O assistente técnico de Thomas Tuche, Zsolt Low conversou com a imprensa diante da estreia do Chelsea no Mundial de Clubes da FIFA nesta quarta-feira.
Na coletiva, Low revelou estar em contato constante com Thomas Tuchel já que o treinador não pôde viajar por conta da covid.
“Estamos constantemente em contato com Thomas [Tuchel]. Tivemos muitas reuniões juntos usando chamadas de vídeo o tempo todo. Pensamos em reuniões e mudamos nossas ideias muitas vezes durante o dia. Temos boas conversas para tentar fazer como se ele estivesse aqui conosco juntos.”
A equipe do Al-Hilal é o primeiro adversário do Chelsea no Mundial de Clubes, já na semi-final do torneio e Zsolt Low comentou sobre os adversários.
“Conhecemos o Al-Hilal, assistimos o jogo ao vivo no domingo com a equipe técnica. Vimos duas equipes muito boas com muita qualidade. O Al-Jazira liderou por 1-0, mas o Al Hilal melhorou no jogo e no final foi uma grande vitória para eles. Sabemos que ganharam a Copa da Ásia muitas vezes, na maioria das vezes. É uma equipe muito boa, conhecemos muitos jogadores.
Eles têm jogadores de situações diferentes. Marega do Porto que conhecemos da Liga dos Campeões, conhecemos Ighalo do Watford, na Inglaterra. Eles têm uma qualidade muito boa na frente, eles podem marcar muitos gols. É uma equipe muito boa. Esperamos um jogo difícil amanhã.”
Reece James viajou com o elenco, mas sua participação no Mundial de Clubes foi descartada pelo assistente técnico, porém não descartou a presença de Édouard Mendy como titular após a conquista da Copa Africana de Nações no último final de semana, além de comentar a possível substuição de Kepa.
“Reece James, sem chance de jogar no Mundial. Ele está muito bem, mas vai perder alguns dias, algumas sessões de treinamento. Ele está aqui para curtir o grupo de novo. Mendy chegará provavelmente mais tarde hoje ou amanhã e veremos o quão cansado ele está. Ele tem que chegar primeiro, temos que verificá-lo e falar com ele. Vamos ver se é possível que ele jogue, talvez.”
“É uma boa situação para os treinadores. Temos dois goleiros incríveis, temos que decidir o tempo todo entre dois goleiros muito bons. Mendy teve uma performance fantástica para ganhar a Copa da África e ser o melhor goleiro e Kepa faz um trabalho incrível conosco aqui. No último jogo ele salvou um pênalti importante e está em muito boa forma. Falaremos com os treinadores de goleiros antes de tomar uma decisão.”
Hakim Ziyech tem sido um dos destaques positivos do Chelsea nas últimas partidas, mesmo nas que o desempenho geral não foi dos melhores. Na coletiva, Low revelou estar muito feliz com o marroquino no elenco do Chelsea.
“Estamos muito felizes com ele. Ele está ficando cada vez melhor em cada sessão de treinamento e jogo. Ele é um jogador muito importante para nós, ele está em boa forma e é por isso que ele possivelmente começará amanhã.”
O Chelsea é o favorito na semi-final do Mundial de Clubes e também para a conquista do título e Zsolt Low acredita que a equipe tem que assumir seu papel na competição para ser bem sucedida.
“Temos que assumir o papel depois de ganhar a Liga dos Campeões. Sabemos que somos uma boa equipe e jogamos um futebol muito bom, mas o Al-Hilal é muito bom, com um treinador experiente de grandes clubes como o Mônaco. Nós o conhecemos muito bem. Ele é um treinador muito bom, um time muito bom. Nós assumimos o papel como favorito, mas com certeza pode ser um jogo difícil amanhã.”
Questionado se os jogadores sul-americanos do Chelsea enfatizaram a importância do Mundial de Clubes, o assistente de Tuchel disse que a competição é importante para todos no clube.
“É importante para todos, estamos aqui para ganhar troféus. É importante para nós, como europeus, bem como jogadores sul-americanos. Thiago Silva sabe especialmente o quanto é importante. Vimos fotos e vídeos de como o Palmeiras viajava, como os torcedores tentavam energizar seu time antes de viajar. Sabemos o quanto este torneio é importante para vencer.”
Mason Mount sentiu uma lesão no final de semana na partida da FA Cup contra o Plymouth, porém tem treinado com o restante do elenco. Low revelou que o jogador está melhor e falou sobre o descanso da equipe.
“Mason [Mount] está ficando cada vez melhor a cada dia. Veremos como ele se movimenta e se sente hoje e tomaremos a última decisão amanhã com Mason. Tivemos um jogo duro com 120 minutos e uma longa viagem até aqui. Temos que usar os dois primeiros dias para recuperar e lentamente hoje estamos preparados para uma boa sessão e jogo. A longa viagem, a diferença de horário de quatro horas, os jogadores não conseguiam dormir muito bem nas últimas noites, eles precisam deste tempo para jogar o jogo. Não sei se temos vantagem. Temos a mesma possibilidade do Al Hilal amanhã.”
É esperado que Thomas Tuchel possa viajar para Abu Dhabi a tempo de comandar a equipe no sábado, porém seu assistente revelou que ele seguirá as regras do governo antes de qualquer coisa.
“Ele seguirá as regras do governo, será testado todos os dias e esperamos que o próximo teste seja negativo para que ele possa viajar o mais rápido possível e aproveitar o grupo e desfrutar da equipe. Esperamos muito bem, mas temos mensagens, telefonemas, chamadas de vídeo e queremos dar a ele a sensação de que ele está conosco. Precisamos do apoio absoluto dele. Vinte e quatro horas ele está lá se tivermos algumas perguntas.”