Graham Potter conheceu sua primeira derrota como treinador do Chelsea justamente contra sua ex-equipe, o Brighton and Hove Albion. Em jogo com direito a dois gols contra e muitos erros defensivos, o Chelsea foi goleado pelos Seagulls no Amex Stadium neste sábado pela Premier League.
Em coletiva de imprensa após a partida, Potter falou sobre o início ruim da equipe na partida e o motivo por trás da dominância do adversário.
“Sim, você poderia dizer isso, especialmente se você ver o jogo. Como eu disse aos jogadores, se você perder, você tem que olhar para isso, e se você cometeu um erro ou entendeu as coisas erradas, você tem que analisá-lo e fazer melhor. Isso faz parte do nosso trabalho, faz parte do processo, e se errarmos, tenho que assumir a responsabilidade e fazer melhor. Prefiro olhar para isso a partir dessa perspectiva.”
“Você tem que parabenizar o Brighton também. Eles fizeram o que fazem bem. Nós mesmos tivemos algumas oportunidades, e o placar faz com que se sinta um pouco pior que foi em termos de oportunidades e toques na área que eram semelhantes a elas. Eles têm um par de gols próprios, tivemos algumas chances. No final, pareceu provavelmente um pouco aberto demais para nós, e essa é a minha responsabilidade.”
Graham Potter também comentou sobre seu retorno ao Amex Stadium, pela primeira vez no comando do Chelsea e revelou não ter tido nenhuma expectativa além da partida.
“Como eu disse antes do jogo, eu não tinha nenhuma expectativa. Não tenho nada para pedir desculpas ou me desculpar. Fiz um bom trabalho, você pode ver que o time é uma boa equipe. Eu assumi quando eles estavam em quarto lugar na Premier League e eram provavelmente o terceiro pior time. Há muito dinheiro arrecadado em termos de vendas de jogadores e muitos bons jogadores em campo. Espero que, para o bem deles, os próximos treinadores façam um trabalho tão bom, e isso é brilhante para eles.”
Kepa Arrizabalaga deixou o gramado para a entrade de Édouard Mendy, e Potter comentou sobre a lesão do jogador e a chance do senegalês ser titular contra o Zagreb.
“Ele [Kepa] sentiu o fundo do pé, então eu não sei, é muito cedo ainda. Foi uma pena para ele não poder continuar. Então isso é decepcionante para ele, porque ele está em um momento muito bom.”
“Nós não tínhamos pensado sobre isso [Mendy titular contra o Dínamo Zagreb], para ser honesto. O foco total estava neste jogo. Mas se ele [Kepa] está ferido, dá uma chance a Mendy.”
Raheem Sterling e Christian Pulisic foram utilizados como alas por Graham Potter, e o treinador chamou para si a responsabilidade da opção adotada.
“A responsabilidade por esses dois não era defender contra seus laterais, mas eu entendo que sempre que você faz alguma coisa, e não funciona, você parece um pouco tolo. É assim que as pessoas são. Tenho que aceitar isso, lidar com isso, fazer melhor, e aprenderei. Esse é o processo.”
O Chelsea tem buscado obter consistência em atuações, e mesmo com sucessivas vitórias recentes, a equipe ainda busca um maior equilíbrio. Potter comentou sobre o assunto e a necessidade de encontrar uma maneira de ganhar os jogos.
“Não se trata de mudança. Você precisa encontrar uma maneira de ganhar e atuar. Tivemos muitos jogos em outubro e uma programação incrível. Então, por diferentes razões, perdemos jogadores importantes em termos de Reece [James], [Kalidou] Koulibaly, [Wesley] Fofana e [N’Golo] Kante. Portanto, há um desafio constante em como escalar. Tentamos hoje, e novamente, pode ser tático, ou pode ser a intensidade, e o adversário faz o que faz melhor. Eu tenho que analisar o jogo e olhar como eu posso melhorar.”
O Chelsea tem encontrado dificuldades contra equipes de alta intensidade e rítimo intenso, e Potter defendeu seu time e comentou sobre as dificuldades dos jogos de Premier League.
“Não, mas é a Premier League e em todos os lugares é difícil. Brighton é um bom adversário, eu sei disso. E com a multidão e a atmosfera que eles criaram, eles nos colocaram sob pressão. Cometemos alguns erros não forçados para começar tudo um pouco, mas isso pode acontecer. Como eu disse, não vou jogar os jogadores debaixo do ônibus porque eles foram brilhantes para nós e deram tudo por mim.”
“Então eu tenho que assumir a responsabilidade e tentar encontrar uma maneira de fazer melhor. Tivemos um cronograma incrível, este foi nosso nono jogo e sexto jogo fora de casa. Tivemos três vitórias na Liga dos Campeões para nos classificar, jogos difíceis fora com Brentford e Aston Villa, então isso não é para reclamar, mas é o que estamos enfrentando. Conhecemos um adversário muito bom hoje, e eles foram muito bem.”
Fechando a coletiva, Potter falou sobre Roberto De Zerbi, seu sucessor na equipe do Brighton.
“Eu não diria surpresa. Ele [De Zerbi] deve ser parabenizado porque ele fez um bom trabalho. Como eu disse na conferência de imprensa pré-jogo, eu posso ver as ideias e o que eles estão tentando fazer. Eu acho que eles têm sido um pouco azarados em seus jogos em termos de resultados, mas as performances têm sido boas.”
“Eu acho que ele vai ter um momento emocionante aqui. É um clube muito bom com alguns bons jogadores e jogadores que se adequam a como ele quer jogar. Então, parabéns a ele e à equipe hoje. Eles jogaram bem.”