Já garantido como primeiro do Grupo E da UEFA Champions League, o Chelsea encerrou o grupo com uma vitória de virada pra cima do Dínamo Zagreb.
Tendo saído atrás do placar após um gol de cabeça de Petkovic, o Chelsea contou com gols de Raheem Sterling e do estreante Denis Zakaria ainda no primeiro tempo pra garantir mais três pontos.
Apesar da importante vitória pra confiança do elenco, o Chelsea também teve o que lamentar, já que Ben Chilwell deixou o gramado lesionado já nos acréscimos.
Em entrevista após a partida, Graham Potter mostrou preocupação com a situação do jogador, que deve desfalcar a equipe nas próximas partidas.
“Não é bom. Obviamente, quando ele para assim é uma preocupação. Obviamente, precisamos de exames, mas não é positivo no momento.”
“É um golpe para nós em uma noite de outra atuação positiva. Vê-lo parar assim, não é uma boa visão. Então, dedos cruzados quando saírem os exames para não ser tão ruim. Pode não ser tão grave, mas temos que cruzar os dedos no momento. Mas, claramente, estamos desapontados.”
“Eu falei com ele brevemente, ele sentiu algo quando estava correndo. Ele está decepcionado e chateado.”
Graham Potter comentou sobre a qualidade das equipes na UEFA Champions League, admitindo que o Dínamo Zagreb ofereceu um grande desafio.
“A qualidade do adversário eu diria – e a qualidade da equipe que temos. Somos o Chelsea, então a qualidade dos jogadores é incrivelmente alta. Em Ostersunds, éramos os azarões em todos os jogos [da Europa League], então era um pouco diferente. Mas eu diria que foi o nível da equipe e adversário e jogador individual.”
A Copa do Mundo acontecerá no final deste mês e questionado sobre as preocupações por conta da competição, Potter não escondeu sua opinião.
“Eu acho que você teria que dizer isso, sim. Não quero acrescentar mais do que isso, mas quando um jogador sente [por conta dos jogos excessivos], nunca é positivo.”
Denis Zakaria fez sua estreia com a camisa do Chelsea após não ter oportunidades na equipe. O jogador foi um nome importante da partida, contribuindo bastante pra equipe e marcando o gol da vitória em sua primeira finalização. Potter elogiou o meio campista e sua atuação, além de comentar sua substituição, revelando que não houve uma lesão.
“Ele [Zakaria] só sofreu uma pancada, só o contato. Ele estava bem. Sem problemas com ele.”
“[Pedi a Zakaria para] Sempre ser ele mesmo e eu acho que ele fez isso bem. Ele mostrou sua qualidade, ganhou a bola de volta, ajudou com a nossa jogada de ataque, e obviamente marcar foi fantástico. Você pode ver a qualidade que ele tem e nós vimos isso no treinamento também.”
“Ele pode acertar um belo chute, então acho que foi um belo gol para ele e para a equipe. Foi um gol importante para nós, então estou feliz que ele contribuiu para o desempenho da equipe e para ele marcar foi bom.”
“Ele tem sido, como você pode imaginar, frustrado e desapontado quando ele não joga. Essa é a vida de um jogador, mas ele se comportou muito bem.”
“Ele se manteve em forma, treinou muito, apoiou a equipe e seus companheiros de equipe de uma maneira muito boa. Quando você faz isso, você se dá uma chance de atuar quando sua oportunidade vem. Então, crédito para ele. Todo mundo estava muito feliz por ele e foi uma grande história para todo o grupo eu acho.”
Raheem Sterling voltou a marcar com a camisa do Chelsea e conseguiu ter uma boa atuação após partidas abaixo do esperado. Potter comentou sobre o jogador.
“Bem, nós tentamos jogar com ele o mais alto e largo possível [em campo]. Sei que fala-se muito sobre ele ser um ponta-direito, mas joguei como ponta-direito e posso garantir que Raheem nunca jogou como lateral- direito! Ele nunca foi convidado para jogar e defender em um back five ou back four mesmo. Sua responsabilidade sempre foi contra o zagueiro.”
“Com os quatro de trás atrás dele esta noite provavelmente ajudou, ele estava um pouco mais alto e um pouco mais largo [no campo]. Foi bom para ele marcar porque ele tem trabalhado duro para a equipe. Como eu disse antes, a equipe tem que funcionar bem para os indivíduos se saíem bem. Então, estou muito feliz que ele tenha conseguido seu gol hoje.”
“Tivemos um outubro incrivelmente desafiador. Entramos e enfrentamos [uma situação de] um ponto em dois jogos na Liga dos Campeões, estávamos em uma situação onde tínhamos que obter resultados, perdemos jogadores importantes como Wesley Fofana e Reece James, e há sempre um pouco de estabilidade que é afetada quando isso acontece. Com um jogo a cada dois ou três dias, não é simples encontrar as soluções certas.”
“No final, tivemos uma derrota em onze. Ontem, falamos sobre pressão e essa é a vida que temos. Todo mundo tem que dar o seu melhor e eu estou feliz por Raheem que ele marcou. Ninguém está duvidando de sua qualidade aqui, isso é certo.”
Graham Potter tem gerenciado o tempo em campo de alguns jogadores, sendo Ben Chilwell um deles. O treinador falou da frustração sobre a lesão nos minutos finais do jogo.
“Como ele não jogou no fim de semana, havia um pensamento de que ele poderia jogar hoje à noite e ter tempo suficiente para se recuperar para o fim de semana. Tentamos gerenciá-lo, mas ele nunca jogou três jogos em uma semana. Ele teve que ter um acúmulo que eu acho que tem sido bom para ele. É por isso que é muito frustrante. É um golpe para nós e um golpe para ele.”
“Infelizmente, ele não será o único que será afetado neste período porque outubro foi incrivelmente desafiador em termos dos jogos que tivemos que jogar. Mas é o que é.”