Na manhã desta sexta-feira (15/04) Thomas Tuchel falou com a imprensa antes da partida da semi-final da FA Cup, que será disputada neste domingo.
Com os Blues olhando para alcançar sua terceira final consecutiva na competição, Thomas Tuchel forneceu atualizações sobre seus jogadores e comentou sobre outros assuntos referentes ao clube, falando primeiramente sobre o congelamento dos bens do diretor do clube Eugene Tenenbaum.
“Nós lemos ontem, eu vi ontem no noticiário. Não era muito mais sobre isso também para nós. Não sei as implicações e o que significa para o clube agora. Eu estava com a equipe aqui ontem e ouvimos. No momento, não é mais uma distração, apenas mais uma do mesmo tipo. Ainda esperamos que as coisas se acalmem no processo com o Governo.”
O prazo para ofertas melhoradas dos licitantes finais do clube se encerrou e Thomas Tuchel comentou novamente sobre o assunto que definirá o novo proprietário do clube.
“Para ser honesto, não [não ouvi atualizações], ainda é um processo. Ouvi dizer que as conversas estão em andamento com o Governo. Ainda não estou envolvido, o que me alegra porque temos muito o que focar aqui e é para lá que nosso foco vai [os jogos]. Esperamos que as coisas sejam resolvidas o mais rápido possível para ter clareza, mas entendo que não é tão fácil.”
Apesar de uma grande atuação e vitória em cima do Real Madrid no Santiago Bernabéu, o Chelsea foi eliminado da UEFA Champions League pelos espanhóis no placar agregado do confronto. Thomas Tuchel falou novamente sobre o confronto e o sentimento da equipe.
“Acho que estamos no meio [confiantes e chateados]. Do sábio confiança e eu acho que é um grande impulso, mas ainda é uma decepção sair da Liga dos Campeões nas quartas-de-final.”
“Não é um grande drama, mas claro que não desse jeito, mas ainda assim uma decepção porque sentimos que poderíamos ser uma das quatro equipes na semifinal. Essa é uma sensação estranha porque tivemos uma grande tarefa de ir para Madri, vencer por pelo menos dois ou três gols e estávamos três gols à frente.”
“Em um jogo eliminatório no Bernabéu, foi uma performance fantástica e fica assim, mas ainda tem um gosto amargo porque estamos fora da Liga dos Campeões. Em ambas as partidas cometemos muitos erros individuais, muitos foram punidos pela qualidade individual. Ainda está um pouco no meio para mim, mas nos recuperamos dos dois resultados e atuações contra Brentford e Madrid, que ganhamos os dois jogos depois disso.”
“Há um grande jogo eliminatório chegando em Wembley, na minha opinião, uma coisa boa. Há uma grande recompensa vindo com ele, então não é um jogo “normal” na Premier League para coletar pontos, mas imediatamente outra partida eliminatória. Como sabe, acho que os jogadores também estão um pouco no meio. Não falamos muito sobre isso com eles, tivemos treinamento para um jogo de domingo. Vamos usá-lo para suar, digeri-lo completamente e estar prontos para domingo.”
O Chelsea tem sido a equipe europeia que mais entrou em campo em 2022, tendo ainda disputado algumas prorrogações no Mundial de Clubes, FA Cup e Champions League. Thomas Tuchel falou sobre o calendário congestionado da equipe nesta temporada.
“É muito difícil, muito exigente. Demos uma olhada logo após o jogo nos minutos jogados nesta temporada. Somos de longe o time que mais jogou minutos. Adicionamos alguns minutos desnecessários em prorrogações e isso soma mais um ou meio ou dois jogos.”
“É muito exigente, mas é para isso que sou um treinador. Acho que Jurgen (Klopp) mencionou o início de um jogo das 12h30 para sua equipe em um sábado, isso é às vezes, sim. Tivemos ou teremos às vezes a sensação de que se você jogar no domingo e novamente um domingo poderia absolutamente fazer sentido jogar em uma quarta-feira.”
“Tivemos às vezes a situação que precisávamos jogar em uma terça-feira para tornar as coisas apertadas para um jogo e uma diferença maior para o outro jogo. Entre o cronograma, que não reclamamos porque significa que estamos em outras competições e queremos ter esse cronograma porque ele diz que você joga muito, no meio pode haver ajustes para facilitar a recuperação e cuidar dos jogadores.”
“É sobre os jogadores deste jogo e tomar cuidado eles não se machucam e nós os impedimos. Precisamos de horas para nos recuperarmos e não sentar no ônibus e no avião de novo. Nesses detalhes concordo com ele [Klopp], em geral é um cronograma estressante, mas adoramos ao mesmo tempo. As cinco alterações vão ajudar muito.”
Um dos destaques do Crystal Palace, o jovem Conor Gallagher do Chelsea, não estará disponível para entrar em campo. Thomas Tuchel revelou a frustração do jogador.
“Tive a chance de falar com Conor [Gallagher], também pude ver sua frustração. Nos encontramos há algumas semanas, depois da pausa nacional por coincidência. Nos encontramos em um restaurante e conversamos e o assunto veio à tona… Pedi desculpas porque sei como ele é competitivo e gosto muito dele, conheço muito bem o caráter dele e foi um prazer tê-lo aqui na pré-temporada.”
“É assim que as coisas são, jogamos para ganhar o jogo e as regras eram claras quando fizemos o empréstimo. Eu posso entender totalmente Patrick Vieira e a decepção do Conor, mas essas são as regras quando fizemos o empréstimo e não queremos sofrer com nossas regras.”
O Crystal Palace tem feito uma campanha com grandes resultados sob o comando de Patrick Vieira e ocupa a metade da tabela da Premier League, além de ter alcançado a semi-final da FA Cup. Thomas Tuchel falou sobre o adversário do final de semana e os seus níveis de jogo.
“O nível constante em que eles estão jogando, com alto nível de energia, comprometimento. Eles estão jogando durante toda a temporada da mesma forma. É uma grande crença, um verdadeiro esforço de equipe, muito perto do treinador.”
“Eles estão acalmando o clube, acalmando a situação que não foi fácil com tantos jogadores saindo antes da temporada. [Vieira] Fez um trabalho fantástico, criou uma equipe muito enérgica cheia de qualidade individual e equipe de contra-ataque muito, muito perigoso.”
“Um grupo comprometido, muito difícil de jogar contra na PL e será difícil. Para nós e para eles é uma grande oportunidade de jogar em Wembley e precisamos estar muito bem preparados para controlar os contra-ataques, a qualidade individual, os dribles e jogar com o mesmo nível de intensidade. Eles podem criar uma certa atmosfera, especialmente no Selhurst Park, mas também em Wembley.”
Dentre os destaques do Crystal Palace está o jovem defensor Marc Guehi, ex-Chelsea que foi negociado pelo clube no início da temporada. Sendo uma peça importante no sistema defensivo de Vieira, Guehi se estabeleceu na equipe e Thomas Tuchel comentou sobre os jovens que deixaram o clube recentemente.
“É uma decisão que tomamos juntos e estamos felizes com essas decisões e eu não podemos voltar atrás e refletir neste momento. Quando tomamos as decisões, era a coisa certa a fazer dadas as circunstâncias. Por exemplo, decisões individuais. Para Tino Livramento, tínhamos um plano e queríamos, preferimos um empréstimo, mas ele viu seu futuro ir e a situação que era então melhor concordar com a venda.”
“Para Marc Guehi é um desenvolvimento fantástico. É impossível dizer que se o mantivéssemos ele teria sido melhor, pior ou sido o mesmo. Talvez ele precisasse disso [sair do clube]. Talvez ele precisasse da mudança de ambiente, de um clube diferente, de um papel diferente, mais minutos para desenvolver todo o seu potencial.”
“Ele só diz várias vezes que se você confia em jogadores mais jovens e tem um papel para eles, eles podem em um nível muito regular de expectativas de jogo e até mesmo desempenho excessivo. É bom ver tantos jogadores do Chelsea em todas as ligas. Estamos bem cientes disso. É bom jogar contra eles e vê-los se desenvolver.”
“Sempre usaremos o maior número de jogadores da academia sempre que possível. Eu disse antes eu acho que isso torna o clube muito especial e torna todos os times do mundo muito especiais se você tem a mistura entre jogadores de classe mundial, grandes personalidades do exterior e fora do clube misturado com garotos da academia.”
“É muito importante também que os garotos da academia correspondam ao nível, percebam o nível de comprometimento, de profissionalismo, de jogadores que vêm de outros clubes, tragam o melhor de suas culturas. É muito importante que nossos jovens e jogadores da academia aceitem essa mistura e aceitem esse desafio. Então pode ser muito especial porque é isso que torna as equipes especiais, que existem placas da academia.”
Thomas Tuchel também forneceu atualizações sobre seus jogadores disponíveis para a partida, revelando baixas e um possível retorno para o final de semana.
“Sim [quase todos estão disponíveis], exceto por Ben Chilwell e Callum Hudson-Odoi. Todos parecem estar bem. Ainda tenho mais dois treinamentos para realizar, então dedos cruzados. Romelu [Lukaku] voltou ao treino ontem, vamos ver se ele tem alguma reação ou não. Todos devem ficar bem.”
Thomas Tuchel também falou sobre a proteção aos jogadores que deve ser dada pelos árbitros durante as partidas para evitar graves lesões e anti-jogo.
“Claro que devemos sempre proteger os jogadores. Os torcedores querem ver os jogadores no estádio, não há dúvida. Devemos protegê-los, não superprotege-los. Há sempre uma linha entre um tackle justo e duro. Esta é a cultura do futebol inglês e da Premier League, para deixar o jogo correr e aceitar uma certa quantidade de fisicalidade que talvez não seja aceita em outras ligas.”
“É justo, faz parte da disputa e claro que todos lutamos pela mesma coisa, por disputas imprudentes e cruéis e não vemos e não podemos se proteger, é claro que precisamos proteger os jogadores. Acho que todo árbitro faz o seu melhor para fazer isso em cada partida. Eu não estou ciente da discussão no momento, talvez eu estava muito focado em nossas coisas.”
“É assim, é um julgamento muito individual que você tem que tomar para mais ou menos cada dividida. Com certeza, de pura frustração ou ferir as pessoas, devemos proteger absolutamente os jogadores, é claro.”