Novas contratações, escolha do novo diretor esportivo e metas a longo prazo: O plano de apoio dos novos proprietários para Graham Potter

LONDON, ENGLAND - AUGUST 30: Graham Potter, Manager of Brighton & Hove Albion looks on prior to kick-off in the Premier League match between Fulham FC and Brighton & Hove Albion at Craven Cottage on August 30, 2022 in London, England. (Photo by Catherine Ivill/Getty Images)

A decisão de demitir Thomas Tuchel na última semana pegou todos de surpresa. Depois de uma janela de transferências tumultuada e de muitas reviravoltas, Thomas Tuchel não teve tempo para desenvolver a equipe com todos os seus jogadores e deixou o clube após completar 100 jogos no comando.

Apesar da decisão do Chelsea de demitir o treinador alemão ter sido descrita como “equivocada” por muitos, diversos fatores levaram os novos donos a optarem pela mudança de comando na equipe, sendo um deles a “identidade com o projeto”.

Para seu lugar trouxeram o jovem treinador Graham Potter, anteriormente no Brighton and Hove Albion com um contrato a longo prazo e a ideia de ter um projeto à longo prazo, se encaixando melhor à visão dos novos donos ao clube.

De acordo com vários setoristas que cobrem o dia a dia do Chelsea, Todd Boehly e o consórcio Clearlake Capital já planejam os gastos para apoiar o novo treinador.

Dando início ao projeto, a prioridade da diretoria é anunciar um novo diretor esportivo antes do início da Copa do Mundo da FIFA em Novembro e Graham Potter terá um papel fundamental na nomeação do novo diretor do clube.

O Chelsea realizou as contratações na última janela de transferências sem ter um diretor de futebol no comando das negociações, que foram gerenciadas por Todd Boehly durante os últimos meses.

Foto: Chelsea FC / Reprodução

Nomes como o do ex-diretor esportivo do Liverpool, Michael Edwards e do brasileiro Maxwell seriam dois dos principais nomes observados pela diretoria do Chelsea para assumir o cargo deixado por Marina Granovskaia.

Além da nomeação de um novo diretor esportivo, os novos proprietários também planejam uma nova rodada de gastos no inverno europeu para reforçar a equipe de Graham Potter para a segunda metade da temporada, seguindo o processo de reformulação do elenco.

É reportado que as prioridades serão pela contratação de um novo meio campista e um novo goleiro reserva para a equipe na próxima janela, mas outras contratações não são descartadas.

O principal objetivo do Chelsea na atual temporada é terminar entre os quatro primeiros colocados na Premier League e assegurar a classificação para a edição 23/24 da UEFA Champions League, porém os novos proprietários não estão olhando primeiramente para a posição na classificação para avaliar o trabalho de Graham Potter, acreditando no desenvolvimento da equipe no longo prazo.

Matheus Silva
35 anos, servidor público, torcedor do Chelsea desde 2000. London is Blue!