No primeiro jogo da nova era, o Chelsea não conseguiu a vitória diante do Wolverhampton, mesmo abrindo dois gols de vantagem com um doublete de Romelu Lukaku, deixando mais dois pontos escaparem na Premier League.
Após a partida Thomas Tuchel não escondeu sua frustração com o resultado da equipe que ainda luta para confirmar seu posto na tabela de classificação.
“É claro [é frustrante]. Acho que começamos as duas metades [do primeiro e segundo tempo] muito bem, controlamos a partida com uma abordagem muito ofensiva para este jogo de hoje. Um 5-3-2 muito ofensivo, sabíamos dos riscos na cobertura para evitar contra-ataques.”
“Sabíamos disso, então precisávamos ser muito, muito disciplinados. Mostramos disciplina na maior parte do primeiro tempo, mas em algumas situações corremos muito risco e perdemos disciplina na formação e não podemos fazer isso porque foi uma abordagem muito ofensiva. Houveram alguns momentos perigosos no final do primeiro tempo em que tivemos sorte de não ceder [o gol]. Tivemos azar de não marcar, não sei se foi falta na construção do gol.”
“No segundo tempo lembramos a equipe de manter o plano, executar o plano de jogo com mais disciplina e mais precisamente e estávamos vencendo por 2-0 e novamente corremos muitos risco em situações onde você não pode correr esse tipo de risco. Convidamos os contra-ataques e grandes chances. Uma vez que você faz isso, você perde a confiança e convida o oponente a acreditar que algo é possível quando é desnecessário.”
Romelu Lukaku não vinha de boas atuações e recentemente não havia nem saído do banco de reservas e Thomas Tuchel se mostrou feliz com a atuação do belga, mesmo com o resultado ruim.
“Sim, mas pessoal. Ok bom desempenho, mas este não é o momento para falar sobre performances individuais e elogiar os jogadores. Fazemos isso como uma equipe e perdemos pontos cruciais. Este não é o momento para louvar os indivíduos.”
O Chelsea sofreu o gol de empate aos 95 minutos da partida, após o árbitro dar seis minutos no segundo tempo. Perguntado se o tempo adicionado pelo árbitro foi correto, Tuchel disse:
“Sim, eu acho que sim. Não fiquei surpreso com isso. Não estou no controle, mas parece que não houve muito tempo jogado, então não houve problema.”
O desempenho do Chelsea caiu nos últimos 15 minutos após ceder o primeiro gol pros lobos e Thomas Tuchel acredita que o problema foi a estrutura da equipe à partir deste momento.
“Não se trata de cair muito de nível. É sobre a estrutura, onde você perde a bola, posições individuais, então o adversário toma uma abordagem louca porque eles não têm nada a perder. Não conseguimos marcar o terceiro, tivemos grandes chances de marcar o terceiro. Grandes chances que nem criamos porque o passe estava faltando, o drible estava errado, a decisão estava errada. Em algum momento jogamos como se estivéssemos perdendo de 2-0, então eu não acho que nós éramos muito profundos, o oposto.”
“Então tentamos responder a isso e mudar a estrutura. Não sei se essa foi a decisão certa para mim, preciso tomar cuidado. É uma falta de execução do plano de jogo durante toda a metade e fomos punidos por isso. Se é justo ou não, não vale a pena discutir.”
Marcos Alonso foi substituído logo no intervalo por Saúl Ñíguez e César Azpilicueta foi deslocado para a ala, movendo Reece James pra defesa. Thomas Tuchel explicou suas mudanças no intervalo.
“Azpi recebeu cartão amarelo e foi muito ativo no primeiro tempo, mas foi muito ofensivo. Ele se arriscou demais lá e às vezes só tínhamos Ruben [Loftus-Cheek] como jogador na sobra no 2vs2 e foi por isso que mudamos. Azpi tinha um cartão amarelo e queríamos as subidas dele no segundo tempo. Fiquei muito feliz com a forma como começamos o segundo tempo, criamos chances e meias chances e tivemos situações suficientes para ter uma vantagem de 2 a 0. Marcos [Alonso] não se machucou, foi só uma decisão que fizemos.”
As notícias recentes confirmaram que o Chelsea está finalmente mudando de propriedade, com Todd Boehly presente em Stamford Bridge para acompanhar a partida. Thomas Tuchel no entanto não acredita que o fato tenha aliviado as coisas para o elenco.
“Não, não acho que a propriedade seja motivo de falta de foco. Mostramos quando a situação começou que ainda podemos nos concentrar. Não consideraria isso uma vantagem para o [jogo vs] Leeds, pois não muda muito para nós porque as sanções não são levantadas.”
“Não vale a pena pensar, temos nossas próprias coisas para resolver e melhorar. Eu ouvi a notícia esta manhã e eu estava na minha rotina de jogo então não houve reação minha. Ainda não falei com ninguém, mas como disse, estava na minha rotina matinal.”
“Eu não checo meu telefone ou as notícias quando na minha rotina e isso foi o mesmo de sempre porque eu tenho muito o que fazer. Eu faço o que faço, que é tentar fazer a melhor preparação para a partida. Eu sei que é positivo e esperamos que o melhor e a situação seja muito longa agora que precisamos que seja resolvido, mas para mim pessoalmente não houve influência no jogo.”
Thomas Tuchel também confirmou que alguns jogadores jogarão com a equipe sub-23 neste domingo.
“Sim, mas vamos decidir primeiro e depois vamos te dizer.”