Na véspera do segundo amistoso da pré-temporada nos Estados Unidos, o treinador do Chelsea, Thomas Tuchel, conversou com a imprensa, abordando diversos assunto e revelando a estreia de uma das duas contratações da equipe.
“É sempre sobre o próximo passo na pré-temporada. O foco está em nossa equipe. Tivemos um jogo intenso contra o Club America e vamos nos concentrar nesse jogo para melhorar contra Charlotte.”
“A análise com a equipe será amanhã. Vamos focar um pouco mais em questões táticas porque o foco era a forma física contra o Club América.”
Kalidou Koulibaly foi a segunda grande contratação do Chelsea para a temporada 22/23. O zagueiro senegalês tem treinado com seus companheiros de equipe, no entanto Thomas Tuchel ainda não definiu se ele fará sua estreia com a camisa do clube.
“Estamos um pouco divididos e eu tenho que falar com ele [sobre se ele jogará]. Ele treinou com a equipe, mas, claro, há jogadores que são em sua terceira semana e estão em um nível diferente.”
“Essa não é uma boa partida para jogar imediatamente. Não quero descartar completamente, mas não é provável que o vejamos em campo amanhã.”
O Chelsea tem um elenco com jogadores de diversas faixas etárias e que voltaram de empréstimos de clubes de todas as partes da Europa. Necessitando de reforços para poder fechar sua equipe, Thomas Tuchel falou sobre o equilíbrio necessário para a nova campanha.
“É um pouco mais fácil nesta temporada porque temos cinco mudanças e é provável que usemos a maioria das mudanças para jogadores ofensivos.”
“Normalmente você não muda na sua defesa ou no meio-campo, então eu acho que isso pode desempenhar um papel enorme em dar minutos [para mais jogadores].”
“Estamos ansiosos para encontrar uma formação inicial e uma mistura que nos dê gols, assistências e perigo para o adversário. Temos muitos jogadores ofensivos e precisamos tentar encontrar espaços.”
O adversário do Chelsea nesta quarta-feira (20/07) será o Charlotte FC, equipe da Major League Soccer dos Estados Unidos, e Thomas Tuchel admitiu que espera uma partida com cara de um amistoso.
“Tenho certeza que eles não vão ver isso como um jogo amistoso, mas é difícil prever na pré-temporada. Talvez eles deem aos jogadores mais descansados uma chance para a liga, eu simplesmente não sei.”
“Na pré-temporada é 99% sobre sua própria equipe e encontrar sua forma.”
O atacante Armando Broja tem sido ligado à uma transferência para o West Ham. Apesar de admitir que o Chelsea recebeu propostas pelo atacante, Thomas Tuchel deixou claro o seu desejo em manter o jogador na equipe pra temporada. Além disso ele comentou sobre os jogadores que deixaram o elenco nos EUA e as qualidades de Conor Gallagher.
“Eu não espero que Armando [Broja] saia. Estamos cientes de ofertas e interesse, mas ele é nosso jogador e tomaremos a decisão com os donos.”
“Quando ele [Broja] chegou, ficou claro que ele estava tentando impressionar e ser um jogador do Chelsea o mais rápido possível. Estou bem tranquilo com isso porque sabemos a situação e temos um contrato. Daqui vamos embora.”
“As decisões que tomei, não gostei porque todos os jogadores mereciam ficar aqui.”
“Além disso, os caras que ficaram merecem e são fortemente invocados. Ross [Barkley] foi um exemplo em todas as sessões de treinamento até agora, mas tem uma pequena lesão.”
“Billy Gilmour, conhecemos bem. Tino Anjorin, lutamos para encontrar um papel onde ele vai desempenhar, mas eu sou um grande fã.”
“Temos muitas opções, mas talvez não o tipo de jogador que Armando [Broja] é. Como na última temporada com Conor [Gallagher], temos que pesar o interesse pelo jogador e nosso interesse.”
“Temos um papel para o jogador ou não? Há alguma perspectiva de obter minutos ou não? Se não há para alguém como Armando [Broja], não basta apenas treinar com o grupo.”
“Para alguém como Harvey Vale, a transição do futebol juvenil e do futebol sênior pode ser ok se adaptar por um ano à intensidade, fisicalidade e treinamento.”
“Acho que como Armando [Broja], jogadores que já jogaram, temos que olhar a situação com muito cuidado e decidir se temos os minutos para oferecer.”
O Chelsea segue em busca de reforços no mercado de transferências e diversos alvos tem sido avaliados pela diretoria. Thomas Tuchel disse que a equipe precisa seguir se reforçando para poder brigar por posições mais altas na Premier League e ter a possibilidade de desafiar Liverpool e Manchester City.
“Acho que precisamos de mais alguns jogadores para melhorar o elenco. Ficamos em terceiro na temporada passada – e podemos discutir as razões – mas há uma diferença entre Man City e Liverpool.”
“Se queremos lutar pela mesma posição, precisamos melhorar. Se você ficar parado, outras equipes vão ultrapassá-lo. Perdemos jogadores, mas é senso comum que temos que trazer nova qualidade para a equipe para manter nosso nível.”
O jovem zagueiro Levi Colwill tem sido cotado para integrar o elenco principal do Chelsea nesta temporada, mesmo com rumores sobre uma possível saída do clube. No entanto Thomas Tuchel disse que ainda precisa de mais tempo pra avaliar as possibilidades pro jovem zagueiro.
“É muito cedo para dar uma resposta sobre Levi. Tudo o que eu vi agora eu teria que dar uma opinião em outras semanas.”
“Eu não vi o suficiente dele em nosso grupo porque ele tem uma lesão por vários dias e se você perder dias na pré-temporada leva um tempo, especialmente para jogadores nesse nível como Levi.”
“Não conhecemos Levi o suficiente. Precisamos de mais impressões para dar uma melhor perspectiva da situação. Ele teve um bom período de empréstimo e então temos que pensar no final da pré-temporada o que é melhor para ele.”
Finalizando a coletiva de imprensa, Thomas Tuchel revelou que Raheem Sterling fará sua estreia com a camisa do clube, após não ter sido relacionado pro primeiro compromisso da equipe em solo norte americano.
“Raheem está pronto para jogar e estará em campo amanhã. Ele está feliz e animado para jogar sua primeira partida.”