stamford Bridge, Thomas Tuchel conversou com a imprensa sobre o derby contra o Tottenham Hotspur.
Com Hakim Ziyech sendo um dos principais nomes nos 90 minutos, Thomas Tuchel elogiou o marroquino e falou de sua atuação.
“Foi uma de suas melhores partidas hoje porque ele [Ziyech] estava muito confiante. Também foi talvez sua melhor posição para estar na ala. Tínhamos a posição larga na ala direita, essa posição normalmente não existe dessa maneira particular quando jogamos no 3-4-3, é mais um ala para trás.”
“Talvez possamos pensar em fazer isso. Foi bom porque lhe deu a oportunidade de correr riscos onde era possível correr riscos. Ele estava muito confiante com a bola em momentos onde é necessário.”
“A taxa de trabalho sempre foi excelente. Você sempre pode confiar nele na taxa de trabalho e contra-pressionar. Então, sim, muito bom e ele precisa continuar indo como todo mundo.”
Ziyech abriu o placar da partida com um golaço de fora da área, acertando o ângulo de Hugo Lloris. Thomas Tuchel falou sobre o gol marcado pelo marroquino logo no início do segundo tempo de jogo.

“Foi um gol muito bonito, na verdade. O gol foi muito bom, os movimentos ao redor de Hakim para trazê-lo para esta posição, e o chute foi, é claro, brilhante.”
“Foi um dos gols muito bons até agora e estou muito feliz porque ele merece antes de tudo hoje. Era um gol muito importante para obter a liderança [no placar] e tão bem feito, excelente.”
Thomas Tuchel mudou novamente sua formação tática para enfrentar o Tottenham, apostando no 4-1-4-1 e ele explicou a mudança de formação pra partida.
“É um caminho a seguir. Tentamos uma formação 4-1-4-1 hoje porque tentamos um 4-4-2 contra eles no primeiro jogo [da Carabao Cup] e isso nos deu uma vantagem, mas então eles reagiram a isso no segundo jogo.”
“Pensamos que talvez pudesse ser uma abordagem para dar aos jogadores uma solução após as últimas partidas e tínhamos os jogadores para a formação, jogadores em forma, jogadores que queriam e deveriam estar em campo, e boas posições para eles.”
“Isso nos dá mais opções do que apenas jogar um 3-4-3 e não decidimos agora, mas foi bem feito.”
Thomas Tuchel não tem seus principais alas para jogar no 3-4-3, já que Reece James e Ben Chilwell estão fora por lesão. Ele acredita no entanto que a nova formação pode ser a solução para alguns dos problemas enfrentados pela equipe.

“Sim, mas mudamos um pouco as táticas no primeiro jogo contra o Tottenham e eles se adaptaram a isso. Pensamos que poderia nos dar soluções para escapar da pressão alta, colocar o jogo na metade do adversário, e ter um pouco mais de largura sem ter alas.”
“Trevoh [Chalobah] teve apenas uma sessão de treinamento e Andreas Christensen, um jogador-chave, não estava disponível. Para uma defesa com três atrás, você precisa de três zagueiros centrais e dois alas.”
“Pensamos hoje que poderíamos jogar em um 4-1-4-1 para causar problemas. O negócio foi bem e nos dá outra opção tão bem feita.”