Nas últimas horas do fechamento da janela de transferências, o Chelsea anunciou a contratação por empréstimo do meia Denis Zakaria junto a Juventus por uma temporada.
O suíço chega para reforçar o meio-campo da equipe londrina, sendo ao lado de Gallagher, Jorginho, Kanté e Kovacic opções para ocupar a posição.
O Chelsea se comprometerá a pagar o salário completo de Zakaria durante esse período, o atleta tem uma cláusula de opção de compra estipulada em 30 milhões de libras, em um contrato de 5 anos.
Início meteórico na Bundesliga
Zakaria foi revelado pela equipe do Servette, mas começou a se destacar após se transferir para o Young Boys.
Depois de dois dois anos vestindo a camisa de clubes do seu país natal, foi anunciado como novo reforço do Borussia Mönchengladbach em junho de 2017 pela bagatela de aproximadamente 10 milhões de euros.
Zakaria teria a difícil missão de substituir Mahmoud Dahoud, que recentemente havia trocado o Gladbach pelo Borussia Dortmund. Mas o jovem não sentiu problemas de adaptação e deslanchou de vez na Bundesliga.
O suíço atuou como títular absoluto nas duas primeiras temporadas em que vestiu a camisa dos potros. Após sofrer uma grave lesão no joelho em meados da temporada 2019/20, ficou de fora dos gramados por cerca de 246 dias.
Por causa disso, foi menos utilizado na temporada 20/21, alternando mais no banco de reservas ao longo do ano.
Mas suas boas atuações logo voltariam a aparecer novamente, sendo um dos principais pilares do Gladbach no início da temporada 21/22.
Ida para a Juventus
Em janeiro de 2022, Zakaria se transferiu para a equipe da Juventus, com o clube alemão recebendo cerca de 4,5 milhões de euros pela venda do jogador.
O meia chegou para fazer parte do plano de recuperação da velha senhora na temporada, não demorando muito para deixar sua marca no clube italiano.
Logo em sua estreia, marcou um dos dois gols que deram a Juventus a vitória sobre a equipe do Hellas Verona por dois a zero.
O suíço alternou entre titular e reserva em seus primeiros meses na Itália, oscilando entre atuações boas e ruins ao longo do restante da temporada.
Com a chegada de Leandro Paredes e Pogba no início desta temporada, seria pouco provável que Zakaria tivesse espaço para se desenvolver ainda mais.
A velha senhora enxergou com bons olhos a oportunidade de um empréstimo para o Chelsea, mas para continuar em Stamford Bridge ele precisará jogar muito bem, o que seria um grande lucro para a Juventus.
DNA do jogador
Zakaria é conhecido pelo seu estilo de jogo físico e de muito contato com o adversário, trazendo segurança na construção de jogadas e na movimentação da equipe dentro de campo.
O suíço é um típico jogador box-to-box, sem a bola é capaz de pressionar e roubar bolas, com a bola a sua principal característica é fazer ótimas progressões e achar passes ou quem sabe arriscar um chute perto da área.
No Chelsea, Zakaria pode ajudar a preencher a faixa central do campo sendo uma excelente opção para ocupar essa posição.
Além disso, chegou a ser improvisado em algumas oportunidades como zagueiro num esquema com três defensores.
Seleção Suíça
Zakaria ganhou suas primeiras chances na seleção da Suiça no ano de 2016, sendo reserva daquele time na Eurocopa daquele ano.
O meia também fez parte do grupo que participou da Copa do Mundo de 2018, geralmente saindo do banco na segunda etapa.
Depois disso, ganhou mais presença na equipe titular, até a lesão no joelho também interromper seu progresso na seleção.
Zakaria permaneceu no banco durante a Euro de 2020, porém fez boas aparições durante o decorrer da competição.
Já pelas Eliminatórias, retomou sua posição e se valorizou um pouco mais com a classificação dos suíços em cima da Itália.