Não é nenhum segredo que os brasileiros dão mais importância ao Mundial de Clubes do que os europeus. No entanto o Chelsea entra forte em busca do único título que ainda não conquistou e Thiago Silva, em entrevista ao site oficial do clube, falou sobre o seu sonho de jogar e conquistar a competição.
“Tive grandes decepções na minha carreira e essa [perder a Libertadores com o Fluminense] foi definitivamente uma delas.”
“Era um sonho de todos os torcedores do clube ganhar esse título. Foi a mesma história para mim em Paris, que foi uma grande decepção perder para o Bayern. Mas isso é futebol. Você tem que continuar trabalhando, e depois que eu cheguei em Londres, no meu primeiro ano eu trouxemos a Liga dos Campeões para casa. Era muito importante para mim.”
“Eu sempre tenho um sonho que eu quero alcançar. Eu realizei o sonho de ganhar a Liga dos Campeões. Agora tenho o sonho de ganhar o Mundial de Clubes, e depois o sonho de ganhar a Copa do Mundo no Catar.”
“É minha primeira vez jogando no Mundial de Clubes. Não só no Brasil, mas em toda a América do Sul, é uma competição muito emocionante e importante. Para o povo da Europa não é a taça mais importante, mas para mim, como o bom brasileiro que sou, é magnífico jogar nesta competição.”
Thiago Silva também falou sobre a equipe do Palmeiras, adversário do Chelsea na grande final do Mundial de Clubes, ressaltando suas qualidades.
“Eles são um clube muito bom no Brasil. No passado eles foram muito fortes, jogando muito na Libertadores e ganhando uma vez antes. Agora eles são um dos maiores clubes do Brasil, e ganharam a Libertadores dois anos seguidos dando-lhes a possibilidade de vir aqui e jogar essa competição.”
“Eles são um clube muito bem estruturado. Já vi isso quando a seleção treinou no centro de treinamento do Palmeiras. Eles merecem estar aqui, e nós temos que respeitar a história deles porque é um grande clube com bons torcedores.”
“É grande para eles, mas é grande para nós também. Nós nunca ganhamos e isso torna [o Mundial] extra importante. No final, é futebol. Um dos dois vai para casa triste, o outro vai para casa feliz.”
O Chelsea não teve vida fácil na semi-final contra o Al-Hilal, sendo muito pressionado no segundo tempo de jogo. Thiago Silva disse que o trabalho tem que ser bem feito para escrever mais história para o Chelsea.
“Em primeiro lugar, nos recuperamos bem da semifinal. Foi uma partida muito difícil de jogar. Tivemos apenas três dias antes da final, então você não tem muito tempo para trabalhar taticamente e planejar diferente para o time que enfrentamos, o Palmeiras.”
“Eles tiveram um dia extra para se preparar, mas não é uma desculpa. Nos preparamos bem, e espero que quando acabar, voltemos para Londres com esta taça.”
“Foi bom passar um tempo todos juntos esta semana e temos a chance de ganhar um excelente troféu, sobretudo porque o Chelsea ainda não fez isso. É muito importante para mim, para o clube, para o grupo e para a equipe, e nos preparamos da melhor maneira possível para trazer o troféu de volta para Londres.”