Uma vitória por 2-1 marcou o início da pré-temporada do Chelsea nos Estados Unidos. Com dois times diferentes em cada tempo, os Blues venceram o Club América do México pelo placar de 2-1, com gols marcados por Timo Werner e Mason Mount.
Após a partida em Las Vegas, Thomas Tuchel conversou com a imprensa e deu seu veredito sobre a atuação da equipe.
“Foi difícil. O primeiro tempo foi difícil para nós, criarmos chances claras, mas tivemos uma, mas não conseguimos marcar. No segundo tempo, tivemos mais soluções e parecíamos perigosos. Foi um bom primeiro tempo e muito bom no segundo tempo e merecíamos vencer.”
Ben Chilwell retornou de uma grave lesão e atuou por 45 minutos contra a equipe mexicana. Tuchel comentou sobre a importância de dar minutos para um jogador que perdeu mais da metade da última temporada.
“É uma diferença de treinar para o jogo, mas ele vai ter o seu tempo porque ele merece. Foi bom para ele e estou feliz que ninguém se machucou depois de um jogo físico e duas semanas [de treinos]. Estou feliz que Chilly voltou.”
Duas contratações foram feitas para reforçar o elenco de Thomas Tuchel pra temporada 22-23, sendo Kalidou Koulibaly uma delas. O treinador destacou as qualidades do zagueiro, revelando que ele pode jogar em dois esquemas táticos distintos.
“Ele traz experiência, qualidade, qualidade de alto nível, altura e tudo que estamos procurando para jogar uma kinha de 3 ou 4. É outra contratação brilhante para nós e esperamos que ele possa mostrar sua qualidade o mais rápido possível.”
“Ele está treinando, conhece alguns jogadores, Jorgi e Edou [Mendy], então vai ser muito rápido que ele esteja com o grupo.”
O futuro de Timo Werner tem sido colocado em dúvida após a fraca temporada passada do alemão, ao mesmo tempo que a permanência de Conor Gallagher tem sido considerada após uma grande campanha com o Crystal Palace. Tuchel comentou sobre ambos os jogadores durante a coletiva.
“Precisamos ver, mas todos são responsáveis por sua própria situação. Timo [Werner] jogou 45 minutos como todo mundo e marcou e a partir daí vamos.”
“Kai [Havertz] teve uma grande chance. Michy [Batshuayi] teve uma grande chance. Timo [Werner] teve uma grande chance e ele aproveitou, assim como Mason [Mount].”
“[Gallagher] Com mais experiência, os jogadores podem ficar mais calmos e é isso que queremos, que eles permaneçam confiantes e façam o que precisam fazer.”
“Conor treina em um nível muito alto e você pode ver que foi a decisão certa sair por empréstimo, ele deu um grande passo em seu desenvolvimento no Crystal Palace e se tornou um jogador inglês. Podemos ver isso no treinamento.”
“Agora, para ele é importante que ele se acostume com nossos princípios do jogo, para onde se mover e quando não se mover, seu treino é excelente.”
A partida contra a equipe mexicana foi muito pegada, principalmente no primeiro tempo onde muitas faltas foram cometidas por ambas as equipes. Thomas Tuchel falou sobre a fisicalidade da partida e a diferença de estágios entre os dois times.
“O jogo foi quase demais, como uma ducha fria, quando você vem a este estádio contra este adversário.”
“Normalmente você começa contra uma equipe inferior onde você encontra o seu ritmo. É muito diferente de treinar, mesmo se você treinar em um nível competitivo como em nosso elenco. Você pode ver que eles já começaram a temporada.”
“Eles mostraram um jogo físico que tivemos que nos adaptar, estou feliz que ninguém se machucou. Às vezes, era no limite para um jogo amistoso, especialmente para nós.”
Esta é a primeira pré-temporada dos Blues fora da Europa após a pandemia, sendo a primeira de Thomas Tuchel e de vários jogadores do atual elenco. Ele destacou a felicidade de estar em solo norte americano e o impacto de Christian Pulisic com os torcedores locais.
“Estamos sempre felizes em vir [para os EUA]. As instalações são boas e os jogadores gostam de estar aqui em campos de treinamento e ter um pouco de tempo livre. Podemos sentir a emoção em torno das equipes e esportes em geral na América.”
“Puramente como treinador, você gostaria de talvez não passar muito tempo no calor e em fusos horários diferentes, mas hoje em dia é a vida em um grande clube. Então estamos acostumados e aproveitar ao máximo.”
“Com certeza é a primeira vez nos EUA desde que estou no Chelsea. Podemos ver que todos estão animados com Christian, ele é um jogador importante para nós.”
“Eu acho que ele gosta de estar em seu país natal e jogar pelo Chelsea e se apresentar dentro do time. Claro, podemos ver claramente a excitação ao redor dele.”
Ethan Ampadu atuou durante o segundo tempo contra o Club América. Emprestado na última temporada, o jovem teve uma boa atuação e Thomas Tuchel destacou a oportunidade dada a todos, mesmo tendo deixado alguns jovens de fora.
“Todo mundo tem uma chance. Eu estava um pouco triste hoje porque alguns jovens tiveram que estar fora devido a lesão ou pelo fato de termos muitos jogadores para duas equipes porque alguns outros jovens mereciam jogar, como Harvey Vale que teve um torneio fantástico e um bom treinamento.”