Diante da estreia do Chelsea na fase de grupos da UEFA Champions League, o treinador Thomas Tuchel, já em solo croata, conversou com a imprensa na tarde desta segunda-feira (05).
O treinador iniciou a coletiva revelando as chances de Pierre-Emerick Aubameyang e Denis Zakaria fazerem suas estreias com a camisa dos Blues, bem como explicar a ausência de Thiago Silva.
“Decidimos com o Thiago [Silva] que ele vai ter uma pausa na viagem e o estresse depois de jogar todos os minutos até agora em partidas muito intensas. Era o momento de dar-lhe um tempo [de descanso] em vez de colocá-lo no banco e ter os problemas de viagem. Ele cuida de sua recuperação.”
“Tivemos a oportunidade de levar todos que estavam treinando e à disposição para Zagreb para fazer nosso último treinamento. Isso inclui Denis [Zakaria] e Auba. Ele [Aubameyang] fez um teste com a máscara, sentiu-se bem, treinou normal. Se tudo correr bem hoje, ambos estarão disponíveis.”
Édouard Mendy esteve envolvido em uma polêmica, após sentir uma lesão no lance do gol anulado do West Ham, levando a críticas da imprensa por um possível fingimento de uma lesão. Thomas Tuchel falou sobre o assunto.
“Ele [Mendy] está disponível. Não ouvi as acusações, sabe o que aconteceu comigo quando falei sobre o árbitro. Foi muito caro. Já disse depois disso que não comentarei mais. Isso é o que acontece agora. Eu não respondo hoje porque eu posso entender a frustração dele [David Moyes]. Vamos deixá-lo de lado.”
Mateo Kovacic está voltando ao seu país pela primeira vez vestindo a camisa do Chelsea e enfrentará o time para qual torce. Thomas Tuchel falou sobre o caráter de Kovacic.
“Kova é um jogador fantástico. Além disso, ele é uma pessoa fantástica e personalidade. Inacreditável jogador de equipe e é um prazer ser treinador dele, para todos serem seus companheiros de equipe.”
“Kova é um cara fantástico e é muito importante que ele esteja conosco. É muito emocional para ele, ele está muito feliz por estar de volta aqui. É sua cidade, seu país para o qual ele joga com muito orgulho. Estamos felizes que ele está de volta, ele está encontrando sua forma. Estamos felizes por ele estar de volta ao campo e treinando.”
As comemorações de Aubameyang imitando super-heróis tem sido comuns nos clubes pelos quais passou e caso entre em campo, estará usando uma máscara. Perguntado se o palco estaria pronto para uma comemoração icônica de Aubameyang, Tuchel disse:
“Não coloque nenhuma ideia na cabeça de Auba, por favor! Mais ideias. Tenho certeza que ele tem as suas. Quando ele marcar, ele pode comemorar. Primeiro, ele precisa marcar.”
“Ele é muito ambicioso, muito focado. Ele está com fome de jogar para nós e provar um ponto. É por isso que ele está aqui, foi o que sentimos desde o primeiro momento. Ele está feliz e convidado para provar um ponto amanhã.”
“Se tiver um problema hoje, não vamos colocá-lo, é claro. Não houve problema ontem e espero que não haja um problema hoje. Ele está pronto para começar? É claro. Ele não pode jogar 90 minutos. Cabe a nós tomar uma decisão sobre como administramos os minutos. Ele precisa de minutos para ter toda a sua forma física e ritmo. Cabe a nós encontrar uma solução se ele vier do banco ou se ele começar.”
Reece James tem sido um dos jogadores mais importantes do Chelsea nas últimas temporadas e o clube acertou nesta segunda a renovação de seu contrato por mais seis anos. Thomas Tuchel falou da importância de assegurar um novo contrato para o jogador.
“Claro [estou feliz]. Ele é um jogador muito decisivo para nós e ele é um jogador da academia. Dissemos muitas vezes o quão importante ele é. Acho que o desenvolvimento dele está longe de acabar. Há muito o que aprender com ele e muito por vir. Estamos felizes por ter um jogador chave conosco por tantos anos.”
O VAR na Premier League tem sido cercado por diversas polêmicas nesta temporada e Thomas Tuchel deu sua opinião sobre o assunto.
“O que posso dizer agora para ser claro ao mesmo tempo e não pagar uma multa de novo? Onde está a linha? Talvez seja melhor que outras pessoas falem sobre isso. Nossos últimos três jogos em casa… Não preciso mais disso. Cartões vermelhos, decisões do VAR, gols dados, decisões não tomadas onde é óbvio tomar.”
“Falando sobre o último jogo eu entendo a frustração, discussões sobre essa decisão. Para mim não é uma decisão 100%. Foi contra o Tottenham, não é agora.”
“Fiquei feliz que o árbitro teve a chance de ter uma revisão da situação em campo, então a decisão é dele. Nunca teremos um jogo sem erros, mas pelo menos ele deu a todos a sensação de que tomou a decisão. Eu entendo a frustração. Não cabe a mim comentar muito. A qualidade dos erros, ninguém está feliz com isso.”
Thomas Tuchel também falou sobre as qualidades e o desafio de enfrentar o Dínamo Zagreb em sua casa na primeira rodada da fase de grupos da UEFA Champions League.
“Eles estão acostumados a ganhar, é um time vencedor. Eles estão acostumados a estar no topo. Isso molda uma certa mentalidade. Eles sobreviveram à qualificação, o que nunca é fácil. Eles merecem estar aqui e tenho certeza que eles vão planejar jogar um jogo muito técnico e emocional contra nós.”
“Eles têm qualidade individual como sempre, como todo time do Dínamo Zagreb e qualquer equipe croata. Muita qualidade individual. Na frente eles têm velocidade e dribles nas alas e usarão o papel como um azarão para exagerar e nos trazer um baixo desempenho. Este será o plano deles. Estamos cientes disso.”
“Estamos em um momento em que precisamos melhorar, não estamos totalmente felizes com os resultados, com nossas performances. Precisamos dar o próximo passo. É Liga dos Campeões, muito emocionante. Estamos muito conscientes de qual é o desafio de jogar em uma primeira partida fora de casa em uma fase de grupos.”
“É difícil. Pode acabar em situações complicadas, mas acho que é muito importante que aceitemos e joguemos um jogo humilde, não ficar preso às nossas próprias expectativas.”
“Aceitaremos a luta e o desafio e então também podemos ter a crença e confiança que somos capazes de vencer. Precisamos nos apresentar, com certeza.”