Um setor que o Chelsea vem deixando a desejar desde a última temporada é o de ataque. Sendo uma equipe muito mais sólida na defesa do que ofensiva, o Chelsea conquistou um título de UEFA Champions League, mas as dificuldades enfrentadas com os homens de frente trouxeram diversas dúvidas quanto ao trabalho de Thomas Tuchel, ex-treinador da equipe.
Com Graham Potter o Chelsea tem novamente se estabelecido como uma equipe forte defensivamente, tendo sofrido apenas 1 gol nos últimos seis jogos disputados por todas competições.
No entanto o ataque segue sendo uma preocupação e diversas mudanças de jogadores em funções diferentes estão sendo feitas, principalmente com Raheem Sterling, que tem alternado de funções dentro da equipe.
Apesar dos questionamentos sobre o posicionamento de Sterling na equipe, Graham Potter defendeu as suas qualidades para atuar em diferentes funções.
“Ele tem flexibilidade, capacidade e qualidade para jogar em várias posições. Não é simples perder os jogadores que temos [por lesão].”
“Então você está constantemente tentando encontrar o equilíbrio certo, e encontrar as soluções certas. Mas ele pode nos ajudar em várias posições.”
Alguns jogadores importantes do elenco do Chelsea sofreram lesões que praticamente os tiram da Copa do Mundo do Qatar, como N’golo Kanté, Reece James e Wesley Fofana.
Graham Potter não escondeu que, os jogadores de alguma forma, podem ser afetados em campo com as preocupações para se manterem saudáveis para a disputa da Copa do Mundo no próximo mês.
“Eu não acho que você pode jogar neste nível e ser tentador, e eu não acho que eles são. Em algum lugar subconscientemente [eles sabem] que há uma Copa do Mundo em três semanas, se não achamos que eles são seres humanos e não pensemos nisso em algum nível, então acho que estamos sendo um pouco ingênuos.”
“Eu não acho que isso afeta suas performances e eles estão totalmente focados, mas eles são seres humanos. Há algo na cabeça deles sobre a Copa do Mundo.”
“Mas eu acho que por causa do quão perto ela está depois que os jogos [domésticos] terminam. Normalmente você teria uma fase de descanso e jogaria alguns amistosos e teria muito mais tempo. Agora, eles estão indo da fase de competição para jogos de grupos da Copa do Mundo dentro de uma semana.”
“Então é incrível como é, mas não podemos fazer nada sobre isso, é assim que é. E você tem que ajudar os jogadores da melhor forma possível e garantir que eles não estejam em situações perigosas para sua própria saúde.”