Antes nunca adversários pela Champions League, agora, Chelsea e Real Madrid se enfrentarão pela segunda temporada consecutiva num mata-mata. Em 2020/21, o duelo foi válido pela semifinal e teve os Blues como classificado, que viria a ser o campeão europeu. Dessa vez, o confronto acontecerá pelas quartas-de-final, dentro de um chaveamento que prevê uma semifinal contra Manchester City ou Atlético de Madrid.
HISTÓRICO DO CONFRONTO
Chelsea e Real Madrid se enfrentaram apenas 5 vezes em jogos oficiais durante a história. O clube merengue nunca venceu os londrinos. Pela Taça das Taças na temporada de 1970/71, empataram o primeiro jogo em 1 a 1 e os Blues venceram o segundo duelo por 2 a 1, se sagrando campeões sobre o atual hexacampeão europeu. Quase 30 anos depois, voltaram a disputar uma final, dessa vez da Supercopa da UEFA de 1998, com nova vitória dos Blues por 1 a 0, em um time que tinha em campo quem seria o comandante do primeiro título de Champions, Roberto Di Matteo, além de jogadores como Casiraghi e Zola.
O último e recente confronto na última temporada manteve o Chelsea invicto frente ao Real Madrid, com um empate em 1 a 1 no Santiago Bernabéu e uma vitória por 2 a 0 no jogo da volta em Stamford Bridge, que classificou a equipe londrina.
DUELO DE GERAÇÕES
O mata-mata coloca frente a frente dois treinadores de diferentes gerações. O alemão Thomas Tuchel (48 anos) já tem em seu currículo duas finais de UCL, com um vice-campeonato – pelo PSG – e o título que o premiou na última temporada como melhor treinador do mundo. Do outro lado, o experiente treinador italiano Carlos Ancelotti (62 anos) busca sua quinta final, tendo sido campeão três vezes, duas pelo Milan e uma pelo próprio Real Madrid. Um duelo tático de encher os olhos que cruza duas das três defesas menos vazadas do campeonato.
O QUE PODEMOS ESPERAR?
Sem dúvidas, o duelo mais equilibrado das quartas-de-finais. O Chelsea, atual 3º colocado da Premier League e já sem muitas pretensões de título, enfrenta um Real Madrid atual líder da La Liga, em grande fase de Vini Jr e Benzema no setor ofensivo e vindo de uma virada histórica contra o PSG, com direito a hat-trick do atacante francês. Dito isso, se esperam dois jogos de altíssimo nível e que muito provavelmente serão decididos no detalhe. Fazer o placar positivo e largar na frente já no jogo em Londres será fundamental para que o Chelsea use sua consistência defensiva para segurar o ataque merengue em Madrid.
Ainda sem data exata definida, a informação mais atualizada é que os jogos de ida ocorrerão nos dias 5 e 6 de abril, enquanto os de volta acontecerão nos dias 12 e 13 de abril. A partida de ida será em Stamford Bridge, a volta no Santiago Bernabéu.