Neste final de semana o Chelsea volta a campo pela Premier League após a “data FIFA” e enfrentará o Crystal Palace fora de casa. Na manhã desta sexta-feira (30), Graham Potter conversou com a imprensa direto de Cobham, fornecendo atualizações sobre seus jogadores dentre outros assuntos.
O treinador falou sobre a pausa de 23 dias entre suas duas primeiras partidas no comando da equipe.
“Provavelmente um pouco dos dois, para ser honesto [bom e ruim]. Usei o tempo para conhecer as pessoas em um ambiente sem jogos, mas ao mesmo tempo estamos ansiosos para ir, ansiosos para jogar. É aí que você descobre tudo e aprende muito e causa uma impressão. Não pude controlar nada em termos de como as coisas deram certo com os adiamentos [de jogos]. Pausa para a “data FIFA” é o que é, então só temos que aproveitar ao máximo.”
Questionado sobre se a equipe se apresentaria de forma totalmente diferente da equipe de Thomas Tuchel no início da temporada, Potter disse:
“Acho que todo mundo tem uma ideia um pouco diferente de futebol e não fique muito nervoso com isso. É mais uma escolha do que todos nós fazemos e o trabalho então é fazer nossas escolhas funcionarem. Enorme respeito por Thomas [Tuchel] e suas equipes, não estou no negócio de me comparar a ele ou a qualquer outra pessoa. Vou tentar colocar um time em campo que é reconhecível, algo que os torcedores se orgulhem e, em última análise, um time de futebol vencedor.”
Graham Potter também comentou sobre a disponibilidade de seus jogadores, revelando que a partida ainda é muito cedo para N’golo Kanté, que já treina com a equipe desde o início da semana.
“Não, não estão [N’golo Kanté e Édouard Mendy não estão disponíveis]. Eles estão absolutamente bem em termos de passar por suas fases de reabilitação. NG [Kanté] acabou de estar no campo com a equipe, mas não foi um treinamento completo,. Eddie [Mendy] está um pouco mais longe, mas não teve o suficiente para se envolver no fim de semana. Talvez na próxima semana para ele.”
“Marc Cucurella e Carney [Chukwuemeka] estão um pouco doentes, além disso, todos estão em forma.”
O Chelsea visitará o Crystal Palace fora de casa e Graham Potter falou sobre a recepção esperada no estádio adversário.
“Tenho certeza que será uma boa [recepção]. Eu gosto da atmosfera lá, é um estádio de futebol adequado, os torcedores ficam atrás do time e dificultam para o time visitante, seja ele quem for. Estamos ansiosos por esse desafio, mas os garotos estão prontos e ansiosos para jogar. Mal posso esperar.”
Vários jogadores defenderam suas seleções durante a pausa de 23 dias, restando poucos em Cobham para treinamentos. Graham Potter revelou pontos sobre o pouco tempo com seu elenco completo para os treinamentos e como será selecionar a equipe.
“Faz parte do trabalho, faz parte do desafio. Podemos pensar enquanto eles estão fora, fazer algumas análises e assistir jogos. Você tem que começar em algum lugar, nós temos um monte de jogos por vir. Foi bem documentado a quantidade de jogos que temos, o que é ótimo porque podemos ver os jogadores, muita competição, todo mundo está pronto.”
“Nunca é fácil escolher um time porque temos bons jogadores e boas opções, mas podemos lidar com isso.”
Patrick Vieira revelou admiração por Graham Potter e o novo treinador dos Blues retribuiu as gentilezas do adversário da rodada.
“Ele [Vieira] fez um trabalho fantástico. Acho que ele construiu sobre as bases que Roy estabeleceu em termos de uma estrutura defensiva. Adicionado alguns jogadores de ataque realmente bons, não apenas nas posições de ataque, os zagueiros têm feito a diferença para eles em termos de como eles defendem e constroem ataques. Sempre difícil jogar contra, bem organizado, bom espírito, ele o simboliza como jogador também.”
Perdi essas estatísticas [sobre a superioridade do Chelsea no confronto] trazendo um pouco de negatividade. Só mostra como a Premier League é e como é difícil. Tivemos alguns jogos difíceis contra o Palace onde poderíamos ter vencido e as margens são pequenas, mas é assim que é. Isso é história. Estamos ansiosos para o jogo de sábado e aumentar esse recorde.”
Antônio Conte, treinador do Tottenham falou sobre a loucura do horário da primeira partida da Premier League na rodada e questionado sobre o assunto, Potter foi breve em sua análise.
“Eu posso entender de onde ele está vindo mas do meu ponto de vista eu vejo isso como positivo, mas eu acho que é uma chance para nós jogarmos. Não jogamos há algum tempo. Temos um bom grupo, um grande grupo que está ansioso para jogar, boa competição no elenco. Sim, vamos lá.”
Pierre-Emerick Aubameyang chegou ao Chelsea para ser comandado por Thomas Tuchel, mas poucos dias depois o treinador foi substituído por Graham Potter.
O novo comandante dos Blues falou sobre sua ansiedade de trabalhar com o atacante gabonês.
“Sim, estou ansioso para trabalhar com ele [Aubameyang], gostei de trabalhar com ele no breve tempo que trabalhamos juntos. Ele é um cara legal, focado, quer fazer tudo bem, quer jogar, quer marcar.”
Graham Potter contratou Billy Gilmour de forma permanente e Levi Colwill por empréstimo quando ainda estava no Brighton, e falou sobre as possíveis oportunidades para os jogadores jovens do clube.
“Eu não sei sobre esperar. Todos os jovens jogadores têm que esperar que tenham uma oportunidade, isso é normal. Eles se colocam lá em treinamentos e jogos e se eles ganham o direito de jogar, eu acho que é justo. Em um clube como o nosso, a competição por lugares é enorme, então todos têm que lutar não importa a idade. Se a qualidade está lá, a idade não é barreira.”
Graham Potter também falou sobre o tempo necessário para os jogadores se adaptarem às suas ideias de jogo, admitindo que não estipulará um tempo para isso.
“Eu não quero ser aquele cara pedindo tempo, mas o processo de coaching, esse tipo de desenvolvimento ajuda se você tiver tempo. Eu entendo que estamos em um mundo onde não há muita paciência também. Nunca fui um daqueles caras que pedem tempo. Tudo o que posso fazer é tentar o meu melhor, tentar melhorar e o que as pessoas pensam do lado de fora está fora do meu controle.”
“É um desafio. Todos gostaríamos de um mundo ideal, mas este não é um mundo ideal e certamente não vou reclamar disso. É com o que tenho que lidar e com o que temos que trabalhar. Temos que ser inteligentes com a forma como trabalhamos, inteligentes com a forma como usamos nosso tempo. Em um mundo com muitos desafios, eu não acho que eles querem me ouvir reclamando de menos tempo em campo.”
O treinador também admitiu não ter grandes surpresas em seu pouco tempo de Chelsea e falou sobre os desafios pela frente, com uma sequência insana de 13 partidas.
“Não, não acho surpresa. Eu tenho sido muito positivamente feliz com a forma como todos me receberam, a sensação que eu tenho em Cobham, o campo de treinamento, os jogadores têm sido incríveis, muito abertos, muito honestos, há um grupo muito bom aqui com bons jogadores experientes e bons jovens que também são ambiciosos. Bom grupo, boa mistura, tem sido muito surreal porque não tivemos jogos e fomos para uma pausa internacional. Estou ansioso para amanhã.”
“Temos seis semanas, 13 partidas e rapidamente é entender todos os jogadores e usá-los da maneira certa. Vencendo partidas de futebol na liga mais difícil do mundo com a Liga dos Campeões também. Esse será o desafio a curto prazo que estou pensando.”
Graham Potter também falou das mudanças para a equipe aproveitar melhor suas chances, revelando que é preciso trabalho para vencer os desafios e obter sucesso.
“A mudança é boa e é ruim e desafiadora. É como você lida com isso, como você trabalha com ela. Está bem documentado o que aconteceu com a propriedade, o treinador, e as pessoas, faz parte da vida às vezes e é como nós administramos isso.”
“O desafio, um pouco mais do que um desafio de curto prazo, é como você alinha os recursos que você tem, como você alinha a ideia de futebol com tudo o que você tem e torná-la bem sucedida. O passado, ou recurso ou história não lhe garante nada nesta liga. Há muitos clubes que gastaram muito dinheiro e não alcançaram coisas que talvez quisessem. Trata-se de deixar tudo alinhado e estratégia clara.”
“Vital soa um pouco de vida ou morte, ou dramático, é o que é. Não posso controlar a percepção das pessoas sobre o que fazemos ou não, em vez de me preocupar com o que vamos fazer em maio ou junho, estou apenas focado no próximo jogo e na próxima sessão de treinamento, tentando melhorar a equipe.”