Thomas Tuchel revela retorno de Reece James, fala sobre a situação do clube, o futuro de três jogadores e o que espera da partida contra o Brentford

-

Como de costume, Thomas Tuchel falou com a imprensa antes de uma partida importante do final de semana. Os Blues voltam a campo após a pausa internacional e enfrentam o recém promovido Brentford em Stamford Bridge.

O treinador conversou sobre diversos assuntos, dentre eles revelou apenas duas baixas na equipe para o final de semana, já que Ben Chilwell e Callum Hudson-Odoi seguem fora por lesão, embora o segundo já esteja treinando com o restante do grupo.

“Callum Hudson-Odoi e Ben Chilwell perderão o jogo amanhã. Callum ainda sente seu aquiles um pouco e tem alguns problemas lombares. Todos os outros estavam treinando.”

“É sempre um desafio voltar depois dessas pausas. Todos estavam em todo o mundo com experiências diferentes, algumas delas muito bem sucedidas, outras não. Alguns jogaram muito, outros têm viajaram. É sempre um desafio voltar, mas é hora de se reagrupar e ir novamente amanhã.”

Thomas Tuchel também revelou que Reece James está recuperado e apto para entrar em campo contra o Brentford neste sábado, sendo uma opção para ala direita.

“Pronto para jogar, Reece [James] está no esquadrão para amanhã.”

Muitos rumores davam conta da saída de César Azpilicueta para o Barcelona ao final da temporada, mas uma cláusula de extensão contratual foi ativada quando o capitão da equipe atingiu a marca de 30 partidas na temporada, o comprometendo com o clube até 2023. Thomas Tuchel confirmou a informação e revelou sua felicidade com a permanência de um dos jogadores mais importantes do atual elenco.

“Eu sabia que ia acontecer [a renovação automática] porque eu sabia a quantidade de jogos antes de acontecer. Foi muito perto e é uma coisa boa, estávamos cientes disso e são boas notícias para nós. Temos um contrato, ele é nosso capitão, é uma possibilidade muito grande que ele vai ficar.”

“Bem, eu sabia o tempo todo que isso é muito provável de acontecer [a renovação automática] porque ele é um titular regular com a gente. Eu sabia o número de jogos que precisávamos para fazê-lo ficar, para garantir que seu contrato continuasse ou se estendesse. É por isso que estou muito feliz. Você sabe o quanto eu confio nele e quanto impacto ele tem neste grupo e neste clube. É uma notícia muito boa para nós.”

Tem sido relatado na imprensa uma reunião entre o empresário de Antônio Rudiger com diretores do Barcelona, o que poderia ver o zagueiro deixar o clube ao final do seu contrato como agente livre.

Thomas Tuchel disse desconhecer sobre a reunião e deu sua opinião sobre o assunto.

“Se for verdade, é claro. Eu tentaria encontrá-lo se estivesse em qualquer outro clube. Ele ainda é nosso jogador e ainda achamos que há uma boa chance de ele continuar sendo nosso jogador quando as coisas [venda do clube] forem resolvidas. Esta situação é a situação no momento, nossas mãos estão atadas. Não podemos falar ou negociar com ele e seu empresário. É justo se for verdade que ele ouça outras ofertas. É assim que as coisas são, mas ainda estou confiante.”

Quatro finalistas disputam a aquisição do Chelsea após a lista ser enxugada pelo Raine Group. Perguntado sobre novidades sobre a venda do clube e se haviam reuniões agendadas para os potenciais donos o conhecerem, Tuchel disse:

“Não tenho certeza se eu poderia mesmo lhe dizer os nomes dos consórcios e novos licitantes. É minha informação que é até quatro e nas próximas semanas devem ser mais conversas e negociações.”

“Não, absolutamente não. Eu não tenho certeza se eles querem e eu não tenho certeza se eu deveria. Não sei se é uma boa ideia ou uma má ideia. Talvez seja melhor estar envolvido – se eu estiver envolvido – o mais tarde possível.”

Apesar de ter vencido todas as partidas do mês de março da Premier League e com bons desempenhos, Thomas Tuchel viu Mikel Arteta ser eleito o treinador do mês da competição. Ele comentou sobre o assunto quando abordado.

“Não, está tudo bem. É razoável e eu não me preocupo. Podemos deixar assim: ganhamos todos os jogos e eu não recebo o prêmio. Eu não posso estar mais feliz.”

As regras para os torcedores do Chelsea comprarem ingressos da FA Cup e UEFA Champions League para os jogos em Stamford Bridge foram flexibilizadas pelo governo, embora na Premier League somente os detentores dos carnês da temporada estejam aptos para ir ao estádio.

Thomas Tuchel falou da importância de ter os torcedores presentes nas partidas para apoiar e motivar os jogadores.

“Do ponto de vista da equipe e de uma perspectiva esportiva, seria perfeito ter todos os nossos espectadores no estádio para nos apoiar. Estamos felizes que as coisas mudaram e podemos ter torcedores na semifinal da FA Cup e na Liga dos Campeões.”

“Amanhã, todo mundo precisa intensificar e todo mundo tem a responsabilidade de criar uma boa atmosfera. Precisamos de nossos apoiadores e se tivermos um pouco menos, eles têm que compensar os que faltam.”

Jorginho viu a seleção italiana fracassar na missão de se classificar para a Copa do Mundo do Qatar, sendo eliminada surpreendentemente para a Macedônia do Norte.

No entanto Thomas Tuchel revelou que o jogador está bem e focado no restante da temporada com a equipe.

“[Jorginho está] Bem como sempre. Para ser honesto, não falei muito com ele sobre isso. O que eu poderia dizer para fazer a dor dele desaparecer? Nada. E eu teria sido a 200ª pessoa a dizer a ele, “vamos lá, mantenha sua cabeça erguida”. Como sempre, é nosso trabalho criar um ambiente e uma atmosfera onde os jogadores se sintam bem-vindos e seguros, não importa o que aconteça lá fora. Claro, isso acontece no esporte e é horrível para ele e seus companheiros de equipe.”

“Aqui é um lugar seguro para ele e é assim que eu o senti. Ele tem sido muito forte no treinamento, ele chegou um dia antes do que precisava. É por isso que eu tive a sensação de que ele adorou estar de volta e estar nesse ambiente porque é um ambiente positivo para os jogadores.”

Com toda a situação do clube e a impossibilidade de realizar transações e fazer negociações, o Chelsea pode perder oportunidades de mercado. Com muitas equipes já planejando a próxima temporada, Thomas Tuchel revelou que é difícil adivinhar o que vêm à seguir e se existe alguma desvantagem no momento.

“É difícil adivinhar o quanto de desvantagem. É impossível, porém, é por isso que não fazemos isso. Focamos no que temos agora e nos próximos jogos. Então, talvez seja uma vantagem porque não podemos nos distrair e lidamos com a desvantagem mais tarde, quando espero que as coisas estejam claras.”

Thiago Silva e Christian Pulisic tiveram as viagens mais longas da pausa internacional, com o norte americano jogando muitos minutos para classificar a seleção norte americana para a Copa do Mundo do Qatar. Thomas Tuchel explicou a situação de ambos os jogadores, mas não deu pistas sobre a disponibilidade para o fim de semana.

ORLANDO, FLORIDA – MARCH 27: Christian Pulisic #10 of the United States reacts during the first half against Panama at Exploria Stadium on March 27, 2022 in Orlando, Florida. (Photo by Julio Aguilar/Getty Images)

“Thiago é um pouco diferente do Christian [Pulisic]. Thiago não jogou a terceira partida com o Brasil e voltou um dia antes. Ele não tinha a mesma viagem rápida que Christian. O Thiago esteve aqui ontem e treinou hoje e se sente muito bem, então ele está disponível para amanhã.”

“Para Christian, temos que decidir. Ele não treinou hoje e decidimos dar-lhe outra sessão de recuperação. Ele não treinou com a equipe, mas ele estava aqui. Ele estava muito cansado porque jogou um dia atrás – um dia e meio atrás – com 85 minutos e jogou todas as três partidas pelos EUA. Precisamos descobrir se isso faz sentido e se faz sentido, por quantos minutos faz sentido amanhã.”

Muitos treinadores, inclusive Thomas Tuchel, reclamaram sobre a permissão para a realização de apenas três alterações nesta temporada da Premier League. Nesta semana no entanto a entidade revelou que cinco substituições serão permitidas na próxima temporada e Thomas Tuchel deu sua opinião sobre o assunto.

Chelsea coach Thomas Tuchel (R) talks with Chelsea’s midfielder Mateo Kovacic (C) during the 2021 FIFA Club World Cup final football match between Brazil’s Palmeiras and England’s Chelsea at Mohammed Bin Zayed stadium in Abu Dhabi, on February 12, 2022. (Photo by KARIM SAHIB / AFP) (Photo by KARIM SAHIB/AFP via Getty Images)

“É uma decisão brilhante – fomos a única liga que fez isso na Europa, então é uma excelente decisão. Ouso dizer que é uma excelente decisão para todos, porque eu também fui treinador de equipes azarões tempo suficiente e eu adoraria ter cinco substituições para garantir que mais jogadores joguem e aumentem ou mantenham o nível de intensidade ou aumentem a intensidade contra equipes mais fortes.”

“Para nós, dada a quantidade de jogos que jogamos, a quantidade de competições que jogamos, a quantidade de jogadores que vão embora em serviço internacional – e eles vão novamente no verão com a Liga das Nações – é absolutamente necessário proteger os jogadores, proteger a qualidade e usar todo o potencial de influências táticas no jogo. Então, decisão muito boa.”

Romelu Lukaku chegou nesta temporada, mas um retorno à Itália tem sido reportado pela imprensa italiana desde a polêmica entrevista. Thomas Tuchel tirou o foco sobre o assunto, revelando que o futuro do jogador está em Stamford Bridge.

“Nós não refletimos sobre isso. A situação no momento é que não podemos falar com os jogadores, não podemos vender e não podemos comprar. Neste momento, não precisamos pensar nisso. Estes são os jogadores que temos e Romelu [Lukaku] ainda desempenha um grande papel em nossos planos. Não o papel que talvez ele queira e eu entendo totalmente isso, mas ele usou seu tempo para se desconectar um pouco, teve uma semana de férias, e então ele estava de volta com a gente.”

“Eu o sinto muito motivado, muito forte nos treinos, muito envolvido quando fazemos os jogos. Ele é um vencedor e ele vai continuar um vencedor e permanecer importante conosco. Ele fez um bom jogo contra Middlesbrough, o que foi um grande impulso para todos nós e para ele pessoalmente. E no momento, não há espaço para mau humor e espaço para decepção. Simplesmente não há.”

“Eu verifiquei o horário na semana passada e eu sabia que este era o horário mas uma vez que está na sua frente, você vê o que está por vir. Há muitas partidas nas semanas decisivas da temporada. É por isso que não há espaço agora para segundas intenções, estar distraído ou desapontado. Precisamos de todos, de todos os jogadores e isso inclui Romelu.”

O Chelsea não teve vida fácil contra o Brentford na partida realizada na casa do rival. Voltando de uma pausa após uma grande sequência positiva de resultados, Thomas Tuchel refletiu sobre o primeiro confronto e falou das qualidades da equipe de Thomas Frank.

BRENTFORD, ENGLAND – OCTOBER 16: Pontus Jansson of Brentford has his shot saved by Edouard Mendy of Chelsea during the Premier League match between Brentford and Chelsea at Brentford Community Stadium on October 16, 2021 in Brentford, England. (Photo by Clive Rose/Getty Images)

“Talvez também seja normal como um recém-chegado na liga mais difícil do mundo. Eles esperavam talvez não voar durante a temporada como eles começaram. Quando jogamos com eles na primeira partida, foi talvez um dos piores momentos para jogar contra eles, porque eles estavam absolutamente voando. Eles estavam cheios de positividade e crença, fizemos um jogo muito bom e lutamos nos últimos 18 minutos como loucos e precisávamos defender e ter muita sorte para escapar com três pontos.”

“Depois tivemos outra partida em Brentford na Carabao Cup, jogamos muito bem e aprendemos com a primeira partida. Esse é o desafio para amanhã. Eles jogaram por um longo período da temporada em uma linha de cinco, um 5-3-2, mas eles mudaram nas últimas partidas para um 4-3-3. Vamos ver o que eles fazem amanhã. Eles ainda são uma equipe muito física, uma equipe muito direta.”

“Eles ainda são uma equipe que depende muito de peças definidas para que saibamos e precisamos estar prontos. Esperamos um jogo difícil novamente.”

Christian Eriksen retornou ao futebol jogando pelo Brentford e tem sido um dos bons nomes da equipe. Thomas Tuchel revelou que não esteve seguindo a história recente do jogador, mas revelou a importância do seu retorno à Premier League.

“Eu não estava particularmente seguindo cada pequeno passo, mas eu estou ciente da história. É brilhante ele estar de volta e na Premier League e tem a chance de desfrutar do futebol neste nível, é uma notícia perfeita e uma grande história.”

O presidente do Barcelona, Joan Laporte revelou acordos com um zagueiro e um meio campista. Questionado se o zagueiro mencionado seria Andreas Christensen, Thomas Tuchel foi curto na resposta, os levando apenas como rumores.

“Ouvimos os rumores. Os mesmos rumores [como você]. Não tenho confirmação para você, pois não falei com Andreas [Christensen] sobre isso no momento, mas ouvimos os mesmos rumores, então. É isso.”

Ivan Nolasco Junior
Ivan Nolasco Junior
Torcedor fanático pelo Chelsea Football Club, fundador, diretor geral e redator do Chelsea Fans Brasil.

REDES SOCIAIS

Receba nossas atualizações em tempo real no nosso canal de transmissão do Telegram

ÚLTIMAS

Faça parte agora mesmo do nosso clube oficial de torcedores!

RELACIONADOSLeia mais
Leitura recomendada

error: Conteúdo protegido!