Desafio contra o Milan, importância de uma vitória, retornos e baixas na equipe: Todas as palavras de Graham Potter antes da partida contra o AC Milan pela UEFA Champions League

-

Nesta quarta-feira (05) o Chelsea enfrenta o AC Milan em uma partida muito importante para as chances da equipe em avançar para a próxima fase da UEFA Champions League.

E para a partida, Graham Potter tem boas notícias, já que tem alguns jogadores que foram desfalque à sua disposição.

Nesta terça (04), Potter conversou com a imprensa e revelou os retornos e baixas da equipe para enfrentar os atuais campeões italianos.

“Eddie [Mendy] treinou com a equipe nos últimos dias, então está progredindo, então ele estará no elenco, o que é uma ótima notícia para nós, porque é importante ter o máximo de competição por lugares que pudermos. Então é ótimo tê-lo de volta.”

“Jorgi sentiu um pouco de desconforto em sua área abdominal contra o Crystal Palace, mas treinou hoje, então vamos ver como ele reage a isso e tomaremos uma decisão mais tarde hoje. Kai [Havertz] teve um pouco de dor também, mas ele treinou hoje. Fora isso, estamos todos bem. NG [Kanté] está treinando cada vez mais. Não totalmente, mas chegando mais perto. Isso é muito positivo. Isso é tudo, eu acho.”

O treinador fez sua estreia em partidas de UEFA Champions League na última rodada, no empate em 1-1 com o Salzbug e comentou o que espera da partida contra o Milan.

“Estaremos jogando contra uma equipe diferente com uma maneira diferente de jogar. Eles são um time de ponta também, como o Salzburg era em termos de quão competitivos eles eram. Cada jogo é diferente, cada partida de futebol é diferente.”

“Estamos ansiosos pelo jogo. É um grande desafio para nós e um desafio emocionante para nós. É um que estamos ansiosos e temos que ser muito bons para obter o resultado que queremos.”

“É isso que vamos tentar e acho que todos vão dizer a mesma coisa [que não podemos perder]. É importante ganhar nosso jogo em casa e vencer se pudermos. Mas estamos jogando contra o principal adversário e temos que jogar bem e criar uma boa atmosfera para deixar nossos torcedores atrás de nós. Esse é o nosso trabalho e, como eu disse, estamos ansiosos por isso.”

Mesmo com a janela de transferências fechada, os novos proprietários do Chelsea seguem em busca de reforços para a equipe no futuro e Graham Potter falou sobre a ambição pelo sucesso, além de se recusar em falar sobre a iminente chegada de Christopher Nkunku.

“Os caras são ambiciosos, isso é certo. Eles querem desenvolver o clube e a equipe, como todos nós. Eu nunca esqueço que meu trabalho como treinador principal é desenvolver os jogadores que estão aqui e depois trabalhar com o clube e alinhar os recursos que temos para tomar as decisões quando as janelas de transferência se abrem.”

“Predominantemente meu trabalho é ajudar os jogadores que estão aqui e é isso que temos feito. Não os vimos tanto, mas os últimos dias foram positivos e preciso me concentrar nisso.”

“Como eu disse antes, minha resposta é que eu não falo sobre jogadores [Nkunku] que não são jogadores do Chelsea. Se quer perguntar sobre jogadores do Chelsea, fico feliz em falar sobre eles. Foi o mesmo em Brighton, você se liga com um monte de jogadores e há um monte de nomes lá fora.”

“E você pode imaginar que ele fica escalado quando você está em um clube como Chelsea. Mas falarei sobre os jogadores do Chelsea e não comentarei sobre mais ninguém.”

Conor Gallagher entrou bem e marcou o gol da vitória contra o Crystal Palace no final de semana pela Premier League e Potter falou sobre as chances do jogador começar entre os titulares.

“Ele tem, sim. Ele teve um impacto fantástico, um impacto que queremos que nossos reservas tenham. Como eu disse depois do jogo, ele é uma pessoa de topo, grande no grupo, e ele está lutando para jogar. Isso é ótimo para mim.”

N’golo Kanté está em seu último ano de contrato e poderá assinar um pré-acordo com outras equipes já em janeiro. No entanto Graham Potter tratou de deixar as decisões sobre o futuro do francês nas mãos do clube.

“Meu foco no momento é ajudá-lo a se reabilitar de uma forma boa para que ele esteja disponível para nós e em campo. Quando ele está em campo, ele é um grande trunfo para nós. As outras coisas são entre o clube e ele. Meu foco é ajudá-lo a entrar em forma e desfrutar de seu futebol. Não há muitos jogadores no futebol mundial como NG [Kanté], então quanto mais rápido ele voltar para nós, melhor. É aí que eu vou deixar o meu foco.”

Cristiano Ronaldo deve deixar o Manchester United em janeiro e Graham Potter foi questionado sobre a possibilidade de contratá-lo e disse.

“Você pode passar o dia todo fazendo essas perguntas, mas eu não vou falar sobre mais ninguém. Tenho o maior respeito pela pessoa que mencionou e qualquer outra pessoa mencionada. Mas enquanto eles não são nossos jogadores, eu não falo sobre eles.”

Na ausência de Édouard Mendy nas últimas semanas, Kepa Arrizabalaga foi o goleiro titular da equipe. Graham Potter falou sobre sua escolha e não deu muitas pistas sobre se manterá o senegalês como titular.

“Se você olhar para o que temos nas próximas seis semanas, é um cronograma incrível. Então, não tenho pressa em rotular ninguém. Em primeiro lugar, quero ajudar Kepa a desfrutar de seu futebol e jogar em um nível muito bom, o que eu acho que ele fez contra o Crystal Palace. Então eu quero ajudar Eddie [Mendy] a ficar em forma e pronto para jogar, o que ele fez muito bem até agora.”

“Então temos dois goleiros e em um mundo ideal, você deixa o futebol decidir. Temos dois goleiros em que realmente acreditamos e essa é uma boa situação para nós.”

Kalidou Koulibaly foi uma das principais contratações do Chelsea para a temporada, porém ainda não entrou em campo com Graham Potter. O treinador no entanto se mostrou impressionado com o jogador e falou sobre suas chances de estar em campo.

“Em primeiro lugar, eu fiquei realmente impressionado com ele. Como pessoa, ele é honesto e entende sua situação em termos de ter que esperar um pouco para jogar, o que todo jogador dirá que não está tão feliz. Então é como você responde e a resposta dele tem sido fantástica. Ele tem trabalhado muito e honestamente, treinou muito bem.”

“Ele veio de um clube e país com o qual ele estava muito familiarizado e confortável e fazer o passo para a Premier League não é tão fácil. As coisas aconteceram em termos de mudanças no clube, então não tem sido a situação perfeita para ele. Mas ele é um jogador de ponta e uma pessoa com personalidade, ele vai desempenhar um papel importante para nós que é certo.”

Graham Potter falou sobre sua primeira experiência no topo do futebol mundial em uma partida de Champions League ao enfrentar o Salzbug.

“Há uma diferença [em relação à Premier League]. Eu só tive dois jogos, então isso soa estranho em termos do tempo que eu estive aqui. Eu gostei e é como eu esperava. É um verdadeiro desafio. Se você baixar o seu nível, às vezes você pode se safar, mas contra as melhores equipes, que essas equipes são, eles podem puni-lo e é isso que você espera. É o que é emocionante sobre a competição eu acho.”

Kanté tem sofrido com muitas lesões desde a última temporada, sendo ausência em diversas semanas. Graham Potter falou sobre o cuidado ao colocá-lo em campo para que recupere sua forma.

“É apenas um caso de construir [forma física] e não será um caso de quando ele estiver em forma, ele pode jogar 90 minutos a cada três dias. Temos que ter cuidado com a forma como construímos seus minutos e esse é o próximo desafio. Tudo bem reabilitar, mas é hora do jogo e como ele tem tempo de jogo na Premier League. E isso é pouco a pouco. Estamos sob controle disso e faremos o nosso melhor.”

“É difícil substituir alguém como NG [Kanté] – ele é um jogador de classe mundial – e qualquer equipe que o perca sofrerá um pouco. Mas cabe a outros jogadores dar o passo para cima e encontrar as soluções. Temos muitos jogos chegando, tempo limitado no campo de treinamento que do ponto de vista de trabalho não é tão simples. Mas se olharmos para as opções que temos, mesmo que não haja uma substituição direta, há outras soluções lá, então temos que encontrar a certa.”

Rafael Leão, jogador do AC Milan vem sendo muito especulado no Chelsea nos últimos meses, com os Blues aparentemente preparando uma investida para o verão europeu. Graham Potter falou sobre a qualidade do jogador adversário.

“Fiquei muito impressionado com ele sempre que assisto aos jogos. Ele está fazendo a diferença para o AC Milan e está contribuindo para como eles atacam e marcam gols. Então parabéns a ele por isso.”

“Ele é um jogador de ponta. Em termos do que acontece no futuro, quem sabe se ele pode fazer isso ou não? Ele tem a capacidade com certeza do que eu vi porque ele está afetando o jogo no mais alto nível contra os principais adversários.”

Pierre-Emerick Aubameyang marcou seu primeiro gol na Premier League e pelo Chelsea no final de semana contra o Crystal Palace, porém Graham Potter admitiu que as coisas foram “traumáticas” para o atacante antes de sua mudança para Stamford Bridge.

“Eu acho que é apenas para reconhecer isso. Eu conversei com ele brevemente sobre isso mas você pode imaginar que é apenas uma daquelas coisas que você tem que seguir em frente o mais rápido possível.”

“Estamos aqui para apoiar e fazer tudo o que pudermos a esse respeito, mas o melhor para ele é jogar futebol, deixar esse incidente para trás o mais rápido possível, e estar em um lugar onde ele se sinta confortável e feliz. Pelo que vi, ele sente isso aqui. Ele tem atuado muito profissionalmente e é sempre feliz em torno do clube e com seus companheiros de equipe. Então, eu fiquei realmente impressionado com ele.”

“Ele não seria humano se não achasse [difícil no começo]. Foi bastante horrível, para ser honesto e sem ser um psicólogo total, é uma coisa justa de assumir. Mas como eu disse, eu só posso agir em termos de como ele se comporta e se comporta conosco e ele tem sido perfeito. Ao mesmo tempo, ainda é algo que não foi particularmente agradável, especialmente quando a família está preocupada. Mas ele tem sido brilhante conosco.”

Graham Potter também se mostrou impressioando com o Milan e o ex-Chelsea Olivier Giroud, que tem sido um dos principais jogadores da equipe italiana desde a última temporada.

“Fiquei muito impressionado. Há uma ideia clara de como eles querem atacar e defender. Eles têm maneiras diferentes de marcar e Giroud é alguém que o Chelsea conhece muito bem. Ele é um jogador fantástico, joga de uma maneira muito boa, usa suas qualidades e pontos fortes e é um jogador importante para o AC Milan. Estou ansioso para jogar o jogo. Eles são uma equipe de ponta e temos que ser muito bons para obter o resultado que queremos.”

Matheus Silva
Matheus Silva
35 anos, servidor público, torcedor do Chelsea desde 2000. London is Blue!

REDES SOCIAIS

Receba nossas atualizações em tempo real no nosso canal de transmissão do Telegram

ÚLTIMAS

Faça parte agora mesmo do nosso clube oficial de torcedores!

RELACIONADOSLeia mais
Leitura recomendada

error: Conteúdo protegido!