O Chelsea sofreu para avançar na FA Cup e precisou da prorrogação para virar pra cima do Plymouth Argyle da terceira divisão. Sem a presença de Thomas Tuchel à beira do gramado após ter sido diagnosticado com covid-19, o assistente técnico Arno Michels foi o responsável por comandar a equipe.
Na coletiva de imprensa, Arno explicou como foi a sua comunicação com Thomas Tuchel durante a partida.
“Tem havido uma comunicação contínua com Benni Weber [assistente técnica/analista]. Sabemos do nosso jogo, é claro, e mantivemos contato durante todo o jogo. Ele [Tuchel] estava envolvido em toda a preparação do jogo então tudo estava claro no que queríamos fazer e ficamos o tempo todo em contato. Tudo bem.”
As dificuldades que o Chelsea encontrou durante a partida foram inumeras e a falta de precisão foi um ponto a se destacar. Perguntado sobre os pensamentos de Tuchel após a partida, Michels continuou.
“Eu não falei agora com ele, mas vamos falar mais tarde. Acho que, para mim, tivemos 60 minutos onde poderíamos liderar por 3-1. Tivemos muitas oportunidades, cruzamentos pelo lado, toques na área. Tivemos um pouco de azar com a trave e, ao mesmo tempo, marcamos mais ou menos um gol.”
“Então tivemos um pouco de dificuldade, mas todos dirão na FA Cup que o mais importante é passar e foi isso que fizemos.”
Thomas Tuchel não viajará para os Emirados Árabes Unidos para o Mundial de Clubes junto com o restante do elenco, mas o clube espera que ele possa se reunir na próxima quinta-feira. Arno Michels disse que ainda não sabe exatamente o que vai acontecer.
“No momento, eu não sei exatamente qual é a situação com Thomas e quando ele estará de volta. Ele tem que seguir as regras do governo e está em auto-isolamento. Então, vamos olhar para a frente nos próximos dias.”
Romelu Lukaku teve novamente uma atuação ruim pelo Chelsea e foi novamente muito criticado pela imprensa e torcedores. Arno Michels falou sobre as dificuldades encontradas pelo camisa 9.
“Para ele [Romelu Lukaku], talvez, é um pouco difícil de marcar agora, mas ele está trabalhando muito para a equipe, fazendo um monte de toques, mas é um pouco azarado.”
“Tentamos colocá-lo [em campo], dar oportunidades a ele, e vamos continuar assim porque ele é um jogador importante para nós. Ele é um atacante, portanto, ele também precisa de confiança nos momentos que não marca.”
Diferente do esperado, o Chelsea disputou 120 minutos contra o Plymouth, o que levou alguns jogadores ao extremo. No entato Arno Michels espera que isso não afete a equipe para as próximas partidas.
“Espero que não [seja um problema]. Tivemos que aceitar que depois do intervalo que tivemos, foi difícil contra um adversário que estava muito bem organizado. Jogar 120 minutos não foi o alvo para hoje temos que dizer. Tivemos alguns pequenos ferimentos, espero que apenas pequenas lesões. Então vamos ver.”
“Não é fácil voltar depois do intervalo e jogar um jogo como esse. Mesmo que para mim, por um longo tempo, foi um bom jogo.”
Mason Mount deixou o gramado após sentir um incômodo após uma finalização, no entanto Arno espera que não seja nada grave com o meia inglês.
“Espero que não [não seja grave], vamos ver. Ele sentiu uma lesão na prorrogação com este chute no gol. Só por este chute – não foi um problema sério durante o jogo – foi só quando ele teve a chance que percebeu que tinha uma dor rápida e por isso o tiramos.”
“Vamos ver. Haverá mais exames e espero que não seja tão ruim, mas agora não posso prometer qual é a situação.”
Kepa Arrizabalaga fez boas defesas durante a partida e defendeu uma penalidade na prorrogação, garatindo a classificação do Chelsea sem a necessidade das penalidades. Arno Michels falou sobre o goleiro e seu momento.
“Não se trata apenas da defesa do pênalti, mas também do desempenho. Foi uma performance muito boa.”
“Nas últimas partidas, eu o senti muito confiável em seu jogo. Sua força é para salvar penalidades, ele já mostrou isso algumas vezes agora: na Carabao Cup duas vezes, contra o Villarreal, e mesmo nos treinamentos, é difícil vencê-lo.”
“Nos pênaltis, ele tem a capacidade de ler a mente do que o jogador vai fazer. Estamos muito felizes com Kepa e ele merece essa confiança porque ele é um cara fantástico.”
“Trabalhar com ele por um ano, é difícil para ele porque Edou [Mendy] está jogando muito bem, mas Kepa está constantemente fazendo um trabalho muito bom no treinamento, trabalho confiável. Ele é amigável e um cara incrível. Então, estou muito feliz por ele ter nos salvado de um pênalti.”
Finalizando a coletiva, Arno Michels também falou sobre a sua experiência na partida dando instruções para a equipe, e creditou isso aos demais membros da comissão técnica de Thomas Tuchel.
“Vemos isso como um esforço de equipe. Zsolt (Low), Anthony (Barry) e Herique (Hilário) estão incluídos, Benni também. Todos nós nos sentimos um pouco animados porque estamos acostumados a ter Thomas ao nosso lado. É diferente, mas a equipe facilitou muito para nós e nos ajudou também no nosso trabalho.”
“Nos sentimos muito bem e muito apoiados. Mas é definitivamente diferente de quando Thomas está lá. Não somos a principal responsabilidade do jogo.”