O início da “Era Graham Potter” no Chelsea segue em evolução e a equipe conquistou uma grande e importante vitória para se manter com boas chances de avançar à próxima fase da UEFA Champions League.
Após a partida Graham Potter conversou com a imprensa em Stamford Bridge, fornecendo suas impressões sobre o desempenho e vitória contra um grande adversário.
“Estou encantado com o desempenho e a atitude. Contra um adversário de ponta, tínhamos que jogar bem, e tínhamos que agir bem. Um clean sheet e três gols. Tivemos que sofrer também, o que é bom de fazer porque você tem que fazer isso em um jogo de alto nível. Muito satisfeitos com os jogadores, eles trabalharam muito duro esta semana, e é um bom começo para nós.”
Esta foi apenas a segunda partida de Graham Potter na UEFA Champions League, conseguindo uma importante vitória contra um gigante europeu. Ele comentou sobre o significado da vitória.
“Bem, você tem que responder a pergunta em duas partes. Eu sou o treinador do Chelsea, e você tem que ter certeza que você é profissional e preparar o time muito bem quanto você pode e permanecer no jogo e se concentrar no jogo. Obviamente, como ser humano, Chelsea contra AC Milan é uma partida de futebol fantástica e estar envolvido nisso é algo pelo qual sou grato. Ganhar o jogo é ótimo. Precisamos nos recuperar agora e ir de novo no fim de semana e nos preparar para terça-feira.”
Reece James marcou o último gol da partida e foi eleito o melhor jogador em campo. Graham Potter falou sobre o desempenho e qualidade do jogador cria de Cobham.
“Eu acho que Reece [James] é apenas um jogador fantástico e ele é um jogador jovem, então ele está se desenvolvendo o tempo todo. Ele vai ficar cada vez melhor à medida que formos. Eu realmente gostei de trabalhar com ele, ele tem muito a oferecer, ele é fantástico. Ele poderia jogar qualquer jogo do mundo, ele é tremendo. Meu trabalho é ajudá-lo a alcançar seu potencial porque seu potencial está além do céu.”
Wesley Fofana abriu o placar da partida, marcando seu primeiro gol com a camisa do Chelsea, porém deixou o gramado ainda no primeiro tempo com uma lesão. Graham Potter comentou sobre a lesão do jogador, revelando ainda não ter grandes detalhes.
“Ainda não sabemos [a gravidade da lesão de Fofana]. Essa é a única coisa decepcionante sobre a noite. Precisamos fazer um raio-x, e ficar de dedos cruzados. Eu não gostaria de especular sobre isso agora, mas estamos preocupados, e precisamos esperar por amanhã, fazer um raio-x e esperar pelo melhor. É o que é.”
“Essas coisas acontecem. Ele é um cara jovem, um cara forte. Vamos ajudá-lo, vamos apoiá-lo, mas no momento não muito para relatar.”
Voltando ao desempenho de Reece James, olhando para o quadro geral, Graham Potter foi perguntado se ele era o melhor jogador da posição no mundo atualmente, e disse:
“Não vi muito para te dar essa resposta. Para nós, nós o amamos. Ele é muito importante para nós. Meu trabalho é ajudá-lo a alcançar seu potencial, e seu potencial é que ele pode ser uma lenda do Chelsea com qualquer um. Esse é o nível que ele tem, o potencial que ele tem. Para isso acontecer, ele tem que fazer parte de uma equipe de sucesso. É para isso que estamos trabalhando.”
Aos poucos o Chelsea vai saindo do estilo de Thomas Tuchel para se adaptar à filosofia de Graham Potter. O treinador não fugiu da pergunta e afirmou que mudanças já podem ser vistas dentro de campo.
“Depois daquele fantástico inglês, tenho que dizer sim. Estamos trabalhando duro, é simples assim. Os jogadores responderam bem e fiquei impressionado com o quão abertos, honestos e responsáveis eles são.”
“Eu acho que eles sabiam que o nível tinha caído um pouco, e quando você faz isso neste nível, você pode ser punido. Então é um crédito para os jogadores que eles tentaram assumir as coisas que falamos, e é apenas o começo para nós hoje.”
“Eu faço parte do time, eu acho, mas são os jogadores que vão lá fora, os jogadores que fazem isso. Meu trabalho é lembrá-los que podem jogar no nível que mostraram hoje. Esse deve ser o mínimo para nós hoje.”
Na próxima semana o Chelsea viaja para a Itália para enfrentar o AC Milan novamente e Graham Potter não escondeu sua ansiedade para enfrentá-los novamente.
“Estamos ansiosos para ir ao San Siro, isso é certo. Sim, eu estou. É um lugar fantástico para jogar futebol. Você viu o apoio aqui, eu pensei que eles eram muito barulhentos e apoiaram a sua equipe, então eu posso imaginar como será no San Siro. Temos que ser fortes. Temos que estar prontos para isso. Vai ser um grande desafio para nós.”