Neste sábado o Chelsea entra em campo em sua última tentativa de conquistar um título nacional na temporada e terá o Liverpool como adversário na grande decisão da FA Cup em Wembley.
Vindo de uma importante vitória sob o Leeds United na Premier League, o Chelsea chega com mais confiança para enfrentar os Reds na final, mas Thomas Tuchel pode ter alguns desfalques importantes na equipe.
Para chegar na final, o Chelsea passou por pelo Chesterfield (5-1 em Stamford Bridge), Plymouth Argyle (2-1 em Stamford Bridge na prorrogação), Luton Town (2-3 fora de casa), Middlesbrough (0-2 fora de casa), além de eliminar o rival londrino Crystal Palace na semi-final por 2-0 em Wembley, com gols de Ruben Loftus-Cheek e Mason Mount.
Na semi-final em Wembley, os Blues foram para o intervalo com o placar zerado, mas um golaço de Ruben Loftus-Cheek no início da segunda etapa e um de Mason Mount de dentro da área garantiram os Blues em sua terceira final seguida de FA Cup.
Com isso os Blues buscarão evitar o terceiro vice-campeonato na copa nacional, já que foi derrotado por Arsenal e Leicester City nos dois anos anteriores.
O Liverpool de Jurgen Klopp vem de uma grande temporada. Além de estar na briga pelo título da Premier League, os Reds conquistaram a Carabao Cup em cima do Chelsea nas penalidades e estão na final da UEFA Champions League, onde enfrentarão o Real Madrid no dia 28 de maio.
Para chegar na final da FA Cup, o Liverpool eliminou o Shrewsbury por 4-1, o Cardiff City por 3-1, o Norwich City por 2-1, o Nottingham Forest por 1-0, além de, em Wembley, eliminar o Manchester City pelo placar de 3-2.
NOTÍCIAS DAS EQUIPES
Thomas Tuchel tem dois desfalques certos pra partida. Callum Hudson-Odoi e Ben Chilwell seguem fora de ação, enquanto Mateo Kovacic e N’golo Kanté lutam contra o tempo para estarem aptos pra disputar a final em Wembley.
Todos os demais jogadores da equipe estão aptos pra entrar em campo na grande decisão deste sábado.
Pelo Liverpool, o brasileiro Fabinho é o único desfalque para Jurgen Klopp na partida.
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
Thomas Tuchel irá com força total para tentar conquistar mais um título, e dependerá da aptidão de Mateo Kovacic e N’golo Kanté para escalar sua equipe.
Jurgen Klopp deverá mandar a seguinte equipe a campo.
Provável escalação: Alisson; Alexander-Arnold, Konate, Van Dijk, Robertson; Keita, Henderson, Thiago; Salah, Mane, Diaz;
CURIOSIDADES
- O Chelsea é o time mais bem sucedido na FA Cup desde a virada do século, chegando a 11 finais [incluindo 2022], vencendo seis delas;
- O Chelsea chegou a 22 finais de copa (excluindo a Supercopa da UEFA) nas últimas 19 temporadas. A contagem geral do clube em finais de copas alcançadas agora é de 34;
- As últimas três finais da Copa nacional, tanto no masculino quanto no feminino, envolveram o Chelsea;
- O Chelsea não conseguiu vencer nenhuma das últimas quatro finais disputadas no Wembley – contra o Liverpool na Copa da Liga de 2022, o Leicester City na FA Cup de 2021, o Arsenal na FA Cup de 2020 e o Manchester City na Copa da Liga inglesa de 2019. Os Blues ganharam pela última vez um troféu em Wembley na final da FA Cup de 2018 contra o Manchester United, quando Eden Hazard marcou o único gol da partida em uma penalidade no primeiro tempo;
- O Chelsea ganhou a FA Cup oito vezes sob o comando de oito treinadores diferentes. Thomas Tuchel pode ser o nono treinador a conquistar a FA Cup com o clube;
EQUIPE DE ARBITRAGEM
Craig Pawson será o árbitro da final da FA Cup, e terá Dan Cook e Edward Smart como seus assistentes. David Coote será o quarto árbitro, enquanto Paul Tierney e Simon Bennett estarão no comando do VAR.
ONDE ASSISTIR
Leeds x Chelsea pela Premier League terá transmissão da ESPN e do serviço de streaming Star+ neste sábado (14/05) ás 12:45 (horário de Brasília).
Você também pode acompanhar nossa cobertura completa nas nossas redes sociais e o tempo real da partida no nosso Twitter @ChelseaFansBra.