O futuro de César Azpilicueta segue indefinido, mesmo com a renovação automática de seu contrato por metas alcançadas e Thomas Tuchel falou pela primeira vez sobre a situação do capitão da equipe.
Com 45 partidas disputadas nesta temporada, César Azpilicueta tem sido peça importante para Thomas Tuchel, mas diversos rumores relatam seu interesse em deixar o clube e assinar com o Barcelona.
Thomas Tuchel revelou ter tido conversas importantes com o capitão da equipe sobre seu futuro e afirmou estar buscando a melhor solução no momento.
“Tivemos muitas dessas conversas porque acho que ele [Azpilicueta] ganhou tudo depois do Mundial de Clubes e eu posso entender esses pensamentos, que talvez um ciclo esteja no fim. Então há também uma mudança de propriedade [do clube] e ele jogou apenas sob este proprietário [Roman Abramovich], então talvez tenha aumentado seus pensamentos sobre sua situação.”
“Sua extensão [contratual] começou ao mesmo tempo [da situação atual do clube] e ele ama o clube, ele ama o desafio e ele ama estar aqui. Ele é nosso capitão, ainda estamos em diálogo e em algum momento também somos egoístas porque não somos responsáveis por resolver os problemas de qualquer outro clube ou para cumprir os desejos de qualquer outro clube.”
“Dado o fato de que já perdemos os principais defensores, não é o cenário ideal pensar em perder Azpi, mesmo que eu possa entender seu ponto de vista pessoal. Em algum momento, se você é uma lenda que ele é, você merece de mim e do clube uma segunda olhada nisso, para ver se há talvez uma exceção da regra e ainda estamos neste processo.”
“Espero fortemente [que ele permaneça] e ele saiba disso, mas ainda estamos nas negociações para descobrir a solução ideal.”
Thomas Tuchel também afirmou que acredita que a permanência no Chelsea é a melhor solução para César Azpilicueta, mas admitiu que isso só será possível se ele estiver totalmente focado em ficar no Chelsea para a próxima temporada.
“Ele é tudo o que o Chelsea é e eu estou muito feliz que ele é o capitão porque ele é humilde, trabalhador e um cara legal e educado. Estou feliz que ele dá o exemplo, o tom e a atmosfera no mais alto nível. Estou muito feliz que é possível no futebol para um cara como este ganhar todos os troféus e realmente ter sucesso no nível mais elevado.”
“Isso é absolutamente claro, mas há mais camadas que temos que considerar. Ele dá tudo isso se ele está totalmente comprometido mas se agora é talvez a hora para ele e ele não pode se livrar deste sentimento então temos que falar sobre isso abertamente, sério e respeitosamente porque ele merece isso.”
“Temos que descobrir se ele pode dar tudo, o que o torna especial porque ele só pode ser especial se ele está comprometido 100% e não tem uma pequena segunda voz em sua cabeça. Essa é a base dele, então é isso que temos que descobrir.”
“Não há necessidade de descobrirmos hoje ou amanhã. Ainda temos tempo porque também estamos na posição privilegiada de que temos um contrato, então vamos ver e talvez ele também precise descobrir por si mesmo.”