Um golaço de Conor Gallagher garantiu a primeira vitória de Graham Potter no comando do Chelsea neste sábado (01) de virada contra o Crystal Palace fora de casa.
Com o resultado, os Blues alcançaram os 13 pontos na tabela de classificação, subindo provisóriamente para a quinta colocação na Premier League.
Após a partida, ainda no Selhurst Park, Graham Potter conversou com a imprensa e comentou sobre o gol e o impacto de Conor Gallagher contra seu ex-clube.
“Estou muito feliz por Conor [Gallagher], encantado pela equipe, encantado pelos substitutos que eles poderiam entrar e ter um impacto. Isso é o que você quer. Você quer jogadores que estão decepcionados e frustrados porque eles querem jogar, é claro, mas que eles mostram isso de uma maneira boa e estão prontos para ajudar quando eles entram em campo.”
“Eu pensei que tivemos uma boa resposta a esse respeito. O grupo tem sido muito bom desde o início e estou encantado pelo Conor, é um ataque fantástico. Ele tem muito respeito pelo Crystal Palace, você pode ver isso pela reação dele. Mas ele é um jogador do Chelsea agora e foi um grande gol para nós.”
Além de Conor Gallagher, o atacante Pierre-Emerick Aubameyang também marcou seu primeiro gol com a camisa do Chelsea e Potter também falou sobre o assunto.
“Era um gol importante. Ele tem trabalhado duro para chegar à Premier League em forma e eu tenho ficado realmente impressionado com ele. Mas qualquer atacante vai dizer que é importante para eles marcar e foi um gol importante para nós.”
Esta foi a primeira vitória de Graham Potter em seu primeiro jogo de Premier League no comando dos Blues e seu segundo como treinador da equipe. Ele falou sobre o sentimento em sua primeira vitória pelo novo clube.
“Em um nível pessoal, é bom conseguir a primeira vitória. Estou muito feliz pelos jogadores porque começamos bem fora de casa e depois cedemos [o gol] e não [estávamos] conseguindo os três pontos ou pontos.”
“Então eles poderiam ter sentido pena de si mesmos, mas eles não fizeram. Eles continuaram indo e empurrando no jogo. Foi um jogo apertado, poderia ter ido de qualquer equipe [a vitória], mas nós aproveitamos. É assim que é, é difícil aqui contra o Crystal Palace.”
Thiago Silva teve um lance polêmico na partida, onde tocou com a mão na bola sendo o último defensor da equipe, mas após checagem do VAR, apenas o cartão amarelo foi aplicado. Graham Potter falou sobre o lance que poderia ter prejudicado ainda mais a equipe no primeiro tempo.
“Foi um [lance] 50-50 que saímos do lado certo, eu acho. Acho que foi um com o qual tivemos sorte. O fato de que é um caminho e tanto a partir do gol talvez tenha nos ajudado um pouco e há defensores de cobertura. Mas eu posso entender a frustração de Patrick [Vieira].”
O Chelsea saiu do habitual 3-4-3 e passou a atuar no 4-2-3-1 com Potter, uma mudança que ainda necessita de maior adaptação dos jogadores. O treinador comentou suas mudanças na equipe.
“Perdemos o Marc [Cucurella] e também achamos que uma linha de quatro atrás seria melhor para nós. Então esse foi o pensamento. Você precisa ter cuidado com a mudança porque as coisas têm que ser consistentes. A forma como jogamos é consistente, mas ao mesmo tempo, temos 12 partidas em seis semanas e pouco, por isso será difícil manter a consistência em termos de seleção.”
“Temos que manter a mente aberta, mas precisamos de alguma consistência na aparência e no que estamos tentando fazer em campo. Mas, ao mesmo tempo, temos que escolher um time que achamos que pode ganhar.”
“A pressão e a expectativa aumentam por causa da posição do Chelsea na hierarquia do futebol. Isso é o que é. Mas é por isso que aceitei o desafio e por isso estou aqui. Independentemente do que vocês me perguntam e da narrativa que vem de você, eu costumo focar no trabalho que tenho, que é trabalhar com os jogadores, ajudá-los a melhorar e ajudá-los a vencer. Felizmente, eu tive um começo decente, mas eu sei que há um longo caminho pela frente.”
Kepa Arrizabalaga foi novamente titular na ausência de Édouard Mendy e fez algumas defesas importantes para manter a equipe no jogo. Graham Potter comentou sobre a segurança passada pelo goleiro e sua atuação.
“Eu acho que ele jogou muito bem. Ele fez algumas grandes defesas, mas também, sua distribuição em termos de sua tomada de decisão foi muito forte. Você precisa de jogadores para intensificar e executar e Kepa fez isso hoje. Então, eu estou realmente feliz por ele.”
Por outro lado, Ben Chilwell não teve uma de suas melhores atuações, mas Graham Potter tratou de deixar claro que o jogador ainda precisa de tempo para voltar ao seu melhor.
“Não é um lugar fácil de jogar porque eles colocam dois alas contra você às vezes; jogadores como [Wilfried] Zaha são difíceis de controlar. São seus primeiros 90 minutos na Premier League [de Ben Chilwell], mas ele teve 90 minutos [no amistoso] a portas fechadas antes de ir embora para a data FIFA. Ele voltou de uma longa lesão, mas ele tem uma atitude fantástica, é um ótimo garoto, e estou gostando de trabalhar com ele.”