Depois da viagem ao oriente médio para a disputa do Mundial de Clubes da FIFA, o Chelsea entra em campo neste sábado (19/02) pela primeira vez como campeão mundial e o adversário será o Crystal Palace no Selhurst Park pela vigésima sexta rodada da Premier League.
Na última semana a equipe de Thomas Tuchel viajou para Abu Dhabi nos Emirados Árabes Unidos para a disputa do Mundial de Clubes da FIFA e se sagrou campeão da competição intercontinental. Na primeira partida no Mundial, Romelu Lukaku marcou o gol solo da vitória sob o Al Hilal ainda no primeiro tempo, garantindo a vaga na grande decisão.
No último sábado (12/02) contra a equipe do Palmeiras, o Chelsea venceu na prorrogação por 2-1 com um gol de pênalti convertido por Kai Havertz e conquistou o título inédito, sendo o terceiro da Era Thomas Tuchel em um ano.
Na Premier League no entanto o retrospecto do Chelsea em 2022 não é dos melhores. Embora tenha conquistado uma importante vitória por 2-0 em cima do rival londrino Tottenham no último dia 23/01 em Stamford Bridge com gols de Hakim Ziyech e Thiago Silva, os Blues venceram apenas um dos últimos cinco jogos na competição, acumulando três empates neste período.
Isso fez com que o Chelsea alcançasse os 47 pontos na tabela de classificação da Premier League, quatro a mais que o quarto colocado Manchester United, mas afastou a equipe dos dois primeiros colocados, ficando há sete pontos do segundo colocado Liverpool tendo o mesmo número de jogos disputados.
O Crystal Palace por sua vez vive uma campanha instável na Premier League. Ocupando a parte de baixo da tabela de classificação, os Eagles estão há cinco partidas sem conhecer uma vitória e conquistaram apenas três pontos de 15 disponíveis em 2022. Nas últimas cinco rodadas foram três empates e duas derrotas, o que colocou a equipe na décima terceira colocação com 26 pontos conquistados.
Buscando se afastar da zona de rebaixamento, a equipe de Patrick Vieira está há nove pontos do Norwich City, atual décimo oitavo colocado na tabela de classificação e luta para não deixar a margem diminuir.
NOTÍCIAS DAS EQUIPES
Thomas Tuchel tem mais uma importante baixa na equipe já que Mason Mount deixou o campo na final do Mundial de Clubes com uma lesão no tornozelo e deve desfalcar a equipe por cerca de duas semanas.
Reece James, fora desde a virada do ano com uma lesão, está próximo do seu retorno, podendo ser relacionado por Thomas Tuchel já na próxima semana, enquanto Ben Chilwell seguem fora de ação à longo prazo. Outro jogador que retornou aos treinos nesta semana é Ruben Loftus-Cheek, que foi desfalque no último mês também com uma lesão.
O Crystal Palace por sua vez não poderá contar com um dos destaques da equipe: Conor Gallagher, jogador emprestado pelo Chelsea e que está inelegível para a partida.
Já Nathan Ferguson deve ser desfalque na equipe até Abril, mas o campeão da Copa Africana de Nações com a seleção senegalesa, Cheikhou Kouyate, deve estar disponível para Patrick Vieira.
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
O habitual 3-4-2-1 ou 3-4-2 de Thomas Tuchel deve ser a preferência da equipe neste retorno à Premier League. Com isso Édouard Mandy deve ocupar o posto de goleiro titular pela primeira vez na Premier League desde sua ausência para defender sua seleção na Copa Africana de Nações.
Na defesa, Andreas Christensen, Thiago Silva e Antônio Rudiger devem ser presenças confirmadas, enquanto César Azpilicueta e Marcos Alonso devem ocupar as alas pela direita e esquerda respectivamente.
No meio de campo, Jorginho e Mateo Kovacic devem ser as escolhas de Thomas Tuchel. Na frente, Christian Pulisic, Hakim Ziyech e Romelu Lukaku devem ser as opções do treinador alemão.
O Crystal Palace por sua vez deve ser escalado por Vieira da seguinte maneira.
Provável escalação: Butland; Ward, Andersen, Guehi, Mitchell; Kouyate, Hughes, Schlupp; Ayew, Edouard, Zaha;
CURIOSIDADES DO CONFRONTO
- O Chelsea venceu 76% de seus jogos na Premier League contra o Crystal Palace (25/19), incluindo os últimos oito. Com um mínimo de 20 confrontos, é a maior porcentagem de vitórias que um time tem contra outro na história da competição;
- Quarenta por cento das vitórias do Crystal Palace na Premier League nesta temporada (duas em cinco) foram contra times que começam o dia entre os quatro primeiros colocados (3-0 contra Spurs e 2-0 contra Manchester City). Os Eagles nunca venceram três partidas contra times entre os quatro primeiros em uma única campanha na primeira divisão;
- Christian Pulisic marcou cinco gols em seus cinco jogos na Premier League contra o Palace, incluindo três em dois no Selhurst Park. É a equipe contra quem ele mais balançou as redes na Premier League;
- Michael Olise, do Palace, esteve diretamente envolvido em sete gols em seus últimos sete jogos em todas as competições (três gols e quatro assistências), enquanto no geral nesta temporada ele tem uma média de um gol ou assistência a cada 75 minutos.
EQUIPE DE ARBITRAGEM
A partida deste sábado será apitada por David Coote. Stuart Burt e Nick Hopton serão so assistentes, enquanto Michael Salisbury será o quarto árbitro. Michael Oliver e Neil Davies estarão no comando do VAR.
ONDE ASSISTIR
Crystal Palace x Chelsea pela vigésima sexta rodada da Premier League terá transmissão exclusiva do serviço de streaming Star+ neste sábado (19/02) ás 12:00 (horário de Brasília).
Você também pode acompanhar nossa cobertura completa nas nossas redes sociais e o tempo real da partida no nosso Twitter @ChelseaFansBra.