Muitas dúvidas estão no ar em relação ao futuro do Chelsea após as sanções do governo britânico à Roman Abramovich e a venda do clube. Com suas operações limitadas por conte de bloqueios bancários, o Chelsea vive uma situação inusitada e antes da partida contra o Newcastle United neste domingo (13/03), Petr Cech, lenda do clube e diretor técnico, revelou a situação no momento.
“Vamos dia após dia. Esperamos que a situação seja mais clara em breve. Esperamos que as pessoas que trabalham para o clube possam receber seus salários. É uma situação do dia a dia.”
“As pessoas tentam pegar os últimos 19 anos [do Chelsea] e apagá-los da memória da comunidade do futebol. Às vezes os clubes mudam de dono e sabemos que estamos na mesma situação. A nossa é diferente de uma forma devido às circunstâncias. Vamos dia após dia e esperamos que o novo dono venha e queira continuar esse legado do clube para ser competitivo e cuidar da comunidade.”
“O Chelsea tem muita história e sucesso, o que se resume a essas pessoas desde que foi fundado. Ouvi dizer que as pessoas pegam os últimos 19 anos, mas não se trata de dinheiro. É sobre o trabalho dedicado, duro, jogadores e pessoas nos bastidores. Fizemos isso nas regras e FFP e isso não deve ser esquecido.”
O Chelsea também tem muitos jogadores importantes do elenco em final de contrato, e em meio à possibilidade de não ser capaz de renovar tais vínculos, Cech disse:
“Isso é algo que não sabemos no momento. Gostaríamos de saber o que podemos fazer com a equipe daqui para frente e quais são os limites e oportunidades para nós. Sem essas respostas, é difícil planejar.”
Dúvidas também foram levantadas quanto ao futuro de Thomas Tuchel no clube, no entanto Cech tratou de lembrar a duração do atual contrato do treinador alemão com o clube e seu trabalho à frente da equipe.
“Thomas tem contrato até 2024. Do jeito que está, nos disseram que os contratos serão válidos. Dessa forma, esperamos tê-lo como treinador e ele tem sido brilhante em todos os níveis.”
Petr Cech também revelou que o clube está em conversas constantes com o governo britânico para que a situação seja resolvida o mais breve possível, no entanto não deu maiores detalhes.
“Isso é algo em que não estou envolvido, mas temos a diretoria e as pessoas do clube conversando com o Governo sobre como podemos operar e continuar. Tentamos fazer o melhor que podemos no dia a dia, para cada jogo e todos os dias.”
“Esperamos que a situação seja mais clara em breve. Esperamos que as pessoas que trabalham para o clube possam receber seus salários e viver suas vidas e trabalhar. Mas esta é uma pergunta difícil para eu responder, pois não sei se as respostas ou licenças serão em dias.”