A decisão de demitir Thomas Tuchel na última semana pegou todos de surpresa. Depois de uma janela de transferências tumultuada e de muitas reviravoltas, Thomas Tuchel não teve tempo para desenvolver a equipe com todos os seus jogadores e deixou o clube após completar 100 jogos no comando.
Apesar da decisão do Chelsea de demitir o treinador alemão ter sido descrita como “equivocada” por muitos, diversos fatores levaram os novos donos a optarem pela mudança de comando na equipe, sendo um deles a “identidade com o projeto”.
Para seu lugar trouxeram o jovem treinador Graham Potter, anteriormente no Brighton and Hove Albion com um contrato a longo prazo e a ideia de ter um projeto à longo prazo, se encaixando melhor à visão dos novos donos ao clube.
De acordo com vários setoristas que cobrem o dia a dia do Chelsea, Todd Boehly e o consórcio Clearlake Capital já planejam os gastos para apoiar o novo treinador.
Dando início ao projeto, a prioridade da diretoria é anunciar um novo diretor esportivo antes do início da Copa do Mundo da FIFA em Novembro e Graham Potter terá um papel fundamental na nomeação do novo diretor do clube.
O Chelsea realizou as contratações na última janela de transferências sem ter um diretor de futebol no comando das negociações, que foram gerenciadas por Todd Boehly durante os últimos meses.
Nomes como o do ex-diretor esportivo do Liverpool, Michael Edwards e do brasileiro Maxwell seriam dois dos principais nomes observados pela diretoria do Chelsea para assumir o cargo deixado por Marina Granovskaia.
Além da nomeação de um novo diretor esportivo, os novos proprietários também planejam uma nova rodada de gastos no inverno europeu para reforçar a equipe de Graham Potter para a segunda metade da temporada, seguindo o processo de reformulação do elenco.
É reportado que as prioridades serão pela contratação de um novo meio campista e um novo goleiro reserva para a equipe na próxima janela, mas outras contratações não são descartadas.
O principal objetivo do Chelsea na atual temporada é terminar entre os quatro primeiros colocados na Premier League e assegurar a classificação para a edição 23/24 da UEFA Champions League, porém os novos proprietários não estão olhando primeiramente para a posição na classificação para avaliar o trabalho de Graham Potter, acreditando no desenvolvimento da equipe no longo prazo.