Em uma última tentativa de conquistar um título na temporada, o Chelsea vai até o estádio Wembley pra disputar a grande decisão da FA Cup contra o Liverpool.
Diante do grande confronto, Thomas Tuchel conversou com a imprensa nesta sexta-feira (13/05), e revelou a importância de ter Mateo Kovacic disponível.
“É muito surpreendente estar na situação em que podemos tentar, e Mateo [Kovacic] quer tentar – e o departamento médico deu sinal verde para tentar. A ‘vantagem’ é que o ligamento já está rompido do último incidente [na semifinal da FA Cup], então não há nova lesão, apenas dor forte. Seu tornozelo estava muito inchado, mas esperamos que talvez o tempo seja suficiente para ele conseguir. Tentaremos em duas horas e meia de treinamento, e saberemos mais sobre isso.”
“No jogo [contra o Leeds], ele foi muito, muito bom e, em geral, ele intensificou esta temporada novamente com o seu jogo. As qualidades dele e de sua personalidade que falamos muito. Seu drible, carregar a bola e correr com ela é excelente. Ele é um jogador de alto nível, por isso jogou por muitos anos pelo Real Madrid.”
“Ele sabe o que é preciso para deixar o ego de lado e servir a equipe. Isto é o que ele é, um cara fantástico, um jogador fantástico. Sentimos muita falta dele nesta temporada devido a algumas lesões. Sentimos falta dele por várias semanas, ao mesmo tempo, sentimos falta de Jorgi e N’Golo [Kanté], o que nos custou um pouco.”
“Infelizmente, porque ele [Kovacic] é tão ambicioso, ele teve essa lesão antes da final da FA Cup. Ele foi excelente contra o Liverpool ultimamente. Vamos tentar de tudo e ver amanhã.”
Chelsea e Liverpool protagonizaram três grandes confrontos nesta temporada, todos terminando empatados nos 90 minutos. Thomas Tuchel acredita que a final da FA Cup deverá seguir o mesmo padrão dos jogos anteriores.
“Sim [deve seguir o mesmo alto nível], qualquer outra coisa me surpreenderia. Começou com a vitória da última temporada em Anfield. Então, muito cedo nesta temporada, com um empate em Anfield. Depois um empate em Stamford Bridge e um empate por mais de 120 minutos e 20 e poucos pênaltis em Wembley [na final da Copa Carabao].”
“Partidas muito próximas, muito intensas. Sempre precisamos do nosso nível mais alto para competir, mas encontramos nas partidas. Não espero coisas novas loucas deles e também de nós. O jogo é amanhã. Uma grande final, grande competição. Queremos estar no local.”
Quando questionado, Thomas Tuchel também revelou que ele e seus jogadores compraram ingressos para os jogadores da academia e seus familiares.
“Isso é o que fizemos. É uma grande competição, e é um clube. Normalmente o clube compraria esses ingressos e os forneceria para os pais e jogadores da academia. Então nós entramos e compramos os ingressos para eles.”
O empresário de Romelu Lukaku revelou que o jogador planeja conversar com o clube após o término da temporada para decidir seu futuro e Thomas Tuchel não se mostrou surpreso com a informação.
“Acho que se ele planeja falar com o dono, talvez não seja o plano dele falar comigo. É justo. Vamos ver se ele tem uma reunião! É um direito dele. Falaremos com qualquer um, avaliaremos qualquer situação de qualquer jogador, incluindo Romelu [Lukaku]. Vamos ver o que vai acontecer e quais são os planos.”
“Eu só fui informado disso cinco ou dez minutos atrás, na verdade. É o que às vezes acontece no futebol. A atenção é tão alta que às vezes atrai situações que você não quer ter antes de grandes partidas. É assim que as coisas são. Para mim, não é uma distração e espero que, para todos que trabalham na equipe e na própria equipe, não seja.”
Questionado se Romelu Lukaku ou Kai Havertz seria o titular, Thomas Tuchel disse que ambos podem jogar juntos, dando a entender que pensa na possibilidade de atuar com ambos os jogadores desde o início da partida.
“Sim, também podemos jogar com os dois, embora falte um pouco da sensação de serem perfeitos juntos. É muito provável que seja um dos dois, mas não vamos dar o line-up hoje. Ouça, Romelu [Lukaku] tem jogado ultimamente e marcado ultimamente. Ele fez de tudo para ficar em campo. Será nossa última chamada pela manhã.”
N’golo Kanté tem sido um desfalque da equipe nas últimas semanas e Thomas Tuchel revelou que o francês está lutando para estar apto pra entrar em campo em Wembley.
“Ele [Kanté] também está tentando. Ele tentou ontem no treinamento da equipe e fez, mais ou menos, tudo. Espero que não tenha havido uma reação. Foi uma sessão de treinamento reduzida por causa de uma viagem bastante longa [depois de Leeds] e cansaço de viajar. Não é uma sessão de treinamento de alta intensidade. Vamos tentar hoje com ele. Ele está ansioso para fazer isso e espero que ele consiga treinar 100% para que possamos planejar com ele amanhã, seria bom para nós.”
“É o momento de correr um risco, sim.”
O Chelsea não vem tendo um bom retrospecto em finais disputadas em Wembley, tendo perdido as duas últimas finais de FA Cup e as duas últimas da Carabao Cup disputadas no estádio.
“Se eu soubesse, eu mudaria. Eu não sei, só posso dizer que no ano passado foi comigo na final contra o Leicester e vamos tentar de novo. Em primeiro lugar, é uma grande conquista estar nessas finais, e tem que haver, infelizmente, um perdedor. Nestas finais, há uma energia especial, uma atmosfera especial. Há um impulso especial que você tem que pegar, e com certeza, você precisa de um pouco de sorte para ir embora com um troféu.”
“Estamos cientes disso, nos sentimos novamente bem preparados. A atmosfera está certa, o momento está bom depois da reação em Leeds. Todos sabem o que estamos tentando e queremos chegar para dar uma luta dura ao Liverpool. Não sei se há uma razão para ser assim, mas prefiro apontar os pontos positivos. Uma quinta final de copa em seis anos, mostra o espírito competitivo que temos.”
Questionado se haveria a necessidade de conquistar um título nacional para tornar a temporada positiva, Thomas Tuchel continuou.
“Em primeiro lugar, temos a chance de ganhar algo internamente – e fomos à final da Carabao Cup. Ganhamos troféus europeus e troféus mundiais. Há estações piores lá fora, muitas equipes tiveram uma temporada pior do que a nossa temporada.”
“Eu não me empolgaria e diria que temos que ganhar. Vamos tentar de tudo, e isso muda muito se você jogar uma final ou ganhar uma final, eu posso te dizer. Faremos de tudo para sermos felizes conosco mesmos e deixarmos tudo lá fora em campo. Isto é o que fizemos na Carabao Cup. Nada de novo. Precisamos de sorte, ela precisa estar do nosso lado. Vamos pressionar muito por isso.”
Perguntado se havia uma grande diferença entre as demais partidas e a final da FA Cup desta temporada, Tuchel disse:
“Eu acho que pode ser qualquer coisa, um chute que atinge a trave e é desviado ou um chute que atinge a trave que é desviado para fora. Pode ser uma jogada de bola parada – e nas grandes chances que tivemos, e eles também tiveram na Carabao Cup. Pode ser sobre quem fica com a liderança primeiro, quem se agarra. Você tem que estar no local neste tipo de partidas.”
“Eles têm sido muito próximos ultimamente. Decisões, às vezes cartões vermelhos, um erro aqui, voltamos em Stamford Bridge, eles voltaram para Anfield com um pênalti, e tivemos que lutar com dez homens. Muitas histórias. Acho que é por isso que não podemos nos concentrar em um ponto singular.”
“Concordo com você, será por margens pequenas e caberá aos detalhes dentro da partida. Estamos enfrentando um dos melhores treinadores e equipes do mundo agora. É óbvio e comprovado ao longo dos últimos anos e nas últimas semanas. Estamos em jogo para a luta.”
Thomas Tuchel também admitiu que este pode ser o jogo mais importante da reta final de temporada, uma vez que o Chelsea está praticamente garantido na próxima UEFA Champions League e não tem outras pretensões de títulos na temporada.
“Seria talvez mais importante, a final [no final da temporada] e dar mais atenção, mas eu não pensei nisso porque me parece grande para chegar ao estádio amanhã. Mas sim, você tem razão.”
“Se for um fim de semana só com a final da copa – e a final da copa para a equipe feminina – haveria ainda mais atenção. Não é o mais fácil, não importa se você ganhar ou perder, ir novamente na quarta-feira ou na quinta-feira e novamente no domingo para manter outros alvos. É um grande desafio.”
Thomas Tuchel também revelou que a lesão de Mateo Kovacic não exigirá uma cirurgia ao final da temporada, e acredita que o croata pode estar apto pra atuar em alto nível na decisão da FA Cup.
“Não, não. Só ajudou porque ele já estava muito móvel neste momento, então ele não podia se machucar [tão mal] porque ele já estava mais ou menos machucado, mas não de uma forma que ele precisa de cirurgia, ele estava pronto para jogar e se encaixar, sem dor. Um tratamento conservador. A alta mobilidade é como eu entendi como não um especialista. A alta mobilidade ajudou a escapar sem um ferimento enorme.”
Callum Hudson-Odoi e Ben Chilwell seguem sendo desfalques de acordo com Thomas Tuchel, com ambos lesionados e sem um prazo estipulado pra retorno.
“Callum [Hudson-Odoi] não está disponível, e Ben Chilwell também não, é claro.”
A final da Carabao Cup entre Chelsea e Liverpool foi definida nas penalidades, e Thomas Tuchel afirmou que o time está treinando cobranças, assim como Kepa Arrizabalaga, que perdeu sua cobrança decisiva na final em fevereiro.
“Kepa cobra [penalidades] no treinamento há seis semanas. Eu não vou te dizer [se Kepa entrará para as penalidades]. Eu tenho uma opinião sobre isso, mas eu não vou te dizer. Quando se trata disso, você vai ver. Mesmo que decidamos, como na final da Carabao Cup, se tivermos a chance, faremos isso. Ao nos aproximarmos do jogo, sempre dizemos vamos esperar o jogo e vamos ver como vai o jogo. Vamos ver se ainda temos uma mudança disponível. Vamos ver como vai o jogo para Edou [Mendy]. Nunca é feito antes, e não será feito agora. Temos um plano para o que podemos fazer.”
“Praticando, estou um pouco dividido no meio se você pode praticá-lo e quanto praticá-lo. Meus jogadores cobraram muitas penalidades durante uma temporada, tenho que dizer – quase diariamente. Não muito, não que uma semana antes de uma final, todo mundo está de repente começando a cobrar dez penalidades por dia.”
“É mais ou menos um ou dois por dia ao longo da temporada. Na minha opinião, é bom ter uma certa rotina para os jogadores. Filmar amanhã depois de 120 minutos de luta intensa em um estádio cheio e a pressão está sobre é uma história diferente. Você não pode treinar. Existem algumas técnicas e rotinas que você pode lutar, isso é o que fazemos, mas durante um longo período de tempo.”