Todas as palavras de Thomas Tuchel antes da partida contra o Leeds United e os novos donos do Chelsea

-

O Chelsea enfrenta o Leeds United nesta quarta-feira (11/05) pela Premier League e nesta terça, Thomas Tuchel conversou com a imprensa sobre a importante partida da equipe.

O treinador foi inicialmente bombardeado com perguntas referentes à venda do clube para o consórcio liderado por Todd Boehly, e revelou que ainda não se encontrou com o provável novo proprietário.

“Depois do final da partida [contra o Wolves] com um gol tardio – um empate – tivemos outras coisas para conversar e pensar, infelizmente. Nada mudou para nós em Cobham, ainda estamos esperando a confirmação, para que as coisas progridam, para termos novidades para você e para nós, para a equipe, para injetar alguma energia positiva.”

“Não, ainda não [não conheci Boehly]. De jeito nenhum.”

“Somos o único clube no momento que sofre assim – pode ser o primeiro clube que já sofreu isso. É uma situação única e uma situação bastante desafiadora. É claro que todos esperam que a situação seja esclarecida. São passos na direção certa e estamos esperando por isso há muito tempo. Precisamos de energia positiva e uma atmosfera competitiva no clube. É muito importante que as coisas progridam.”

Com a fase ruim da equipe dentro de campo e as dúvidas fora das quatro linhas, Thomas Tuchel admitiu que tantos fatores tem sido uma distração, mas acredita que a equipe pode voltar aos seus bons níveis.

“Tem com certeza [sido uma distração]. Não faz sentido se esconder do fato de que é uma distração. É uma questão de qual nível podemos alcançar, mesmo que estejamos distraídos ou preocupados ou desfavorecidos por ele. Fomos excelente até a pausa internacional, não teve efeito em termos de resultados, teve quase o efeito oposto. Nos sentimos fortes durante as dificuldades e o anúncio, as sanções em vigor.”

“Talvez algo também muito humano e normal tenha ocorrido, no momento de duas semanas de folga ou uma semana de folga com os jogadores que não estavam aqui, haviam diferentes influências para eles e talvez mais pensamentos para a situação em geral. A situação agora é muito, muito longa e os jogadores também querem se sentir competitivos e saber o que estará acontecendo na próxima temporada.”

“Um jogador, um cara como o Toni [Antonio Rudiger] decidiu mudar de clube. A cada dia fica um pouco mais difícil, não impossível. Ainda estamos procurando chegar ao nível e ser competitivos, ganhar jogos. Não é desculpa, mas com certeza é uma razão.”

“No momento não [a janela de transferências não é importante agora]. É um sinal positivo e parece que chegará ao fim e nos dará possibilidades de agir, mas neste exato momento não é assim.”

Thomas Tuchel também falou sobre o quão irritante tem sido a forma inconsistente do Chelsea na atual temporada, o que deixou a equipe muito distante dos dois primeiros colocados na tabela de classificação.

“Isso é sempre irritante [a inconsistência]. Nunca vai parar de ser irritante. Se você olhar para os nossos resultados ao longo da temporada, temos uma quantidade decente de vitórias e não uma grande quantidade de derrotas, mas muitos empates. E muitos desses empates onde estávamos na liderança [do placar].”

“Foi chato porque achávamos que tínhamos, pensei que tínhamos. Tivemos chances de marcar o terceiro gol. Tomamos uma abordagem muito ofensiva para o jogo, para injetar energia, positividade e fluidez em nossos ataques. Jogamos um pouco abertos demais, permitimos muitos contra-ataques, muitas chances – em parte devido à abordagem que tomamos.”

“Em parte por causa do comportamento na estrutura. Ainda assim, estávamos lá. Estávamos quase lá até os 96 minutos, cedemos com um último chute. É difícil de engolir, sempre. Nunca vai mudar.”

No final de semana o Chelsea entra em campo pela final da FA Cup contra o Liverpool Thomas Tuchel também foi questionado se este era o jogo mais importante da semana.

LONDON, ENGLAND – FEBRUARY 27: Sadio Mane of Liverpool is challenged by Antonio Ruediger of Chelsea during the Carabao Cup Final match between Chelsea and Liverpool at Wembley Stadium on February 27, 2022 in London, England. (Photo by Shaun Botterill/Getty Images)

“Você diz isso? É verdade? Ok… Eu não sei. O maior jogo é sempre o próximo jogo. Obrigado por respeitar minha opinião!”

O Liverpool terá 24 horas a mais para se preparar pra decisão da FA Cup, mas Thomas Tuchel afirmou estar acostumado com este tipo de situação.

“Estamos acostumados. Não vamos comentar sobre isso, bem, é… O que é? Estou confuso com os dias. Jogamos de terça a sábado e de quarta a sábado. Adoraríamos mais um dia, mas não temos.”

Erling Haaland acertou sua transferência para o Manchester City e curiosamente Thomas Tuchel foi perguntado sobre quais conselhos daria para o atacante na Premier League.

“Sem conselhos. Em primeiro lugar, não é certo. Não? E segundo, se ele não jogar para nós eu não vou dar qualquer conselho.”

A imprensa tem afirmado que haverá uma reunião de Thomas Tuchel com os novos proprietários do clube para definir a próxima temporada e os investimentos que serão feitos, no entanto ele negou tal informação.

“Absolutamente não. Talvez se eu tivesse [informações sobre dinheiro para o verão] eu não diria a você! Mas eu não tenho, então eu não preciso mentir.”

O Chelsea vem enfrentando problemas para manter sua forma durante as partidas, e vem sofrendo muitos gols nos minutos finais da partida, não conseguindo manter os resultados. Questionado sobre o problema mental do elenco, Tuchel disse:

“Parecemos um pouco drenados, cansados mentalmente. Quando olhamos para nossos jogos, isso é compreensível dadas as circunstâncias ao redor do clube em que jogamos, é desgastante, é desafiador. Tivemos alguns jogos eliminatórios para jogar após a pausa internacional, com enorme contribuição emocional, e enormes emoções para lidar.”

“De perder para o Real Madrid, vencer no Real Madrid, perder a vaga na Liga dos Campeões e de repente estar em Wembley e, de repente, na corrida [pelo top 4 da PL] em duas semanas com quatro partidas contra times diferentes na Premier League. É bastante desafiador. Afinal, temos muitas rodadas em nossas pernas, em nossos ossos.”

“Nós sentimos isso. É outra razão e acho que todo mundo sabe disso, podemos até sentir e ainda com cansaço, distraídos, talvez preocupados, precisamos chegar a um certo nível que é possível. Podemos jogar melhor do que jogamos nas duas últimas partidas. O positivo é que eu sinto a vontade, a motivação.”

“A motivação foi muito alta para mudar as coisas contra o Wolverhampton. Você vê que a entrada física foi talvez muito alta em algumas situações onde até atacamos com defensores, muito alto no campo, e abrimos espaço em contra-ataques. Não foi falta de motivação, foi o contrário. Havia bons sinais. Confiamos na equipe, confiamos em nossos jogadores e confiamos no que nos trouxe aqui. Agora é o momento para eu ficar calmo, passo a passo e terminar a temporada com uma nota positiva.”

O retrospecto recente do Chelsea em Stamford Bridge nesta temporada não tem sido animador para os torcedores e questionado se era mais confortável jogar fora, Tuchel continuou.

“Não tenho certeza se alguém estará confortável amanhã, pois esperamos um jogo muito difícil e uma multidão. Mas sim, é assim. É uma coisa em que não temos soluções reais, nenhuma explicação real até agora. Estamos cientes do fato de que coletamos muito mais pontos fora de casa do que em casa. Talvez nos ajude um pouco amanhã, quem sabe. A final também não é disputada em Stamford Bridge, então vamos levá-la de lá!”

O Leeds vem lutando contra o rebaixamento para a Championship e dará tudo para obter um bom resultado e não se complicar ainda mais nas últimas rodadas. Tuchel falou o que espera da equipe em Elland Road nesta quarta.

LONDON, ENGLAND – DECEMBER 11: Jorginho of Chelsea celebrates after scoring their side’s second goal during the Premier League match between Chelsea and Leeds United at Stamford Bridge on December 11, 2021 in London, England. (Photo by Mike Hewitt/Getty Images)

“Parece diferente. Eles até intensificaram sua entrada física, o que é bastante notável porque nós pensamos que eles já jogaram em seu nível físico de alto nível com [Marcelo] Bielsa, mas eles intensificaram em termos de corridas de alta intensidade, em termos de ataque. Isso é o que esperamos.”

“Eles jogam em uma formação um pouco diferente – não sei como jogarão amanhã. Eles jogaram contra o Man City em uma linha de cinco e só jogou uma vez. Foi uma partida muito boa que eles jogaram e o resultado não te conta a história. Eu assisti o jogo, eles jogaram muito bem em um 5-4-1. Caso contrário, eles jogam em um 4-2-3-1, eles parecem muito comprometidos.”

“Em geral, é uma equipe rápida, uma equipe trabalhadora, uma equipe talentosa individualmente. É isso que esperamos. Este é um jogo para eles, matar ou morrer, como um jogo de copa para eles. A atmosfera será assim. Estou ansioso por isso, na verdade. Já joguei lá uma vez, mas sem espectadores e será uma grande luta. A atmosfera e o entorno lhe dirão instantaneamente o que está acontecendo e sentiremos imediatamente. Precisamos intensificar.”

Thomas Tuchel também falou sobre o que precisa fazer para a equipe melhorar o desempenho em relação às partidas recentes onde os resultados não foram bons o suficiente.

“Desde o último jogo, é bastante óbvio. Corremos muitos riscos em nossa estrutura e não fomos disciplinados o suficiente em nossa estrutura. Nossa abordagem já era muito ofensiva e muito arriscada. Dentro da estrutura, corremos muito risco. Nossa gestão de jogos e gerenciamento de situações precisam ser melhores.”

“Para o jogo do Everton, teríamos desejado mais entrada física. Para o jogo contra o Manchester United, eu teria desejado nada mais do que mais gols porque fomos excelentes. Cada partida nos conta uma história diferente. É por isso que é um pouco difícil colocar o foco em uma coisa. É um pouco para cima e para baixo ultimamente que não gostamos. Estamos nisso em coisas diferentes. Para amanhã precisamos estar no lugar do primeiro ao último minuto.”

Tem sido relatado um problema entre Thomas Tuchel e Marcos Alonso durante o intervalo da partida contra o Wolves, no entanto o treinador tratou de afirmar que tudo está resolvido.

“Começou e terminou no primeiro tempo. Não foi continuado no intervalo. Nada mais. As coisas estão resolvidas. Isso acontece.”

Os jogadores do Chelsea foram convocados para realizar um treino no domingo, um dia após o empate com o Wolves e Thomas Tuchel comentou sobre a reação.

“Planejamos um dia livre, mas depois da decepção – e não era mesmo para puni-los – era normalmente um dia livre e talvez alguns sentissem que era uma punição. Não foi nada. Não era o momento para um dia livre, é melhor estarmos juntos e falar sobre isso do que ir e todo mundo tem sua própria opinião, própria verdade. Você tem mais risco de estar em fragmentos do que estar aqui.”

“Fizemos um treinamento muito leve, tivemos uma corrida juntos, e discutimos coisas, como abordar os próximos dias. Reunimos todos para ter a chance de ficar juntos. Muitos jogadores apoiaram o Sub-23 no outro campo, o que foi muito bom. Isso é o que nós somos. Grupo de jogadores muito solidários e de mente aberta. Foi assim que me senti no domingo.”

“Era para isso que foi a manhã de domingo, não puni-los ou fazer uma sessão de vídeo e mostrar os erros ou comportamentos que poderíamos ter feito melhor. Era apenas para estar juntos e não em grupos diferentes longe um do outro em um dia livre. É por isso que colocamos todo mundo dentro do complexo.”

Finalizando, Thomas Tuchel revelou que N’golo Kanté e Jorginho estão lutando para estarem aptos para enfrentar o Leeds.

“Estamos lutando por Jorgi e N’Golo [Kanté]. Ele [o jogo] vai ser perto demais e eu não sei se vamos fazer isso.”

Ivan Nolasco Junior
Ivan Nolasco Junior
Torcedor fanático pelo Chelsea Football Club, fundador, diretor geral e redator do Chelsea Fans Brasil.

REDES SOCIAIS

Receba nossas atualizações em tempo real no nosso canal de transmissão do Telegram

ÚLTIMAS

Faça parte agora mesmo do nosso clube oficial de torcedores!

RELACIONADOSLeia mais
Leitura recomendada

error: Conteúdo protegido!