Antes de qualquer “jogo de palavras”, recorremos a uma coleção organizada, geralmente de forma alfabética, de palavras ou outras unidades lexicais de uma língua ou de qualquer ramo do saber humano, seguidas da sua significação, da sua tradução ou de outras informações sobre as unidades lexicais, ou seja, o dicionário:
Emprestável: (neologismo) Que se pode emprestar.
Pois bem, depois de aparado as arestas, vamos aos jogadores que retornaram de empréstimo, e (provavelmente), qual será o seu (deles) destino:
Conor Gallagher
Fez uma temporada magnífica no Crystal Palace. Como meio de campo central, em 34 jogos, pela Premier League, fez 8 gols e contribuiu com mais 3 assistências. Possui contrato até 30/06/2025. Provavelmente fará parte do esquadrão do Chelsea.
Armando Broja
Embora tenha realizado uma razoável temporada pelo Southampton com 34 jogos, 6 gols e 1 assistência, não deve ser aproveitado. Provavelmente continuará sendo emprestado, ou, caso chegue uma proposta atraente, deverá ser vendido. Seu contrato expira em 30/06/2026.
Michy Batshuay
Emprestado pelo Besiktas, fez uma boa temporada, com 33 jogos, 14 gols e 8 assistências. Porém, tem apenas mais um ano de contrato, e, por “qualquer quantia” o Chelsea o venderá.
Abdul-Rahman Baba
Emprestado para o Reading, juntamente com Drinkwater; ainda possui dois anos para seu contrato vencer (30/06/2024), e, por qualquer valor o Chelsea está vendendo-o. Seu valor é, de acordo com o Transfermarket, menos de 2 milhões de libras.
Tiemoué Bakayoko
Sim, ele ainda pertence ao Chelsea. Esteve no Milan, que pagou 2.7 milhões de libras para o seu empréstimo de dois anos. De acordo com o site da TNTSports, existe a obrigação de compra caso algumas condições (mantidas em segredo) sejam atingidas.
Kenedy
Sem espaço no Chelsea, foi emprestado para o Flamengo. Porém, com a grave lesão de Ben Chilwell, Thomas Tuchel o “repatriou” neste semestre, porém disputou apenas 3 jogos na FA Cup (1 deles ficou no banco) e 8 jogos na Premier League, da qual acabou entrando em apenas 1, o último jogo contra o rebaixado Watford, onde de uma assistência para Kai Havertz marcar. Seu futuro é uma incógnita.
Emerson Palmieri
Outro que tem seu futuro imprevisível. Possui mais dois anos de contrato, e, caso o Chelsea perca Cesar Azpilicueta, provavelmente ficará como reserva de Ben Chilwell, caso o lateral volte à sua melhor forma antes da contusão.
Matt Miazga
Como muitos jogadores, somente será incluído no plantel, exatamente por falta de opção, caso o Chelsea não contrate nenhum defensor. Isto devido as saídas de Rudiger e Christensen, e provavelmente de Azpilicueta, haverá apenas: Thiago Silva, Trevoh Chalobah e Malang Sarr.
Ethan Ampadu
Outro jogador com, praticamente, a mesma situação que Matt Miazga. Emprestado pelo fraquíssimo Venezia, foi rebaixado para a 2a. divisão da Itália, ficando em último lugar.
Billy Gilmour
Esteve emprestado para o Norwich, mas, independente do resultado dos “canários”, o Chelsea ativou a cláusula em seu contrato, estendendo-o por mais um ano. Está um degrau abaixo de Conor Gallagher, e, provavelmente, terá um novo empréstimo.
E aí torcida do Blues? Quem desses você escolheria como “emprestáveis” e “imprestáveis”?