Thomas Tuchel falou com a imprensa nesta sexta-feira (04/02) antes da partida dos Blues contra o Plymouth Argyle pela quarta rodada da FA Cup, e dentre os assuntou, falou sobre as baixas da equipe, a não contratação de jogadores na janela de transferências de janeiro e a pausa dada aos jogadores nas duas últimas semanas.
“Ajudou muito [a pausa], era absolutamente necessário, fomos o time que mais jogou partidas e teve menos intervalo entre as partidas e isso nos custou muita energia, e isso foi absolutamente necessário para todos.”
“Então é ótimo estar de volta, é um mês agitado pela frente e estamos ansiosos. É bom que seja assim.”
Os jogadores do elenco do Chelsea foram flagrados jantando junto com Thomas Tuchel e a diretora esportiva Marina Granovskaia na última semana e o treinador explicou o motivo da reunião no jantar que teve direito a um show de mágica.
“Foi para fortalecer o vínculo e agradecer a todos os funcionários. Estávamos com todos os funcionários e contratamos o restaurante em Cobham e estávamos jantando com todo mundo porque era o momento de fazer isso, e foi uma noite agradável.”
“O mágico era muito, muito bom. Então tivemos uma boa noite, foi para todos que trabalham em Cobham. Ficamos felizes em fazê-lo, e foi bom.”
Thomas Tuchel também revelou as baixas da equipe para a partida deste sábado, confirmando quatro nomes fora do elenco.
“Reece James e Ben Chilwell, infelizmente, e não para Ruben Loftus-Cheek. Eles ainda estão lesionados, todos os outros estavam em treinamento, exceto Christian Pulisic e Thiago Silva. Todo mundo estava lá, tivemos uma boa semana de treinamento.”
“É muito raro termos quatro sessões de treinamento para preparar uma partida, então foi muito bom refrescar alguns elementos táticos e ter uma entrada física que era mais do que normal.”
“Nos sentimos muito preparados, e também foi necessário porque respeitamos o adversário, a competição e a situação que para eles é um jogo único e oportunidade de mostrar, em uma situação onde eles não têm absolutamente nada a perder.”“Então temos que estar preparados para isso e, claro, temos agora uma semana onde jogamos a Fa Cup, a semifinal e, em seguida, esperamos a final no Mundial de Clubes. Então, queremos estar preparados para tudo isso, a partir de amanhã.”
O Chelsea não realizou contratações na janela de transferências de janeiro, mas o nome de Ousmane Dembele do Barcelona foi fortemente ligado ao clube nos últimos dias. Thomas Tuchel no entanto se mostrou muito satisfeito com o seu atual elenco, mesmo sem contratações efetuadas.
“Sim, estou muito satisfeito, porque era uma janela calma, e ficar calmo é sempre, em dúvida, a melhor coisa. Estávamos abertos para as coisas, eu não tive contato com Ousmane [Dembéle] para responder sua pergunta muito diretamente. Então não houve contato entre nós.”
“Não, sem frustração porque eu também estava calmo e não havia frustração porque eu sei que tipo de qualidade precisaríamos para agregar a um grupo muito, muito forte e um bom grupo. Confiamos nos jogadores que temos e também é meu trabalho encontrar soluções quando tivemos lesões.”
“Tentamos e tivemos ideias, mas no final nos apegamos ao que temos e estamos felizes com isso. Reece vai voltar em algum momento. Infelizmente, não é o mesmo para Ben Chilwell, mas Reece vai voltar e então ele vai competir por seu lugar e competir por um lugar no elenco para realizar seus sonhos e alcançar todo o seu potencial.”
“Azpi está no momento em forma fantástica e em um lugar fantástico, é por isso que está tudo bem. Tentamos encontrar soluções dentro do nosso elenco.”
Reece James é uma baixa importante no elenco do Chelsea. Fora desde a virada do ano, o ala/lateral direito segue sendo desfalque da equipe de acordo com Thomas Tuchel.
“Ele [Reece James] ainda não está treinando em equipe, então acho que isso responde à pergunta. Acho que depois dessas duas semanas, ele precisa de um tempo no treinamento da equipe para recuperar o ritmo e a confiança antes que possamos pensar em deixá-lo jogar.”
“Ele não viaja conosco amanhã para Abu Dhabi porque ele não faz parte do treinamento da equipe e isso responde à pergunta.”
“Sou um gerente muito longo para ter um sentimento por lesões e não apenas ficar muito animado por datas puras que talvez estejam lá fora quando um jogador pode voltar. Sei que temos contratempos e sei que pode demorar muito às vezes.”
“Depende. A lesão foi uma grande lesão e eu senti logo que o diagnóstico foi logo de cara que foi uma grande lesão. De lá você tem que ser paciente. É uma lesão no tendão, é sempre complicado e ele é um jogador muito físico e infelizmente pegou gripe e isso foi como um revés na última semana. Ele perdeu dias em seu processo voltando para a equipe.”
“Foi um pouco de retrocesso para ele. Mas somos pacientes. Queremos tê-lo amanhã em campo, mas isso não está acontecendo no momento e temos que ser pacientes. Eu sei que Reece trabalha duro e ele está nas melhores mãos.”
O Chelsea é o grande favorito contra o modesto Plymouth neste sábado e Thomas Tuchel assumiu o favoritismo, acreditando que seria uma grande surpresa não conseguir uma vitória no confronto.
“Claro, seria uma grande surpresa, mas não seria a primeira surpresa em 150 anos da FA Cup. É melhor sermos realistas sobre isso que somos os favoritos e o que exigimos de nós mesmos nesta partida.”
“Ao mesmo tempo, respeitamos o jogo e tudo pode acontecer. Essa é a beleza deste jogo, é por isso que todos estão apaixonados por futebol. Então é melhor respeitá-lo e ser sérios. Claro, está em nossas mãos e espero que fique em nossas mãos. A partir daí, precisamos provar isso. Não podemos esconder o fato de que somos grandes favoritos.”
Kenedy retornou mais cedo de seu empréstimo no Flamengo e está integrando o elenco do Chelsea para o restante da temporada. Thomas Tuchel falou sobre o brasileiro.
“Absolutamente, é uma lousa limpa, com certeza, sim. Não posso concordar mais. Acho que ele sabe disso, eu o conheço há muitos anos desde que ele estava no Chelsea. Eu o segui quando ele jogou pelo Newcastle e fiquei muito impressionado com o início de sua carreira.”
“Foi muito promissor, mas ele perdeu força um pouco e talvez não pudesse realizar seus sonhos. Ele não podia cumprir suas exigências de todos ou pessoas de fora como eu.”
“Isso é vida às vezes e ele tem uma segunda e terceira chance de estar aqui e é disso que se trata. Não é sobre o passado, não é sobre o que aconteceu e o que não aconteceu, ele foi bem na pré-temporada. Ele decidiu que queria voltar para o Brasil e arriscar lá.”
“Agora tivemos a situação com Ben e ter Kenny e Emerson emprestados e Kenny foi possível e estou feliz que ele está aqui. Agora é seu dever ficar em forma e temos que trazê-lo para a forma física e então ele precisa de alguns minutos. No entanto, isso vai dar certo – ele precisa merecer, mas agora ele faz parte do grupo.”
“Ele é um cara muito legal e muito talentoso e vamos ver onde ele está e se ele pode talvez fazê-lo. Eu acho que é uma grande oportunidade para ele e estou feliz em dar a ele e ajudá-lo a tirar o melhor dele.”
“Se jogarmos com um wingback é um papel perfeito para ele dado o seu perfil e considerando seu perfil como jogador. Ele tem um pé esquerdo forte e muito forte em jogo posicional. Ele pode chutar e cruzar com muita precisão. E isso é mais ou menos isso. Ele é muito talentoso.”
“Nunca houve dúvida sobre isso e agora é ter a mentalidade e mentalidade certas para aproveitar essa grande oportunidade sempre que o próximo passo for necessário.”
“Ele lutará por seu lugar e os outros, esperançosamente, assumirão a luta para não deixá-lo tomar seu lugar. Então depende de qual formação desempenhamos, mas um papel de wingback combina muito bem com ele.”