Domingo o Chelsea entra em campo em mais uma final, desta vez pela Carabao Cup e o adversário será a equipe do Liverpool. E nesta sexta-feira (25/02), Thomas Tuchel falou com a imprensa em Cobham sobre a grande decisão e revelou que existe somente uma baixa na equipe.
“Treinamos hoje com todos em campo, exceto Ben Chilwell, o que é uma notícia brilhante e é praticamente isso.”
“Ambos [Hakim Ziyech e Mateo Kovacic] estão bem desde hoje. Eles não estavam no campo com programas separados, todos se juntaram ao treinamento do primeiro ao último minuto. Temos até agora apenas reações positivas e espero que continue assim, teremos outro treinamento amanhã, para ter todo mundo disponível para domingo.”
Romelu Lukaku não tem vivido seus melhores dias desde que chegou ao Chelsea. Em má fase e com a confiança baixa, o atacante foi deixado no banco de reservas durante a vitória sob o Lille pela UEFA Champions League no meio de semana e Thomas Tuchel falou sobre o momento do jogador.
“Eu diria [que ele está] bom, como todo mundo. Você sabe, eu sei, ele é um jogador importante, se você pagar muito dinheiro hoje em dia para um único jogador há muito foco no jogador.”
“Se você se permitir dar um zoom um pouco para fora, ele jogou muitas partidas consecutivas desde o início para nós. Talvez tenhamos um pouco da mesma situação, por exemplo, com o Jorginho, que é um dos nossos capitães e não jogou muito desde o início ultimamente, porque a gente sente ele um pouco cansado, mentalmente cansado.”
“Mas o foco é enorme no Romelu [Lukaku], mas a situação é mais ou menos a mesma para o Jorginho. Às vezes não é justo, às vezes é um pouco demais. Ambos se entendem como jogadores de equipe, e eu entendo o grande foco, mas as coisas lá dentro que são muito claras, as decisões são claras, os jogadores as aceitam.”
“E uma vez que você joga pelo Chelsea você aceita que o time vem em primeiro lugar. É por isso que não há ressentimentos, nem de Romelu, nem de mim e nem de ninguém. Havia muitos jogadores que queriam estar em campo nas últimas partidas, mas que não jogaram porque apenas 11 podem começar. Isso nunca vai mudar.”
Recentemente noticiários italianos vêm informando que Romelu Lukaku está em busca de uma mudança de volta para a Inter de Milão, porém Thomas Tuchel não deu ideia aos comentários sobre a insatisfação do belga.
“Eu não li a manchete e estava absolutamente sem conhecimento da reação. Talvez seja a melhor coisa a se fazer. Confio nos meus jogadores e no foco deles.”
“Por outro lado, que outra escolha há? Não há período de transferência agora e todos estão muito envolvidos nos objetivos que queremos alcançar juntos. A verdade é que só podemos alcançá-los juntos, e só podemos alcançá-los com um Romelu forte, um Jorginho forte, com todo mundo forte.”
“Se todos desempenham seu papel para o melhor nível, então podemos ser uma equipe muito forte e podemos realizar nossos sonhos. E esse é o ponto. Portanto, não há absolutamente nenhuma necessidade agora de se distrair e ler essas manchetes, e se deixar levar por essas manchetes.”
“É muito calmo no momento, temos qualidade de volta no grupo, jogadores lesionados de volta ao grupo e é isso que ajuda quando cuidamos do processo diário.”
A final da UEFA Champions League não será mais realizada em St. Petersburg após os incidentes envolvendo Rússia e Ucrânia. Thomas Tuchel deu sua opinião sobre o assunto.
“Sim, eu sei e infelizmente eu acho que é a pior razão para mudar um local. A pior razão. Nós nos sentimos horríveis sobre isso em geral, ele obscurece nossas mentes e foco, é claro. Podemos entender a decisão.”
“No momento, não pensamos muito nisso [a final da Liga dos Campeões]. É bom que você mencionou isso e foi assim nas duas últimas por causa do coronavírus. Pensamos que isso não era uma boa notícia e agora temos notícias ainda piores. Há coisas mais importantes que o foco de nós, em geral, o esporte e globalmente falando não está na final [da Liga dos Campeões].”
Kepa Arrizabalaga foi o goleiro do Chelsea durante toda a campanha da Carabao Cup, mesmo com Édouard Mendy sendo o número 1 da equipe. Thomas Tuchel no entanto não revelou qual goleiro seria o titular na grande decisão contra os Reds.
“Em primeiro lugar, eu não vou lhe dizer. Tomaremos a decisão mais tarde, mas você tem uma razão para fazer a pergunta. A última competição [Mundial de Clubes] foi uma competição muito curta. Kepa jogou a semifinal e nos levou à final e então tomamos a decisão para Edou [Mendy] voltar da Copa Africana de Nações e começar a final.”
“É uma situação muito semelhante agora. A última decisão que tomaremos depois do treinamento, como sempre. Não há necessidade de tomar a decisão agora quando temos mais um treinamento pela frente. Kepa foi fantástico no período em que tivemos que ficar sem Edou, e por isso é uma situação desconfortável e muito confortável ao mesmo tempo.”
“Isso é muito fácil de responder: ele [Kepa] absolutamente merece jogar e eu não posso ser sentimental sobre isso. Eu tenho que fazer o que no final é na minha opinião a melhor solução para a equipe. Eu sei que esta posição é uma posição muito sensível.”
“Se Kepa fosse um jogador em campo como os outros dez jogadores não teríamos essas discussões, estaríamos cheios de elogios e ele sentiria isso com minutos.”
Jurgen Klopp tem sido um dos grandes treinadores do mundo com a equipe do Liverpool e nos dois confrontos contra Thomas Tuchel, dois empates. Questionado se gostava de enfrentar o compatriota e se mantém contato com o treinador dos Reds, Thomas Tuchel disse:
“Não, nós não falamos regularmente. Gosto de jogar contra equipes treinadas por Jurgen? Não é só puro prazer porque eles lhe dão um tempo difícil e nós estamos enfrentando ele com um time muito forte do Liverpool, com uma sequência muito forte de resultados, e em resultados brilhantes. Então, é um grande desafio, mas é uma grande ocasião e nos sentimos competitivos em relação aos nossos últimos jogos com o Liverpool.”
“Isso é o que queremos continuar. No final, e você sabe o que quero dizer, é um prazer conhecê-lo e estar em uma final em Wembley novamente. Eu sou muito grato por isso.”
O trabalho do treinador com o emocional dos jogadores nos bastidores pode fazer uma grande diferença em finais de competições. Thomas Tuchel revelou que falará com seus jogadores como normalmente faz, sendo um processo diário.
“Ainda não está decidido, mas eu acho, e nós dizemos muito sobre o processo diário, eu não acho que você cuide da final no dia anterior ou no dia da final. Você cuida da final diariamente quando ninguém está pensando na final.”
“Isso é o que te leva até lá. Quanto mais perto você se aproxima, mais rotina, mais comportamentos e princípios devem ser instalados: que você pode confiar em si mesmo, que você pode ser livre porque no final a tensão está crescendo. Tentamos dar menos informação e confiar em nós mesmos.”
“Não é o momento de fazer coisas loucas e ter conversas loucas. Mas mesmo isso muda de ocasião para ocasião, sentimento para sentimento. O que acha da sua equipe? Qual foi a abordagem? Quem é o adversário? Mas eu não quero lhe dar mais insights.”
O Liverpool vem sendo tratado como o favorito na final da Carabao Cup. Em grande forma, a equipe de Jurgen Klopp tem sido muito consistente nas últimas semanas e Thomas Tuchel comentou sobre o “favoritismo” da equipe vermelha.
“Eu não sei, mas talvez 51% ou 55% eles são os favoritos por causa da forma e resultados recentes. Mas todos nós sabemos, como quando éramos favoritos contra o Lille, que eles jogariam ao seu melhor nível, que eles desempenhariam o papel de azarão e não aceitarão isso como uma desvantagem.”
“Nem nós. Temos coisas em que confiar e já tivemos partidas apertadas contra o Liverpool. Acho que os últimos três foram todos empates, mas isso não vai acontecer em Wembley. Encontraremos um vencedor de alguma forma e sabemos muito bem o que é preciso para ter um jogo difícil contra eles.”
“Estamos confiantes de que temos tudo o que é preciso e temos que mostrá-lo. Acho que é o mesmo para eles e será bom ter um jogo como esse na final.”
Reece James retornou aos treinamentos durante a semana, estando apto para entrar em campo pela primeira vez em 2022. No entanto Thomas Tuchel não revelou se o jogador tem condições de ser titular na partida deste domingo.
“Uma pergunta muito, muito boa. Mesmo que quisesse, não sei se poderia responder agora. Ele parecia brilhante nas duas últimas sessões de treinamento, vamos esperar outra sessão e vamos ver se eu sou louco o suficiente para colocá-lo em campo ou se o lado razoável de mim ganha no final e vamos passo a passo.”
“Seria um grande passo, mas honestamente hoje, ele parecia muito forte, muito confiante e muito envolvido no treinamento que estou tentado a fazê-lo. Deixe-me ver. Temos um pouco de tempo e o mais importante é que ele está de volta e ele se sente confiante de que ele pode subir um nível como ele fez ontem e hoje. Ainda faltam dois dias e depois tomaremos a decisão.”
Kai Havertz tem sido destaque nas últimas partidas como titular, sendo muito participativo no ataque. O atacante alemão marcou o gol decisivo na final do Mundial de Clubes e abriu o placar contra o Lille nas oitavas da UEFA Champions League. Questionado se o alemão estaria justificando sua titularidade, Tuchel disse:
“Ele fez o suficiente para justificar? Isso é um claro que sim. Isso significa que ele precisa começar e vai começar? Não.”
“Nós também vamos decidir isso mais tarde. Vai depender do quanto ele jogou, do que precisamos, dos personagens queremos preencher as posições. Mas ele fez o suficiente nas últimas semanas? Absolutamente sim.”