O Chelsea sofreu mais do que o necessário para avançar para a próxima fase da FA Cup, após precisar da prorrogação para eliminar o modesto Plymouth Argyle da League One.
O JOGO
O início de jogo não foi bom para os Blues. Contra um adversário fechado, o Chelsea não tinha criatividade e embora tenha conseguido algumas boas chegadas no campo de ataque, foram os visitantes que abriram o placar. Em cobrança de falta pra área, Gillesphey desviou de cabeça e a bola morreu no fundo do gol de Kepa Arrizabalaga.
Dando a resposta imediata, o Chelsea chegou com muito perigo e de dentro da área, Mateo Kovacic bateu colocado e acertou o travessão do dol defendido por Cooper. Na sequência, em contra ataque rápido do Plymouth, Malang Sarr travou finalização do que seria o segundo gol dos visitantes na partida.
Abusando das bolas levantadas pra área e sem criatividade ofensiva, o Chelsea martelava contra uma defesa organizada e acertou a trave em outras duas oportunidades, sendo a segunda em cabeceio de Callum Hudson-Odoi dentro da pequena área e a terceira em chute de Mateo Kovacic da entrada da área.
Apesar da partida ruim, os Blues chegaram ao empate antes do intervalo. Em jogada trabalhada pela direita, Jorginho encontrou Mason Mount dentro da área, ele cruzou rasteiro e de letra César Azpilicueta deixou tudo igual na partida.
No segundo tempo o Chelsea começou a mostrar sua superioridade, chegando constantemente no ataque mas sem conseguir virar o confronto.
Com muitas chances desperdiçadas, o Chelsea fez alteração com entradas de Kai Havertz, Timo Werner mas a equipe seguia imprecisa em campo, dando chances ao Plymouth que começava a crescer e arriscar mais em campo, obrigando algumas boas intervenções de Kepa Arrizbalaga.
Com o empate ao término do tempo normal, a partida foi para a porrogação e as emoções aumentaram. Com um Plymouth guerreiro em campo, o Chelsea corria grandes riscos em campo mas conseguiu chegar à virada.
Em jogada pela esquerda, Kai Havertz tabelou com Timo Werner, cruzou rasteiro para Marcos Alonso finalizar a marcar o segundo gol do Chelsea.
Na frente do placar, o Chelsea sofria com as investidas do Plymouth e nos minutos finais quase cedeu o segundo, quando Malang Sarr perdeu a posse e cometeu uma penalidade dentro da área. Na cobrança de Hardie, Kepa acertou o lado e fez a defesa, assegurando a vitória e classificação do Chelsea para a próxima fase.