O Chelsea parece muito próximo de garantir a primeira contratação da era Todd Boehly. O jovem goleiro norte americano Gabriel Slonina do Chicago Fire está muito próximo de ter sua contratação concluída pelos Blues, uma vez que as negociações estão em estágio bastante avançado.
Slonina tem tido uma ascensão meteórica no Chicago Fire na Major League Soccer (MLS) e é considerado o futuro goleiro da seleção norte americana e é visto como uma opção à longo prazo para o Chelsea.
JOVEM E PROMISSOR
Nascido em Addison Illinois, nos Estados Unidos em 2004, Gabriel Pawel “Gaga” Slonina é filho de imigrantes poloneses. Com apenas 14 anos de idade Slonina se tornou a contratação mais jovem da história da MLS quando assinou com o Chicago Fire em 2019 após ter passado pela academia do clube.
Sua estreia na equipe principal do Chicago Fire na MLS aconteceu em agosto de 2021 em um empate por 0-0 com o New York City FC, se tornando então o goleiro mais jovem a manter um clean-sheet na história da MLS.
Jogando regularmente, Slonina se tornou o goleiro titular do Chicago Fire nas últimas 11 partidas da temporada 2021 e foi titular nos primeiros sete da atual temporada norte americana.
Embora sua equipe ocupe a lanterna da Conferência Leste, com seus 1,93 de altura, Slonina tem ganhado cada vez mais destaque por seus excelentes reflexos debaixo da trave, bom posicionamento, saída do gol além de contar com uma precisa reposição de bola.
SELEÇÃO NORTE AMERICANA
Filho de poloneses, Gabriel Slonina é nascido nos Estados Unidos, e embora tenha a possibilidade de defender a seleção europeia, a prioridade de Slonina é de defender a seleção do seu país de origem.
Ele tem história nas categorias de base do futebol norte americano, tendo passado pelas seleções sub-15, sub-16 e sub-17 dos Estados Unidos nos últimos anos.
Em 2021 Slonina foi convocado por Gregg Berhalter pela seleção principal dos Estados Unidos, mas foi posteriormente cortado antes dos jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo contra El Salvador, Canadá e Honduras.
SEGUINDO OS PASSOS DE THIBAUT COURTOIS?
O Chelsea busca repetir o sucesso da contratação de Thibaut Courtois com a contratação de Gabriel Slonina. Em 2011 Courtois era visto pelo Chelsea como o sucessor de Petr Cech à longo prazo e a transição foi bem sucedida anos depois sob a gestão de José Mourinho.
Slonina pode ser visto como um potencial sucessor de Édouard Mendy no clube e o Chelsea deverá explorar os mesmos caminhos que explorou com Thibaut Courtois, permitindo saídas por empréstimo até que possa garantir o melhor do seu futuro número 1.