Com uma grande vitória diante do Leeds United e recuperação após o tropeço do final de semana, o Chelsea encaminhou sua classificação para a próxima edição da UEFA Champions League.
Após a partida, em coletiva de imprensa, Thomas Tuchel avaliou o desempenho da equipe contra o Leeds United no Elland Road.
“Acho que jogamos muito, muito bem desde o primeiro minuto. Fiquei muito feliz com o nível de foco, determinação e apoio que mostramos. Fomos fortes nas divididas, corajosos em nossa defesa, e nos apoiamos. Então, estou muito feliz com o desempenho ao longo dos 90 minutos.”
“Éramos muito fortes quando eram onze contra onze. Mais tarde, o foco mudou um pouco quando tivemos um jogador a mais em campo porque você tem uma posse de bola mais fácil. Mas, ao mesmo tempo, o nível de foco precisa permanecer alto e você tem que ficar muito disciplinado para não permitir contra-ataques porque o Leeds nunca vai parar de correr ou lutar. Nós fizemos isso.”
“Então, o esforço e todo o foco era contra-pressionar e se cometemos erros, era um caso de onde cometemos os erros. Entendemos o jogo melhor e melhor quando estávamos com um homem a mais no segundo tempo e não desistimos. Isso era o mais importante. E foi uma vitória merecida pelo bom desempenho.”
Romelu Lukaku tem encontrado as redes novamente, tendo marcado o terceiro gol contra o Leeds e Thomas Tuchel se mostrou satisfeito com a forma atual do camisa 9.
“É sempre o momento certo para encontrar ritmo. Estou feliz que ele [Lukaku] marcou de novo e ele queria ficar em campo para conseguir seu gol. Estou feliz também por Puli [Christian Pulisic] e Mason [Mount] que foram decisivos com os jogadores ofensivos. Isso é importante para eles porque lhes dá confiança.”
Mateo Kovacic saiu lesionado após dura entrada de Daniel James ainda no primeiro tempo e Thomas Tuchel revelou que é improvável que ele esteja apto pra final da FA Cup no final de semana contra o Liverpool.
“Eu lhe digo não como um treinador e não como um especialista, mas para mim é muito improvável. Eu o vejo – em primeiro lugar, se Mateo [Kovacic] treinar, ele nunca treinou e jogou na semifinal da FA Cup com a mesma lesão e tentou jogar mais 15 minutos, o que era quase impossível. Agora ele saiu. Estava com o tornozelo inchado e ele está com muita dor.”
“Para mim, não sou médico e precisamos esperar pelos exames. É muito improvável que ele possa jogar e é absolutamente má notícia para nós em uma noite perfeita.”
Thomas Tuchel também falou da importância da vitória para a equipe antes da decisão da FA Cup no final de semana.
“Era preciso mudar as coisas, como jogamos no campo. Onde corremos riscos, como corremos riscos, como nos protegemos, o foco, o nível de consciência de onde situações perigosas podem ser para nós e onde precisamos nos proteger. Precisávamos intensificar, é tão fácil assim.”
“Havia uma razão pela qual sofremos os gols, houve uma razão pela qual sofremos um empate tardio [vs Wolves]. Fizemos isso como uma equipe e, claro, decisões táticas, mas também foi o comportamento nas táticas. Conversamos sobre isso e imediatamente intensificamos.”
“Não havia nada de novo que fizemos hoje, mas fizemos nossas coisas com um nível muito maior de foco e disciplina do que nas últimas partidas. Eu senti a equipe muito calma e determinada antes do jogo e eles entregaram uma performance que nos acostumamos tanto ao longo de muitas semanas.”
“Vimos uma grande diferença hoje e estou feliz. Foi necessário – não só por causa da nossa situação – porque é bom chegar a uma partida como no sábado com a mente calma. Essa foi a base para isso: essa performance.”
Thomas Tuchel também falou sobre a decepção de perder Mateo Kovacic antes de uma decisão de FA Cup.
“Se eu sinto falta? estou muito decepcionado porque ele era um titular claro. Se você olhar para a qualidade hoje com Jorgi e ele no meio-campo central quando jogamos onze contra onze, foi um começo muito forte. Ele é uma figura-chave para nós no meio-campo.”
“Ele jogou contra o Liverpool – acho que as duas partidas desde o início – e foi muito forte. Ele está super, super faminto e determinado, e animado para jogar essas partidas. E, claro, ele tem medo de sentir falta. Nós veremos. Precisamos esperar. Talvez tenhamos um milagre e torne isso possível.”
“Eu não vi a entrada ao vivo, acabei de vê-lo de longe no iPad. Eu não sou bom em olhar para essas situações porque me dói fisicamente assistir, mas todo mundo me disse que é um cartão vermelho claro.”
Romelu Lukaku anotou seu gol aos 82 minutos e Thomas Tuchel foi perguntado se substituir o belga era uma opção e revelou:
“Perguntamos como ele se sentia porque depois de 75 minutos, para um jogador mais pesado com uma grande entrada física depois de duas partidas, talvez fosse bom sair. Mas eu sabia que ele não tinha o seu gol ainda. Puli e Mason já marcaram, então o deixamos em campo para tentar fazer o gol dele e estamos felizes com o que deu.”
Trevoh Chalobah retornou à equipe titular do Chelsea e teve uma sólida atuação contra o Leeds. Thomas Tuchel elogiou o jovem zagueiro e sua determinação em campo.
“Ele pode fazer essas apresentações e jogou muito, então não há razão para ficar decepcionado com ele. Ele tem uma quantidade inacreditável de partidas desde o início [da temporada] e sabemos disso. É normal ter um pouco de altos e baixos em termos de desempenho positivo, isso é normal.”
“Informamos a equipe que jogaria muito tarde hoje. Talvez ele não esperasse. Foi o mesmo contra o West Ham, onde ele entrou em cima da hora. Em ambas as partidas ele entregou. Este é o nível que ele pode entregar.”
“É sobre consistência. Ele faltou um pouco nas últimas semanas e fizemos outras escolhas que é normal. Mas ele precisa ser humilde, trabalhador e ele pode ser uma grande parte disso.”