Uma grande vitória em cima do AC Milan nesta terça-feira (11) colocou o Chelsea na ponta do grupo E da UEFA Champions League.
Os Blues foram até o San Siro para enfrentar o atual campeão italiano e com gols de Jorginho de pênalti e Pierre-Emerick Aubameyang, saiu com os três pontos da Itália.
Após a partida, Graham Potter falou sobre o grande resultado obtido contra o principal rival do grupo.
“Nós temos que ser [felizes com o resultado]. Vir aqui e vencer não é absolutamente simples. Você podia ver desde o início do jogo, a multidão e a atmosfera eram fantásticas.”
“No geral, jogamos bem. Era importante fazer o gol e o pênalti e cartão vermelho alteram a conclusão do jogo. Começamos a fazer os dez homens contarem, o que acho que fizemos muito bem. No geral, estamos encantados com os três pontos, o clean sheet, e por marcar dois gols também.”
Graham Potter comentou sobre o estado de Reece James após a partida.
“Reece [James], esperamos que ele fique bem. [Vamos precisar] de 24 a 48 horas porque é muito cedo para dizer algo mais do que isso.”
Fikayo Tomori, ex-jogador do Chelsea foi expulso ainda no primeiro tempo após um puxão em Mason Mount dentro da área e Graham Potter comentou sobre o que achou do polêmico lance.
“De onde eu estou, eu realmente não podia ver muito. Eu podia ver que Mason [Mount] estava [na frente] do gol e se ele o derrubou, ele o derrubou. Mas eu não vi isso novamente além de assistir ao vivo. Claramente, esse é um grande momento para nós.”
“Primeiro, receber um pênalti e depois um cartão vermelho [pro adversário] é um grande momento [na partida]. Todos concordariam com isso, pois muda o jogo em termos do que o Milan quer fazer.”
“Para nós, ainda temos que fazer valer a pena e não é simples jogar contra dez homens, especialmente aqui, pois qualquer ação pode levar a um gol e então a torcida está muito no jogo novamente. Então é muito difícil. Foi um grande momento, mas senti que poderíamos fazer o suficiente onze contra onze. Mas o árbitro tomou uma decisão e temos que continuar com isso.”
O Chelsea lidera o grupo após um começo complicado com uma derrota e um empate nas duas primeiras partidas. Graham Potter comentou sobre o momento da equipe.
“É obviamente importante para nós estar lá [no topo do grupo] no final e por isso sabemos que não temos pontos suficientes agora e temos que continuar e focar na próxima partida, que é [contra] o Salzburg fora e que será difícil. Mas entre [ese jogo] nós temos jogos da Premier League e temos que nos concentrar neles e então estaremos prontos para isso.”
O desempenho e eficiência do Chelsea mudou completamente após a chegada de Graham Potter, com a equipe sendo mais sólida ofensivamente e defensivamente. O treinador falou sobre a mudança de confiança dos jogadores desdes sua primeira partida, contra o Salzburg no último mês.
“O jogo [contra] o Salzburg foi um jogo difícil por muitas razões. Não foi o melhor começo em Zagreb e muitas coisas mudando nos bastidores, então Sua Majestade faleceu e então temos um jogo da Liga dos Campeões e não conhecemos os jogadores e eles não nos conheciam.”
“É um processo de tentar conhecê-los. Tivemos um pouco de tempo afastado por causa da pausa internacional, mas trabalhamos duro nos bastidores para enfatizar a importância do grupo, enfatizando a importância da equipe e a gente atua. Você pode ver que os meninos têm qualidade. Eles são um grupo responsável, são honestos e abertos, e eu gostei de trabalhar com eles. Foi um bom começo para nós e precisamos continuar.”
Jorginho relatou que haviam lasers apontados em seus olhos no momento da cobrança da penalidade cometida por Fikayo Tomori, porém Graham Potter revelou que não tinha conhecimento do ocorrido.
“Eu não vi nada com lasers e Jorgi não mencionou nada para mim. Então, eu não estou ciente disso.”
Pierre-Emerick Aubameyang tem marcado gols com a camisa do Chelsea, tendo balançado as redes nos três jogos em que esteve em campo após a pausa internacional. Graham Potter falou sobre o atacante.
“Não, nós não fizemos nada especial, é tudo para ele. Ele tem aumentado sua forma física. Falamos antes que ele veio de um verão difícil, então tem sido um caso de construir seus minutos de jogo e quanto mais ele fica mais forte ele fica, e quanto mais o entendemos, mais ele nos entende. Todos sabem a qualidade dele e é ótimo para ele. Parece que ele está gostando do seu futebol e marcar gols é importante.”
Finalizando a coletiva de imprensa, Graham Potter falou sobre a falta de confiança e as circunstâncias nas quais ele assumiu a equipe, revelando a melhora na equipe nestes aspectos.
“É difícil para mim dizer não a isso, pois eu realmente não tinha nenhuma expectativa. Estou no futebol há tempo suficiente para saber que é difícil esperar e prever resultados no futebol. O importante é que quanto mais rápido você conhecer os jogadores, mais rápido você pode construir confiança e entendê-los melhor. Mas depende dos caras, dos jogadores.”
“Eles realmente responderam, foram muito honestos e responsáveis e querem jogar bem. Nosso trabalho é tentar ajudá-los e tentar ajudá-los a desfrutar de seu futebol. Há pressão e queremos vencer, mas se eles estão gostando do seu futebol, há qualidade na equipe.”