Embora tenha encontrado dificuldades, o Chelsea venceu o Everton pelo placar mínimo em Goodison Park. Jorginho em cobrança de penalidade, sofrida por Ben Chilwell, abriu o placar nos minutos finais da primeira etapa e garantiu os primeiros três pontos da equipe na Premier League.
Após o apito final, Thomas Tuchel conversou com jornalistas para dar sua visão sobre a partida e a importante vitória.
“É sempre sobre a vitória quando você joga a Premier League. Uma vitória é uma vitória e é o mais importante porque é para isso que jogamos. É importante construir confiança, crença, atmosfera, e também estar aberto para melhorias e críticas, porque há muitas coisas para melhorar.”
“Há também um monte de coisas boas para tirar. Nós lutamos nos últimos anos para roubar os pontos aqui e vencer e hoje temos todos os três e um clean sheet. Daqui vamos nós.”
“Em geral, talvez não tenha sido o jogo mais emocionante da Premier League na história da Premier League. Sete minutos de acréscimos no primeiro tempo, dez minutos do segundo tempo contam a história. Houveram muitas interrupções, nenhuma equipe conseguiu encontrar um ritmo.”
“O Everton defendeu atrás no primeiro tempo e tivemos dificuldades para mudar a jogada, lutamos para sentir os momentos para mudar de velocidade. Parecia que não queríamos cometer um erro decisivo, então não corremos o risco que é necessário nos 25 metros finais para abrir um espaço.”
“Mas, em geral, estava tudo bem. No segundo tempo não tivemos movimento suficiente com a bola e isso criou muitas perdas de bola das quais sofremos e o jogo ficou preso entre as metades. Não estava na nossa metade ou na metade deles. Então, no primeiro jogo fora de casa, você aguenta e faz o que precisa para manter um clean sheet e conseguir a vitória.”
Thiago Silva tem 38 anos de idade e foi eleito o melhor jogador em campo, sendo fundamental para a estrutura defensiva da equipe. Thomas Tuchel falou sobre o veterano e sua importância.
“Talvez eu nunca tenha trabalhado com um jogador em geral nessa idade, então ele [Thiago Silva] é o mais apto que treinei nessa idade. Em geral, todos os três jogadores na parte de trás estavam na casa dos trinta anos, os dois número “seis” estão na casa dos trinta anos, e pudemos ver que lutamos um pouco fisicamente no final da partida.”
“Precisamos melhorar nosso nível físico e melhorar. Podemos estar confiantes de que vamos melhorar e estamos nisso. Thiago é uma chave, jogador chave no meio da defesa agora, mas precisamos movimentar a bola, não sem a bola, para investir mais fisicamente com mais corridas. Isso virá com mais treinamento e mais jogos.”
Marcos Alonso não foi relacionado para a partida, à medida que sua saída do clube se aproxima. Thomas Tuchel confirmou o desejo e pedido do ala/lateral espanhol para deixar o clube nesta janela e explicou sua ausência.
“Esse é o caso. Ele [Alonso] tenta sair e nós concordamos com esse desejo. É por isso que não faria sentido colocá-lo em campo hoje. Ele estaria em campo de outra forma, mas nesta situação, era a coisa certa a fazer.”
Thomas Tuchel também falou da dificuldade em obter os três pontos contra a equipe do Everton e lembrou o resultado negativo obtido no confronto em Goodison Park na temporada passada.
“Foi um jogo muito difícil aqui na temporada passada e cometemos um erro e isso trouxe um gol ao Everton e depois não conseguimos marcar. Jordan Pickford foi fantástico naquele dia e quando você volta para casa, você não sabe por que foi necessário. Hoje foi o contrário.”
“Para nós, era importante fazer o primeiro gol. O Everton defendeu muito atrás e se você joga contra todo o bloco com muita disciplina e esforço, é sempre difícil encontrar a chance. Você precisa dos um-a-um, as acelerações rápidas, e total crença em seu jogo.”
“Ainda há coisas para melhorar, mas com um pouco de sorte, o espírito certo e a paixão, conseguimos vencer e começar com uma vitória fora de casa foi um resultado fantástico.”