Em mais uma atuação ruim, o Chelsea conheceu sua segunda derrota seguida na Premier League e soma quatro partidas sem vencer na competição.
O derby londrino contra o Arsenal foi pegado, mas a superioridade dos Gunners em Stamford Bridge foi convertida no placar no segundo tempo, quando Gabriel Magalhães marcou o gol da vitória da equipe visitante.
Após a partida, Graham Potter falou sobre a atuação da equipe, não escondendo sua decepção.
“Claro, é sempre [uma decepção] perder um jogo como nós fizemos. Nós lutamos e lutamos, mas eu acho que você podia ver a diferença entre as duas equipes em termos de confiança, em termos de pontos que eles têm, em termos de sua estrutura e trabalho juntos.”
“Não estamos em um momento fantástico enquanto falamos e no final, por mais que não seja bom dizer, acho que o Arsenal merecia ganhar o jogo e foi o melhor time no geral. Temos que pegar isso e usá-lo como motivação para melhorar.”
“Eu não acho que é uma coisa [apenas a diferença]. Claramente a confiança é maior. Eles têm os pontos, começaram muito bem e trabalharam juntos por mais ou menos três anos. Eles têm um entendimento um do outro. Estamos no início do nosso processo e tivemos alguns problemas com lesões de jogadores importantes que eles conseguiram evitar. Então, muitas coisas, não é uma solução simples, infelizmente.”
Potter também falou da superioridade da equipe adversária em termos de posse de bola e o que faziam em campo para buscar os três pontos.
“Eu acho que é justo, mas você tem que dizer que o Arsenal está à nossa frente em termos de como eles têm trabalhado juntos. Eles têm mais pontos, eles têm uma boa confiança e estrutura. Como eu disse na minha primeira resposta, você tem que dizer que é justo. Nossos jogadores… tínhamos uma ideia do que queríamos fazer, mas não conseguíamos executá-la e o adversário era bom.”
Mason Mount jogou contra o Dínamo Zagreb no meio de semana e não teve uma boa atuação contra o Arsenal neste final de semana. No entanto Potter não acredita que tenha sido um erro de escolha.
“Bem, nós olhamos para o jogo de uma perspectiva de treinamento e eu falo com Mason [Mount], ele gosta de jogar e no ritmo de jogar. Sempre você pode refletir depois do evento sobre tomar uma decisão diferente, mas Mason gosta de jogar e estar nesse ritmo.”
O Chelsea tem tido grandes dificuldades para criar oportunidades e convertê-las em gols nesta temporada, ficando muito aquém do esperado. Potter falou sobre o grande problema para se resolver.
“Sim, é claro. Mais uma vez, há duas equipes em campo e acho que o Arsenal defende bem, pressiona bem, e dificultou a criação de chances. Isso é o que os melhores times fazem e o Arsenal é um time de ponta no momento. Não gosto de dizer isso, mas provavelmente é a realidade. Quando esse é o caso, precisamos fazer melhor em termos de como criamos chances, porque caso contrário, você está ampliando os indivíduos e é um problema de equipe.”
“Como eu disse, se o adversário faz as coisas bem, eles pressionaram bem… tivemos algumas oportunidades em termos de três contra três e quatro contra quatro no terço final, mas faltava o último passe. Se eu estou olhando para como construímos nossos ataques em geral, nós não somos tão fluidos e em um lugar tão bom quanto eu gostaria que estivéssemos. Há muitas razões para isso, mas claramente é aí que temos que melhorar também.”
A pausa para a Copa do Mundo vem em um momento onde o Chelsea não vai bem na temporada, acumulando atuações ruins ao longo das últimas semanas e Graham Potter admite que uma pausa é bem-vinda.
“Isso vai nos ajudar. Teremos dois ou três jogadores-chave de volta e alguns outros mais perto de estar de volta. É assim que tem sido. Tivemos uma tempestade em termos de muitos jogos e lesões ao longo do caminho. Temos que lidar com isso e focar em como podemos melhorar a equipe. Como você pode ver hoje, há trabalho a fazer.”
Ben Chilwell foi o último jogador do Chelsea a se lesionar, sendo desfalque da equipe à médio prazo, podendo ficar três meses longe dos gramados, ficando de fora da Copa do Mundo. Potter falou sobre a reação do jogador.
“Ele está desapontado como você pode imaginar. É um golpe para ele. Ele vai perder a Copa do Mundo, o que é uma má notícia para qualquer jogador. Não há escala de tempo, só temos que ajudá-lo a entrar em forma, ajudá-lo a ser forte e estar pronto para quando ele estiver certo.”
“Temos que cuidar dele como fazemos com todos os nossos jogadores. É um golpe e tentamos gerenciar Ben [Chilwell] e os minutos que ele teve, em termos de não jogar com muita frequência e ter certeza de que a progressão está lá. No final, é um golpe para ele e um golpe para nós. Temos que ter certeza de que ele está certo, em forma e forte.”
Mikel Arteta completou 150 jogos no comando do Arsenal e o resultado do trabalho do treinador vem aparecendo após muitas críticas iniciais ao seu trabalho. Graham Potter evitou comentários sobre o rival e ainda falou sobre uma simulação de falta de Bukayo Saka na partida.
“Acho que houve uma ação que foi um pouco controversa, digamos, mas não acho que ele [Bukayo Saka] seja esse tipo de jogador.”
“Não cabe a mim dizer, cabe a vocês fazer as avaliações. Muita coisa aconteceu. Eu tive muito com que lidar. Tenho certeza que se você olhar para a história do Arsenal e de onde eles estão agora de um ano atrás que há uma diferença. Tenho certeza que às vezes Mikel tem críticas e é assim que é – esse é o trabalho e a vida e temos que lidar com isso.”