O final de semana será de derby londrino, com o Chelsea recebendo o Arsenal em Stamford Bridge pela Premier League neste domingo. Os Blues vem de um momento de tropeços na competição, tendo perdido um e empatado dois dos últimos cinco jogos na competição.
Neste sexta (04/11), Graham Potter conversou com a imprensa em Cobham, falando sobre assuntos referentes à equipe, concedendo atualizações sobre os jogadores.
Dentre os assuntos, Potter comentou sobre a lesão de Ben Chilwell, que será desfalque na partida.
“Ele [Chilwell] vai fazer um exame no final da tarde, então vamos descobrir como ele está então e haverá uma atualização amanhã. Ele se sente bem, mas obviamente ciente da lesão. Precisamos deixar o inchaço diminuir, daí o atraso com o exame. Mas saberemos mais depois disso.”
“Eu não diria medo o pior; É que todos nós vimos a natureza da lesão e não posso dizer que parece positivo. Mas até conseguirmos o exame, é difícil dizer.”
“Ele está bem, mas acho que até você receber o diagnóstico… no momento estamos apenas esperançosos e com dedos cruzados. A partir daí, vamos colocá-lo de volta em forma e forte. É decepcionante, é claro.”
A Copa do Mundo se aproxima e com isso os jogadores ficam mais receosos com lesões durante as partidas com suas equipes. Potter comentou sobre essa questão.
“Eu não acho que é medo. É parte do desafio, é como é. É muito difícil jogar futebol da Premier League e da Liga dos Campeões e ir para o jogo sem o coração. Isso é praticamente impossível.”
Pierre-Emerick Aubameyang enfrentará o Arsenal vestindo a camisa do Chelsea pela primeira vez em sua carreira.
O atacante gabonês foi um dos grandes nomes da equipe do norte de Londres e agora busca deixar sua marca vestindo azul. Potter comentou sobre o tamanho da partida para o atacante.
“É um grande jogo, é um derby londrino com duas boas equipes. O Arsenal está indo muito bem. A história torna-a interessante para Auba, mas o passado é o passado. Estamos apenas olhando para o jogo.”
“Não devemos fazer isso sobre ele, é sobre a equipe e ele é uma parte importante da equipe. Para nós conseguirmos o resultado que queremos, isso leva a todos, não apenas uma pessoa. Eu entendo que as manchetes e o interesse estão ao seu redor [de Aubameyang] porque é contra o Arsenal e há uma narrativa em torno disso. Não há nada que possamos fazer sobre isso. Mas como equipe e grupo, temos que jogar bem nós mesmos.”
“Eu acho que não [que Aubameyang tem algo a provar]. Acho que ele está ansioso pelo jogo, animado por isso. Ele tem sido muito normal pelo que vi. Ele é um cara muito quieto e tenho certeza que no dia do jogo ele vai ser determinado.”
O Arsenal tem sido uma equipe com muita intensidade nesta Premier League, marcando muitos gols e dificultando a vida das equipes adversárias. Potter admitiu que será muito importante igualar a intensidade do rival neste domingo.
“Muito. Se você não fizer isso [igualar a intensidade] em nenhum jogo, será um desafio para nós. Foi uma situação única no fim de semana. Agora temos que aprender com isso e estar prontos para um derby de Londres. Um jogo especial, um jogo emocionante e temos que estar prontos para jogar o futebol que pode nos dar um resultado.”
O Chelsea entrou em campo na quarta-feira pela Liga dos Campeões, enquanto o Arsenal jogou na quinta pela Liga Europa. Graham Potter foi perguntado se ter um dia a mais de preparação e recuperação tendo um calendário muito cheio e disse:
“O fato de todos nós estarmos jogando tanto, é quase como reorganizar as cadeiras do convés no Titanic. Não é grande coisa, mas é útil ter essas 24 horas extras de certa forma. Pegamos o que podemos nesta fase da temporada. Acho que não tem impacto em nada, mas estamos acostumados a espaços curtos entre os jogos, mas sempre que você tem, você tem que usá-lo bem.”
“É se o copo está meio cheio ou meio vazio. Você conhece o trabalho, você sabe o barulho. Ficamos decepcionados no fim de semana porque não jogamos bem e perdemos o jogo. É sobre a resposta e fazer melhor. Eles fizeram isso muito bem e foi uma boa atuação contra Zagreb, e temos que levar isso para o [jogo vs] Arsenal. Um jogo difícil, mas muito emocionante.”
Após tropeços seguidos, o Chelsea saiu do top 4 da Premier League, porém busca retornar ao grupo dos quatro primeiros antes da Copa do Mundo e Potter falou sobre a tentativa.
“Isso é o que vamos tentar fazer. Temos uma grande semana, dois jogos na liga [PL] e um jogo de copa [Carabao Cup]. Então, temos uma semana enorme, emocionante na próxima semana, então temos que nos concentrar na próxima, com o maior respeito ao Newcastle. Estamos focados no Arsenal. Não pensamos em mais nada e tentamos o nosso melhor para ganhar. Precisamos competir e tentar fazer tudo o que pudermos para vencer a partida de futebol.”
Graham Potter está há dois meses no comando do Chelsea e avaliou o seu curto período, mas admitindo que o período ainda é curto para o que o clube almeja alcançar.
“Objetivamente, foram sete vitórias, três empates e uma derrota; um monte de jogos em um espaço de tempo muito curto, tempo de treinamento real muito limitado e conhecendo os jogadores o tempo todo. Então, eu estou realmente feliz com a resposta e como o grupo tem sido, entendendo-os cada vez mais.”
“Em termos de desempenho, podemos fazer mais, podemos melhorar – e isso é emocionante. Mas quando você entende a bagunça das rodadas e todas as lesões que tivemos no caminho e todos os desafios que ele traz, nós fizemos [um trabalho] ok. Mas há espaço para melhorar, eu diria.”
Potter também falou sobre o trabalho de recrutamento de Mikel Arteta no Arsenal, que elevou o desempenho da equipe a ponto de ter se tornado uma equipe sólida.
“Eles contrataram bem no verão. [Oleksandr] Zinchenko e Gabriel Jesus sabem o que você precisa fazer para vencer e eles também continuaram sua ideia. É um bom exemplo de como o sucesso pode vir. Ele [Arteta] teve que enfrentar alguma pressão de fora, mas o clube tem se mantido solidário e mantido suas ideias.”
“Os jogadores mais jovens têm mais tempo de jogo e se tornam mais experientes. E como eu disse antes, geralmente a experiência de coaching se torna quanto mais você está trabalhando. Portanto, é uma combinação de trabalho duro a partir de sua perspectiva, aderindo às suas ideias, apoio ao redor e bom recrutamento.”
Históricamente o Chelsea tem um bom retrospecto em Stamford Bridge contra o Arsenal, mas Potter não acredita que haja uma pressão extra com este fato.
“É um derby londrino e tudo pode acontecer no jogo. É esse tipo de ocasião. Queremos ser positivos, jogar bem, estar na frente e envolver a torcida no jogo. Eles são nosso 12º jogador e isso é importante para nós.”
Raheem Sterling tem sido um jogador importante para Graham Potter, estando na equipe titular na maioria das partidas disputadas. Potter comentou sobre o ponta inglês.
“Tem sido um momento difícil para todos, se estamos sendo honestos. Houve mudanças e interrupções a esse respeito, então não tem sido fácil atingir a forma mais alta. Como eu disse: montes de jogos e lesões para jogadores-chave, então o time está tendo que se recalibrar. Mas no final, ele tem sido parte do que estamos tentando fazer aqui e os resultados que tivemos.”
“Como todos nós, ele [Sterling] pode melhorar. Mas eu não quero ampliar os indivíduos é esse estágio porque é mais um desafio coletivo para nós e isso é algo pelo qual eu sou responsável.”
Potter também admitiu que a equipe precisa obter um bom resultado fora do seu esquema tático habitual.
“Sim, eu acho que sim. Foi uma derrota que não gostamos e não gostamos [vs Brighton] – seria estranho se a gente gostasse. Eles responderam bem. O desempenho contra o Zagreb foi sólido, profissional, teve intensidade e entusiasmo. Todos treinaram bem, foram responsáveis. Essa é a impressão que tenho do grupo. Então, estamos ansiosos para o jogo e tirar um pouco mais de dor.”
Questionado sobre o modo para fechar a enorme lacuna existente como clube para o Manchester City, que aumentou nos últimos anos, Potter disse:
“Eu diria que são muitas coisas em termos de alinhar recursos de uma maneira melhor. Como você recruta, como você desenvolve a ideia do futebol, precisamos de tempo a esse respeito com as mudanças que passamos. Então, provavelmente um pouco de estabilidade, um pouco de recrutamento inteligente para adicionar e ajudar o grupo que temos, e, em seguida, continuar a trabalhar na ideia de futebol. Aqueles que eu diria são as duas principais áreas.”
Fechando a coletiva de imprensa, Graham Potter revelou que Kepa não deve jogar novamente antes da Copa do Mundo, porém pode contar com outros dois retornos.
“Kepa, não. É parte de baixo do pé dele, então acho que ele não vai jogar antes da Copa do Mundo. [Mateo] Kovacic treinou hoje, então ele está na disputa [para ser titular]. Carney [Chukwuemeka] tem um pequeno problema com seu tendão.”