Após seis anos em Stamford Bridge, chegou ao fim a passagem do espanhol Marcos Alonso pelo Chelsea. Em seu site oficial o clube confirmou a rescisão contratual do lateral/ala esquerdo, que deve em breve assinar com o FC Barcelona de forma definitiva.
Apesar das muitas partidas realizada nas últimas temporadas, Marcos Alonso não vinha sendo unanimidade no Chelsea e para Thomas Tuchel, já que Ben Chilwell é sua primeira opção para a ala.
Alonso não foi relacionado para a estreia do Chelsea na Premier League 22/23 por Thomas Tuchel, que confirmou seu desejo de deixar o clube.
Com a contratação de Marc Cucurella vindo do Brighton, o Chelsea decidiu liberar o jogador, rescindido seu contrato para que ele possa assinar com o Barcelona como agente livre.
Alonso chegou no Chelsea em 2016 vindo da Fiorentina e foi peça fundamental da equipe de Antônio Conte na conquista da Premier League 2016/17.
Desde sua chegada no clube, Marcos Alonso se tornou o defensor com o maior número de gols marcados na Premier League, com 26 marcados, além de 16 assistências na competição. No total foram 212 partidas do espanhol com a camisa do Chelsea e um total de 29 gols marcados pelo clube.
Além disso, Marcos Alonso conquistou uma Premier League, uma FA Cup, uma UEFA Europa League, uma UEFA Champions League, uma UEFA Super Cup e um título do Mundial de Clubes.