A vitória do Chelsea sob o Luton Town por 3-2 para avançar na FA Cup foi ofuscada pelas dúvidas sobre o futuro do clube, após Roman Abramovich revelar em nota oficial a sua intenção de venda.
No entanto após o confronto, o treinador alemão comentou sobre a difícil partida contra a equipe da Championship.
“Difícil em termos das circunstâncias, sim. Uma grande diferença. Você vem de Wembley, de uma final depois de um merecido dia de folga, tivemos um dia para mudar nossa mente e nos estabelecer no novo desafio.”
“Havia muitos jogadores fora, estávamos mais ou menos sem jogadores defensivos, e estávamos em uma configuração completamente nova em uma competição diferente. Havia algum barulho, é claro, em torno do clube ao longo do dia, então não foi tão fácil de se concentrar.”
“Mas nós jogamos muito bem, eu acho. Cedemos imediatamente, mas tivemos grandes chances de não só empatar, mas de ir em frente. Então nós cedemos outro e no segundo tempo nós intensificamos, pressionamos, fomos implacáveis, nunca impacientes, e merecíamos ganhar.”
“Nós não esperávamos demais de nós e jogamos uma partida muito humilde, eu acho, muito seriamente.”
Thomas Tuchel também revelou a dificuldade de preparar a equipe em meio a muitas informações acerca do futuro do clube e ao fim da “Era Roman Abramovich”.
“Nós [como funcionários] não falamos sobre isso. Talvez você precise perguntar aos jogadores. Nós não falamos sobre isso, nós aceitamos que eles têm conexões de internet, que eles assistem TV. Então, é claro que eles sabiam [que Roman Abramovich está vendendo o clube]. Eles recebem mensagens.”
“Mas ainda assim, focamos na preparação apenas no esporte e talvez alguns jogadores sejam mais afetados e alguns menos. No final conseguimos nos concentrar e crescer no jogo. Encontramos a chave para ganhá-la.”
“Eu pessoalmente? Acho que não tenho que falar sobre isso. Eu não sei tanto quanto talvez você pensa. Não sou presidente ou membro do conselho. Tenho certeza que o clube vai falar conosco e com os jogadores e também é necessário.”
“Sim [alguém tem que lidar com a situação], mas eu não. Não posso esclarecer a situação. Tenho certeza de que um membro do conselho vai falar conosco e esclarecer a situação.”
Perguntado sobre os feitos de Roman Abramovich no clube e qual havia sido o último encontro com o atual dono, Thomas Tuchel continuou:
“É um pouco cedo demais, pois é uma notícia grande. É um pouco cedo para eu falar. Só posso pensar no Chelsea com Roman Abramovich, então é muito difícil para mim. Ainda não se terminou, mas é uma mudança maciça.”
“[A última vez que nos falamos foi] no campo em Abu Dhabi.”
Timo Werner e Romelu Lukaku marcaram os dois últimos gols da partida, e Thomas Tuchel acredita que isso pode ser um impulso para os jogadores.
“Timo [Werner] jogou muito bem, estou feliz por isso, e Romelu [Lukaku]conseguiu seu gol. Foi por isso que os deixamos em campo. Essas partidas são, no momento, as partidas mais importantes para eles, mesmo que eles pensem que deveriam ter jogado esta partida ou outra partida.”
“Queremos que eles joguem com foco total e levem isso a sério porque é aqui que você cresce em confiança, onde você pode obter sua confiança. Timo foi muito bem e Romelu fez seu gol, então é apenas positivo.”
“Por outro lado, é por isso que eles estão aqui em partidas como esta quando é difícil mostrar permanentemente que você é o melhor time ou todas as suas qualidades, você precisa mostrar os pequenos momentos para passar e depois esquecer o jogo porque você está no empate para a próxima rodada. Isso é o que fizemos e é por isso que estou feliz.”
Finalizando a coletiva, Thomas Tuchel foi questionado se estaria preocupado com o futuro e o que a saída de Abramovich pode significar para o clube, ele disse:
“Não estou muito preocupado como ainda me sinto privilegiado e em um bom lugar. Espero e confio pelo melhor. Sou uma pessoa que se preocupa com coisas que não posso influenciar.”
“É uma notícia enorme e será uma grande mudança, mas também nunca tenho medo de mudanças e vou focar no que posso influenciar. Esta é a equipe de Cobham.”