Graham Potter conversou com a imprensa antes da última partida da fase de grupos da UEFA Champions League, contra o Dínamo Zagreb, em Stamford Bridge.
O treinador comentou sobre diversos assuntos, iniciando revelando duas baixas importantes na equipe pro confronto desta quarta-feira (02/11).
“Kepa não estará disponível para o jogo, problema leve. Olhamos para provavelmente dias [de baixa], mas certamente não para o jogo de amanhã. Kovacic, apenas precaução com sua panturrilha. Tem uma chance para o jogo de amanhã e tomaremos a decisão mais tarde.”
“Ele [Koulibaly] vai [estar disponível] desde que não haja reação. Ele treinou hoje, então estava bem. Ele está disponível e na equipe amanhã.”
Na ausência de Kepa Arrizabalaga por lesão, Édouard Mendy ganha nova oportunidade de surpreender e tentar recuperar o posto de goleiro titular da equipe. Graham Potter revelou conversas com o goleiro senegalês sobre o seu momento na equipe e falou sobre a importância da competição por posições.
“Sim, tive boas conversas com ele [Mendy]. Ele tem sido ótimo, melhor profissional, muito solidário. Obviamente estava machucado quando chegamos, então Kepa jogou e foi bem. Ele é honesto e profissional o suficiente para saber que às vezes você tem que ser paciente e trabalhar duro e apoiar a equipe e apoiar Kepa, que é exatamente o que ele fez.”
“Não podemos pedir mais nada e ele se certificou de estar pronto, ele se certificou de que treinou bem e manteve seu padrão muito alto e agora ele tem uma oportunidade. É lamentável para Kepa [sofrer a lesão], isso é a vida, é futebol profissional e ele está pronto.”
“Bem, você espera que sim [tenha uma disputa entre Kepa e Mendy]. Você espera ter o máximo de decisões difíceis possiveis em toda a equipe porque você tem competição, você tem bons jogadores empurrando uns aos outros para melhorar e isso só pode ser benéfico para a equipe.”
O Chelsea não teve um bom desempenho no último sábado contra o Brighton, ex-equipe de Graham Potter, e conheceu sua primeira derrota com o novo treinador. Ele reconheceu a necessidade de tempo para o processo de evolução da equipe.
“Tem sido um processo desde o jogo [vs Brighton] para ser honesto. É uma daquelas coisas que você tem que lidar. Nunca é bom perder e a maneira que jogamos não foi agradável. Acho que ficamos presos com a atmosfera, acho que eles saíram dos blocos muito rápido, nós não fizemos isso. Antes de falarmos sobre qualquer coisa, formar uma perspectiva tática, estamos 2-0 atrás no placar e então o ambiente é completamente positivo para o time da casa e não para nós.”
“Tivemos uma grande chance de fazer 2-1 e então o jogo ficou um pouco mais aberto do que gostaríamos. O goleiro deles faz outra boa defesa, mas no final não fomos bem o suficiente para conseguir os pontos.”
“Marcamos no início do segundo tempo, naquele momento empurramos e empurramos um pouco, se tivéssemos marcado talvez teria sido interessante. Como o jogo foi para os últimos instantes como estávamos, empurrando para obter um gol, muito provavelmente, eles marcaram o quarto, que foi decepcionante e o placar é o que é. No geral, temos que aprender com o jogo e temos que ser melhores.”
Apesar de já estar classificado e com a primeira colocação do grupo garantida, Graham Potter pregou respeito ao Dínamo Zagreb e à UEFA Champions League.
“Temos que ter respeito pela competição e respeito pelas equipes. Temos que nos preparar para vencer, estamos em casa, queremos terminar bem a competição nesta fase e queremos responder da decepção do fim de semana. Vamos escolher um time que achamos que pode ganhar em relação ao adversário e vamos tentar o nosso melhor.”
Diversos jovens da academia do Chelsea estiveram envolvidos nos treinos nas últimas semanas e perguntado da possibilidade de alguns deles ganharem seus primeiros minutos com o time principal, Potter continuou.
“Como eu disse antes, não acho que seja hora de usar jovens jogadores só por causa disso. Acho que temos que ser competitivos e respeitosos com o adversário. Ainda há equipes em busca de pontos para sua própria qualificação, então do nosso ponto de vista, tentamos escolher um time que achamos que pode ganhar o jogo.”
“Usamos muitos jogadores jovens como você disse, muitos deles têm sido impressionantes, eu gosto do personagem, eu gosto da personalidade e tem sido uma parte importante de como começamos aqui no Chelsea para chegar mais perto dos caras da academia e conhecê-los.”
Graham Potter também falou sobre a vontade dos jogadores em vencer o confronto, porém sem o pensamento de vingança pela derrota sofrida na primeira rodada fora de casa.
“Obrigado. Temos experiência do primeiro jogo de que o Dinamo é um adversário talentoso com jogadores perigosos. Certamente as posições dianteiras perigosas, boa largura, bem organizadas. Equipe de qualidade que você esperaria neste nível. É a Liga dos Campeões. Eles ganharam o direito de estar aqui, eles ainda estão competindo pelos pontos, então temos que ser bons, temos que estar prontos para eles.”
“Estamos ansiosos pelo jogo, estamos ansiosos, não vou dizer vingança, mas é claro que queremos um resultado positivo porque estamos em casa e queremos terminar bem a competição. Desde aquele jogo, acho que demos passos adiante, mas temos que dar passos novamente se quisermos obter um resultado.”
“Eu não acho que dois jogos são os mesmos, eu acho que seria errado para nós pensar isso e você nunca deve prever o que o jogo vai ser. Estamos em casa, precisamos perceber que devemos ser o protagonista do jogo porque estamos em casa em Stamford Bridge.”
“Queremos tentar ser proativos e tentar criar e estar na frente. Ao mesmo tempo, o Dínamo tem jogadores perigosos. Eles têm jogadores perigosos se defenderem profundamente. Eles podem usar bem os atacantes, eles podem subir da defesa para atacar de uma maneira perigosa. Você só tem que olhar para o gol que eles marcaram contra nós no primeiro jogo.”
“É um gol de contra-ataque de qualidade. Entendemos a qualidade do adversário e só temos que jogar o jogo e aconteça o que acontecer, acontece.”
Dênis Zakaria ainda não entrou em campo com a camisa do Chelsea desde que foi contratado no fechamento da janela de transferências e Graham Potter o elogiou, afirmando suas chances de estar em campo.
“Exatamente. Como eu disse antes, ele tem sido muito bom, treinou bem, apoiou seus companheiros de equipe. Obviamente decepcionado por não jogar como todo mundo está, mas até os resultados do fim de semana foram positivos, performances, estamos tentando tomar medidas. Ele está na disputa para amanhã, ele está na equipe, ele está disponível para a seleção então vamos esperar para ver.”
Questionado sobre uma possível pressão após a derorta para o Brighton no final de semana, Potter não hesitou em falar sobre o processo com a equipe e seu trabalho desde que chegou ao clube.
“Pressão? De um jogo que você quer dizer? No meu trabalho, ou onde estou sentado, você tem que ter cuidado com o que ouve. As pessoas podem falar e dizer o que quiser. É apenas parte da vida, você entende em um clube como este que você está apenas a 90 minutos de uma crise e você tem que colocar as coisas em perspectiva.”
“Você tem que entender onde você esteve e o que aconteceu e olhar para ele o mais inteligente possível. O que quer que as pessoas digam de fora – há sempre opiniões, há sempre pessoas que não gostam de você, há sempre pessoas que terão uma visão diferente de como a situação é. Você não pode controlar isso.”
“Tudo o que posso fazer é me concentrar em como penso, no que penso e em como ajo e deixo o barulho continuar.”