A primeira partida de Graham Potter no comando do Chelsea terminou com um empate com o FC Salzburg em Stamford Bridge, deixando um gosto amargo e a equipe em uma situação complicada no Grupo E da UEFA Champions League.
Após a partida, ainda em Stamford Bridge, Graham Potter falou com a imprensa, revelando certa frustração pelos pontos deixados pelo caminho.
“Estamos frustrados com apenas um ponto. Eu acho que a aplicação dos jogadores, a atitude dos jogadores foi fantástica e eu realmente gostei de como eles foram sobre o seu trabalho contra um bom adversário, um adversário que dificulta para você. Atacam rápido e defendem bem.”
“Eu pensei que no primeiro tempo nós colocamos Raheem [Sterling] em algumas boas situações um-vs-um e criou algumas oportunidades, mas eles têm alguns blocos dentro da área. Fizemos um bom gol e no período não controlamos tão bem quanto tínhamos, sofremos o gol, o que é decepcionante, mas pode acontecer nesse nível.”
“E então nossa resposta foi muito boa. O goleiro deles fez algumas defesas e precisávamos do segundo gol, mas não veio. Estamos decepcionados com um ponto.”
Perguntado sobre se era possível notar alguma diferença no elenco do final da Era Thomas Tuchel para o seu primeiro jogo no cargo de treinador do Chelsea, Graham Potter deu seu ponto de vista.
“Eles deram tudo. Nós só temos um ponto e estamos desapontados com isso, mas eu estou muito orgulhoso de como eles agiram hoje. Não tem sido fácil para eles também com a mudança de treinador e tudo o que vem com isso, mas a resposta deles tem sido brilhante. Eles agiram muito, muito bem: profissionais, honestos, responsáveis.”
“Então, do ponto de vista do esforço, estava 100% lá. A qualidade para conseguir o seu sempre foi boa contra um bom adversário, temos que creditá-los pela forma como eles se defenderam e como eles criam chances de nos atacar. Mas conseguimos jogar muito bem durante o período do jogo e, como eu disse, o goleiro deles fez algumas boas defesas e faltou um pouco para fazer o segundo gol.”
Graham Potter já fez algumas mudanças na equipe, escalando-a em um novo esquema tático e ele deu pequenas explicações sobre as mudanças processadas.
“Foi uma linha de três, tanto quanto eu estava preocupado com Reece e Raheem nos dando a largura. O Salzburg é muito forte no meio com o 4-3-1-2, então não é fácil jogar no meio do campo. Queríamos ter alguma largura perigosa e Reece [James] e Raheem [Sterling] eram isso.”
“Eram mais zagueiros nas posições laterais e depois no meio-campo. Eu achei que nós tivemos Raheem [Sterling] em algumas boas situações e Reece [James] também avançou do seu lado. Mason [Mount] também e fizemos um bom gol. Em seguida, eles defenderam bem, bloquearam, e seu goleiro fez algumas boas defesas. Podemos melhorar também, mas como eu disse, como os meninos abordaram o jogo, estou muito feliz.”
Raheem Sterling atuou pela ala esquerda, dando mais largura para a equipe em campo e Graham Potter explicou os prós e contras de sua decisão.
“Bem, há essa possibilidade, mas você tem que se organizar em torno disso, pois você não quer Raheem [Sterling] realmente defendendo em sua área muitas vezes e eu não acho que ele fez. Acho que Marc Cucurella administrou a situação muito bem. Não me lembro de muitas oportunidades que tiveram por aquele lado.”
“O que quer que você faça, há sempre um plus e um menos, mas estávamos em casa e queríamos estar na frente e ter algumas ideias de ataque nessas posições. Raheem é muito bom em atacar uma linha de fundo e marcou um gol fantástico, eu achei que ele era muito bom no jogo. Reece equilibra um pouco e ainda podemos defender em uma linha de quatro se precisarmos, então esse foi o pensamento.”
O Chelsea conquistou apenas um ponto de seis possíveis no Grupo E até aqui e tem o Milan nas duas próximas rodadas da UEFA Champions League. Graham Potter comentou sobre a dificuldade do grupo no momento.
“Não podemos mentir, não é a posição em que queremos estar, mas temos que responder, é simples assim. Vai ser um grupo difícil, eu acho, mas há qualidade suficiente na equipe e no elenco que possamos responder e temos que olhar para frente para esses dois jogos.”
Graham Potter chegou ao Chelsea, que tem sido acostumado a conquistar títulos nos últimos anos, e comentou sobre a atual posição do clube após a mudança de proprietários.
“Ainda entendemos onde estamos. Entendemos as demandas desse clube de futebol e, como eu disse, acredito em um ambiente, cultura e ajudar as pessoas a melhorar, mas também sabemos que temos que vencer também e ser competitivos, então nada muda nesse sentido.”
“Estamos no início de um processo com um grupo de funcionários e um grupo de jogadores. Só posso comentar sobre a resposta que tivemos, que tem sido muito boa e estou ansioso para trabalhar, tornando este time competitivo, e um dos torcedores se orgulham.”
Após a mudança de treinador, novas ideias estão sendo implementadas aos poucos e Graham Potter falou de como o grupo tem sido positivo, embora admita que há necesside de tempo de adaptação.
“Tenho sido muito positivo com os jogadores, sua resposta, atitude, inteligência, eles são os melhores jogadores e estão trabalhando duro um para o outro. Há um bom espírito no grupo, mas eles estão decepcionados porque os resultados não foram tão bons quanto gostariam, o que é normal e você pode sentir essa decepção e frustração.”
“Mas é meu trabalho ajudá-los a obter os resultados que eles querem, que todos nós queremos. Hoje não é o melhor começo em termos de pontos para nós, mas em termos de como agimos em campo como um grupo, muitos pontos positivos.”