Muito se esperava de Romelu Lukaku em seu retorno ao Chelsea. Sem sucesso em sua primeira passagem pelo clube, Romelu Lukaku se transformou em um dos atacantes mais mortais do mundo atuando na Inter de Milão na Itália, sendo o artilheiro da equipe na conquista da Serie A italiana.
Suas grandes atuações chamaram a atenção do Chelsea, até então campeão europeu, para reforçar a equipe e melhorar os números ofensivos para a nova campanha. Para isso os Blues desembolsaram incríveis 97.5 milhões de libras pelo gigante belga, gerando grande expectativa de muitos gols importantes, mas não foi o que aconteceu.
ÓTIMA IMPRESSÃO NO INÍCIO DA TEMPORADA
O início de temporada de Romelu Lukaku certamente foi promissor. Logo em sua estreia ele marcou na vitória em cima do Arsenal no Emirates Stadium com uma grande atuação e garantiu os três pontos para a equipe na estreia da fase de grupos da UEFA Champions League contra o Zenit.
Titular absoluto de Thomas Tuchel, Lukaku então sofreu uma lesão que o tirou dos gramados por cerca de um mês e depois disso veio a grande queda de rendimento e as polêmicas.
Sem conseguir ser o grande nome ofensivo da equipe, Lukaku passava a encontrar grandes dificuldades para se adaptar ao estilo de jogo da equipe, gerando até dúvidas sobre a sua utilização por parte de Thomas Tuchel. Sua falta de entrosamento com os demais companheiros, dificuldade para converter chances claras foram alguns dos primeiros indícios de que as coisas não estavam bem.
ENTREVISTA POLÊMICA E FALTA DE COMPROMISSO EM CAMPO
Para piorar ainda mais a situação, na virada do ano veio a grande bomba. Em uma infeliz entrevista concedida à Sky Sports Itália, Romelu Lukaku revelou o seu grande desejo de retornar à Inter de Milão, bem como admitir sua infelicidade no Chelsea com Thomas Tuchel.
“Acho que tudo o que aconteceu teria feito diferente, a forma como eu saí da Inter, como falei com os torcedores, são coisas que me irritam.”
“Agora eu acho que é certo falar porque eu sempre disse que tenho o Inter no meu coração e um dia eu sinceramente espero poder jogar lá novamente.”
“Eu sou apaixonado pela Itália. Este é o momento de deixar as pessoas saberem o que realmente aconteceu sem falar mal das pessoas, porque eu não sou assim. Quero pedir desculpas aos torcedores do Inter.”
“Eu acho que eu estava errado: a maneira como eu saí tinha que ser tratada de forma diferente. Eu deveria ter falado com eles primeiro, porque as coisas que eles fizeram por mim, pela minha família, pela minha mãe, pelo meu filho permanecerão para sempre na minha vida.”
“Espero muito que com todo meu coração possa voltar ao Inter um dia e não no final da minha carreira. Gostaria de voltar quando ainda estiver em alto nível para tentar ganhar ainda mais com a camisa nerazzurri.”
As palavras de Lukaku geraram grande repercussão na mídia e o clube optou por uma ação punitiva ao jogador pela entrevista não autorizada e pelas críticas publicas ao clube e ao treinador.
Tendo feito seu pedido de desculpas, Romelu Lukaku prometeu dar tudo de si em campo e provar seu valor no clube. Ele até marcou dois importantes gols para ajudar a a equipe a conquistar o inédito título do Mundial de Clubes da FIFA e foi o artilheiro da equipe na temporada com 15 gols marcados, mas viveu com mais momentos baixos do que altos, encerrando a temporada aos trancos e barrancos.
RUMORES DE UM PEDIDO DE TRANSFERÊNCIA
Com a temporada encerrada, muitos rumores apontam o desejo de Romelu Lukaku de sair do Chelsea a todo custo e retornar à Inter de Milão.
Recentemente o jogador trocou seu empresário por um advogado para o representar, aparentemente com a alegação de uma má gestão de sua carreira. Com isso um empréstimo na casa dos £20 milhões com opção/obrigação de compra por parte dos italianos tem sido cogitado e procurado por seu representante, mas o negócio não será dos mais simples, já que o Chelsea sem dúvidas buscaria recuperar grande parte do valor investido.
Lukaku já teria até aceitado uma redução salarial na casa dos 40% para ter seu retorno ao futebol italiano confirmado e negociações com a diretoria do Chelsea devem ocorrer durante o verão europeu.
E O CHELSEA EM MEIO A ISSO TUDO?
A verdade é que o Chelsea e Thomas Tuchel não precisam ter em seu elenco jogadores que não querem realmente estar aqui e isso não inclui apenas Romelu Lukaku.
Não é a primeira vez e não parece ser a última em que Romelu Lukaku irá demonstrar falta de profissionalismo e desinteresse quando as coisas não caminham como ele deseja.
Podemos ver claramente a grande diferença entre um jogador totalmente comprometido como Timo Werner e Kepa Arrizabalaga por exemplo. Apesar das grandes críticas por parte da torcida e imprensa, Timo Werner, que também não teve uma grande temporada com o Chelsea, sempre esteve comprometido e focado em ajudar a equipe, mesmo com poucas chances em campo.
Kepa Arrizabalaga é o mesmo. Saindo da titularidade após a chegada de Édouard Mendy, o goleiro espanhol seguiu trabalhando firme e nunca foi a público para criticar o clube e treinador ou forçar uma transferência e aproveitou as chances que teve para poder ajudar seus companheiros.
PIOR CONTRATAÇÃO DA HISTÓRIA RECENTE?
Romelu Lukaku chegou ao Chelsea como uma grande contratação, mas está prestes a sair como uma das maiores decepções e piores contratações da história recente.
Além da falta de confiança e comprometimento, Lukaku cada vez mais tem perdido o apoio dos torcedores, que em sua grande maioria já estão fartos das suas atitudes.
Ser classificado como uma das piores contratações da história recente do clube não é uma tarefa fácil já que muitas contratações sem sentido e ruins foram feitas pela diretoria – como Álvaro Morata, Ross Barkley, Baba Rahman, Daniel Drinkwater, Tiemoué Bakayoko entre outros – mas Lukaku sem dúvidas caminha a passos largos para ser lembrado pelos torcedores como uma das mais decepcionantes.