Sem muito tempo pra descanso, o Chelsea entra em campo novamente pela Premier League e o adversário da vez será o Brentford fora de casa.
Nesta terça, Graham Potter conversou com a imprensa, revelando que não há novas baixas na equipe para o confronto.
“É como estávamos, sem problemas do fim de semana.”
Kepa ganhou a titularidade desde a chegada de Graham Potter, sendo fundamental para a vitória no final de semana contra o Aston Villa no Villa Park. Questionado se o espanhol era agora sua primeira escolha, Graham Potter disse que o futebol que decidirá o titular da equipe, comentando ainda sobre Ben Roberts, treinador de goleiros que veio do Brighton junto com sua comissão técnica.
“Eu sempre acho que é melhor deixar o futebol decidir e Kepa se saiu muito bem. Ele foi apoiado fantasticamente por Edou [Edouard Mendy] e Bets [Marcus Bettinelli] e eles forneceram uma boa competição.”
“Mas a forma de Kepa é realmente agradável para todos, especialmente para ele. Então é bom que tenhamos competição nessa área porque precisamos disso na equipe. Precisamos nos pressionar e é assim que os jogadores melhoram.”
“Nós pensamos assim, é por isso que trouxemos ele [Ben Roberts] conosco. Ele fez fantasticamente [seu trabalho] em Brighton com Rob e ele é um cara bom, bom em torno do grupo, e ele trabalha os goleiros muito bem. Ele cria um ambiente agradável para eles se esforçarem, desfrutarem do futebol e serem estimulados. Ele é um membro importante da equipe.”
Contratado no Deadline Day, Denis Zakaria ainda não fez sua primeira aparição com a equipe e um retorno para a Juventus em janeiro tem sido especulado. No entanto Graham Potter disse que não existe nenhuma decisão sobre o assunto.
“Não há nenhuma decisão sobre isso. Denis [Zakaria] está no grupo e vem treinando bem. Ele está pronto para ajudar a equipe, mas há competição por vagas nessa área. Ele é um membro importante da equipe e é patente e tenta ajudar a equipe do lado no momento. Ele está esperando por sua chance.”
A Copa do Mundo começa em novembro e vários jogadores do Chelsea não estarão defendendo suas equipes. Graham Potter revelou ainda estar em fase de planejamento para o período sem partidas dos clubes.
“Provavelmente estamos na fase de planejamento. Teremos algum tempo livre e depois vamos olhar para um acampamento de tempo quente, eu acho. Então será uma combinação dos dois.”
O Brentford foi uma das surpresas da última temporada da Premier League e busca se manter na elite do futebol inglês. Graham Potter acredita que terá uma partida difícil contra a equipe de Thomas Frank fora de casa.
“Essa é a beleza do futebol, você nunca pode prever. Eu acho que o Brentford é realmente bom no que eles fazem e Thomas [Frank] fez um trabalho fantástico lá. Eles usam bem a qualidade de seus jogadores, têm recursos limitados em comparação com todos na Premier League, mas aproveitam ao máximo o que têm.”
“Isso é crédito para Thomas e sua equipe e os jogadores em Brentford. Estou sempre impressionado com o trabalho que eles fazem. Eles usam Ivan Toney bem, mas não é só isso, eles atacam com clareza e defendem com agressividade e organização. Eles são um time difícil de jogar contra.”
“Muito, muito. Segui a carreira dele [Thomas Frank] desde que voltei para o Reino Unido e o conheci na Suécia também. Eu o conheço bem, gosto dele como pessoa e temos pensamentos semelhantes sobre o jogo e a vida em geral. Acho que os treinadores são julgados pelo quanto saem dos jogadores, o quanto organizam uma equipe, como os resultados são em comparação com a expectativa desses resultados, e ele faz um trabalho fantástico.”
Não tem muito tempo desde que Graham Potter assumiu o Chelsea e os resultados recentes são animadores. Perguntado se esperava um começo de trabalho tão promissor, Graham Potter deu sua opinião.
“Naturalmente eu não sou o mais otimista, eu vou dar-lhe um pouco de visão de mim lá. Você não pode prever nada, mas fomos fantasticamente bem em termos de resultados, eu não posso reclamar com isso em tudo. Mas a forma como o grupo reagiu, a forma como nos sentimos na equipe é realmente positiva. Mas são apenas seis semanas – parece que são seis meses às vezes – mas temos um longo caminho a percorrer e continuarmos andando.”
Thiago Silva sentiu um problema no final de semana e aos seus 38 anos de idade tem tido seu tempo gerenciado. Graham Potter revelou que o brasileiro está em boa forma, mas que o curto período entre os jogos pode ser pouco para sua recuperação.
“É óbvio que são 24/48 horas [desde o jogo vs Aston Villa] então precisamos ter certeza de que a recuperação é certa para ele. Mas sem problemas em termos de lesões, é apenas a recuperação.”
Tendo perdido a titularidade desde a chegada de Édouard Mendy, o espanhol Kepa Arrizabalaga lutou para se recuperar e sob Graham Potter voltou a ser importante pra equipe. Pottercomentou sobre o esforço do espanhol e seu atual desempenho.
“Ele é um ser humano, um jogador, e eles querem jogar e contribuir. E ele está fazendo isso, então é brilhante para ele. É um bom exemplo para todos que nem sempre vai do seu jeito e você tem que sofrer na vida às vezes. Nem sempre é ideal e perfeito.”
“Mas devo admitir, fiquei muito impressionado com seu caráter e personalidade, ele é muito profissional, entende muito bem o jogo, assume a responsabilidade. Então é bom quando esses tipos de pessoas recebem as recompensas, o que é uma recompensa de seu trabalho duro e esforço.”
O Chelsea não teve vida fácil contra o Brentford na última temporada, tendo vencido pelo placar mínimo fora de casa e perdido em Stamford Bridge. Potter elogiou a equipe e suas qualidades.
“Eles alinham seus recursos de forma muito inteligente. A maneira como eles jogam se encaixa nos jogadores que eles têm e eles são muito organizados em torno disso. Eles sabem claramente o que estão fazendo em todas as fases, são muito perigosos em bolas paradas, e Ivan Toney como centroavante é tão perigoso quanto qualquer um na liga em seu caminho. Eles têm um espírito e compreensão e são muito bem motivados e organizados e isso é um crédito para Thomas e sua equipe.”
“Não estou surpreso [sobre a recuperação após a derrota pro Newcastle] porque Thomas conhece o processo, conhece a Premier League, e sabe que haverá dias em que não vai do seu jeito ou o adversário bate em você.”
“Se você não está lá, você pode sofrer e isso é ok, pode acontecer. É sobre como você responde e eles não teriam chegado onde estão se eles fossem incapazes de entender e lidar com isso. Então é um exemplo para todos sobre como você lida com esportes profissionais.”
O Chelsea voltou a ter uma defesa sólida, mantendo quatro clean sheets nas últimas cinco partidas. Potter deu crédito ao esforço de seus jogadores e elogiou a atitude do elenco.
“É agradável e crédito para os jogadores, crédito para o grupo. Você não pode defender com quatro ou cinco hoje em dia porque os jogos são implacáveis. Os desafios são enormes nesse sentido. É sobre a equipe e a união do elenco.”
“Se você está preparado para sofrer e lidar com o desconforto nos jogos, então você se dá a chance de manter um clean sheet e isso lhe dá uma chance de vencer, certamente com a qualidade que temos.”
Mason Mount tem recuperado sua melhor forma com Graham Potter e o treinador elogiou sua atitude e contribuição para a equipe.
“É uma alegria. Ele [Mount] é uma pessoa fantástica, ele adora jogar futebol e ele ama o clube aqui. É surpreendente, porém, que eu recebo algumas perguntas sobre haver opiniões mistas sobre Mason. Eu acho isso estranho, especialmente de fora e quando você começa a trabalhar com ele, ele tem tudo o que você precisa para ser um jogador de alto nível. Grande atitude, entende espaços, pode executar assistências, marcar gols, então ele está no topo.”
Graham Potter também revelou conversas para lidar com a idade e gerenciamento do tempo de Thiago Silva em campo.
“Eu tenho que envolvê-lo nas conversas, ele tem 38 anos e é um homem que se conhece melhor do que eu. Ele é uma pessoa muito importante, um jogador muito importante para nós, mas temos que gerenciá-lo corretamente e ele tem que estar envolvido nesse processo.”